Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Nem a feijões gostamos de perder, imaginem na Champions"

FC Porto já está apurado para os oitavos-de-final, mas Sérgio Conceição garante que a equipa não vai facilitar.

"Nem a feijões gostamos de perder, imaginem na Champions"
Notícias ao Minuto

12:10 - 08/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição garantiu, esta terça-feira, em conferência de imprensa (onde esteve ao lado de Luis Díaz) que o FC Porto não irá facilitar na visita ao Olympiacos, apesar de já estar apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O treinador assumiu, ainda, que não sabe se poderá contar com Jesús Corona e Mamadou Loum para a viagem a Atenas.

Sérgio Conceição

FC Porto diferente em Atenas: É sempre importante ter solidez e consistência. Numa ou noutra situação, na segunda parte, não estivemos tão bem. Ganhámos por 2-0, mas não nos podemos expor, ainda por cima quando a equipa está confortável. É uma das coisas que a equipa tem que melhorar e perceber que tem que atacar estando bem posicionada para, na perda da bola, reagir no momento para não permitir ao adversário criar perigo.

Minutos aos menos utilizados: Não tenho essa necessidade. Tenho que perceber quem está, física e emocionalmente, disponível para me dar garantias de fazer parte do melhor onze. Há jogadores com mais fadiga e com cartões, pelo que temos que estar atentos. É um jogo importante para nós. Quando o árbitro apita, não pensamos se estamos qualificados ou nos milhões. Nós nem a feijões gostamos de perder, imaginem na Champions. Há esse jogo, há essa forma de o preparar, e vamos à Grécia para fazer o melhor, que é tentar conseguir a vitória.

Corona indisponível: Está convocado. Tem algumas limitações, mas vai connosco. É verdade que não treinou com a equipa, porque ainda está algo limitado.

UEFA permitiu treinar em Portugal: Melhora muito, porque ganhamos um treino. Se treinássemos à tarde no estádio do adversário, não podíamos preparar nada, porque estaríamos a trabalhar num estádio onde outras pessoas poderiam observar. É muito positivo.

Dificuldade em motivar jogadores: Eles, naturalmente, têm que estar motivados para todos os jogos. Contra o Fabril, olhámos para uma equipa que, normalmente, não tinha muitos minutos, e vi um empenho muito bom. Agora, é igual. É um jogo de Liga dos Campeões, de prestígio, onde o adversário está na luta por continuar na Europa. Percebemos as dificuldades que vamos ter, mas queremos muito ganhar o jogo. Quando criamos grupos com competitividade e exigência... Se pudessem assistir a uma simples peladinha, viam que nem aí queriam perder. Agora imaginemos num jogo oficial. Pode acontecer com um dia menos bom de um jogador, mas isso acontece em todo o lado.

Vai regressar à Grécia: É um país onde fui muito bem tratado. Preferia aterrar em Salónia, que foi onde vivi, mas Atenas também é uma cidade bonita. Senti-me muito acarinhado por um público muito apaixonado.

Loum está recuperado: Ainda não sabemos, porque é preciso uma autorização especial da Grécia devido ao problema que teve, de Covid-19. Por enquanto, não chegou, pelo que não sei se vai poder jogar.

Marcano pode regressar em breve: Está a seguir o plano de recuperação dentro dos timings que foram delineados. Estamos a acompanhá-lo. Penso que, para o mês que vem, já poderemos ver um Marcano mais integrado. São boas notícias, claramente.

FC Porto com muitos golos sofridos na I Liga: A forma como olhamos para o adversário, dentro daquilo que são os jogos de campeonato, onde estamos muito mais tempo no meio-campo ofensivo... Íamos entrar numa conversa muito interessante e que faz parte da nossa análise dos golos que temos sofrido na Liga. Não é um problema da linha defensiva, os jogadores estão equilibrados. É um problema de toda a equipa e da organização que temos que ter quando temos a bola. Há apenas um momento em que podemos vir a caminhar... É quando fazemos o golo. Nos outros, temos de ir para a frente no mesmo ritmo em que voltamos para trás. É uma questão de trabalhar e de cumprirem com o que temos pedido.

Luis Díaz

Olympiacos: Vai ser a mesma equipa que jogou no Dragão em busca dos três pontos. Agora vai jogar em casa, vão querer ganhar e nós temos que contrastar com tudo isso e fazer um bom jogo. Vamos em busca dos três pontos, que é o mais importante para nós.

Tem jogado a avançado: Senti-me muito bem nas posições onde fui utilizado. Estou disponível para ajudar a equipa em qualquer posição. Estou feliz por ajudar de qualquer maneira. O mais importante é fazer um bom jogo e levar os três pontos. Vamos fazer um grande jogo.

Grande golo em Manchester: Foi uma satisfação enorme por marcar a uma equipa tão grande como o Manchester City. Acima de tudo, foi o trabalho da equipa. Fiquei muito feliz por ajudar naquele momento e desfrutar daquele golo.

O que aprendeu com Sérgio Conceição: Uma das coisas mais importantes, que foi a vertente tática, saber quando acelerar, quando estar parado, estar bem posicionado... Ajudou-me muito a fortalecer nesse aspeto.

FC Porto já apurado: É igual, com a mesma mentalidade. Temos trabalhado para vencer. Não muda nada. Os jogadores e a equipa técnica estão a trabalhar pelos três pontos.

Antevisão

Já com o apuramento para os oitavos-de-final matematicamente garantido, o FC Porto despede-se, esta quarta-feira, da fase de grupos da Liga dos Campeões com uma deslocação ao terreno do Olympiacos.

Antes disso, esta terça-feira, Sérgio Conceição e um jogador irão passar pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irão antever o encontro com o conjunto grego, orientado pelo treinador português Pedro Martins.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 11h45 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa dos dragões.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório