Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

FC Porto-Gil Vicente: Dragões procuram esquecer derrota europeia

Campeões nacionais recebem, neste sábado, os gilistas, numa partida relativa à quinta jornada da Liga portuguesa, na sequência de um mau arranque de temporada.

FC Porto-Gil Vicente: Dragões procuram esquecer derrota europeia
Notícias ao Minuto

08:01 - 24/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto regressa este sábado ao Dragão para defrontar o Gil Vicente, numa partida relativa à quinta jornada da Liga portuguesa, e que acontece depois da polémica derrota na quarta-feira diante do Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões.

Os dragões vão numa série negativa de três jogos sem vencer, o que não sucedia desde fevereiro de 2019, e defrontam em casa os gilistas depois de no último encontro disputado no Dragão terem sido surpreendidos pelo Marítimo.

Por outro lado, a formação orientada por Rui Almeida, que tem menos um encontro realizado, continua invicta no campeonato português e encontra-se a apenas dois pontos dos campeões nacionais fruto uma vitória diante do Portimonense na segunda jornada da I Liga, à qual se seguiram empates com Santa Clara e Tondela.

Na antevisão ao encontro, Sérgio Conceição mostrou-se empenhado em responder com uma vitória ao mau momento vivido pelos azuis e brancos (duas derrotas e um empate), lamentando, por outro lado, o pouco tempo que tem para trabalhar a equipa fruto dos jogos de três em três dias.

O encontro entre FC Porto e Gil Vicente tem apito inicial marcado para as 20h30 e terá arbitragem de Hélder Malheiro.

Treinadores em discurso direto:

Sérgio Conceição:

Gil Vicente - resposta depois da Champions: Acho que o resultado nos deve motivar. Lutamos por objetivos claros e não temos de andar ao sabor dos resultados. Sabemos o que é o nosso trabalho diário e sabemos que o jogo da Liga dos Campeões é passado. Foi analisado esse jogo e agora queremos concentrar-nos no jogo de amanhã. A dinâmica e os princípios de equipa estão sempre lá, podem variar por uma situação ou outra, ou pelo adversário, mas a nossa forma de jogar e dinâmica está sempre lá.

Cinco pontos de atraso à quinta jornada: Não é uma questão de preocupação, é achar que não devíamos ter perdido ou cinco pontos. Pensar que por um motivo ou outro perdemos podemos mas que são recuperáveis. Isto é uma maratona. Exigentes como somos, não queremos deixar pontos mesmo que seja no início de campeonato. Cabe-nos a nós ir atrás. Amanhã temos a possibilidade de voltarmos às vitórias e de uma forma sólida que é o que quero da minha equipa.

Três jogos sem vencer. Como se dá a volta?: Ganhando amanhã. É o primeiro passo para se dar a volta. Não podemos andar a trabalhar mais ou menos ou estar motivados ou não por um resultado. Sabemos do nosso caminho e sabemos que não vai ser sempre um mar de rosas. Cabe-nos ter confiança no trabalho e no que os jogadores podem fazer. E ir à luta. Olhando para o que foi a situação de perda de pontos, foi em casa de um rival. Em muitos momentos direi que fomos um grande FC Porto em Alvalade e temos também a ideia que fizemos o mesmo com o City. Não vivemos de vitórias morais, vivemos de pontos. A melhor maneira de dar a volta é ganhar.

Rui Almeida

FC Porto sem vencer: "Isso diz respeito ao FC Porto e o seu 'staff' está à procura de soluções. Não há momentos bons ou momentos maus [para defrontar o FC Porto]. O Porto, se viesse de três vitórias consecutivas, também seria difícil e já teve boas prestações este ano. O Porto é favorito, mas o nosso foco está 100% em nós próprios".

Jogo: Temos argumentos a apresentar, mas claro que o FC Porto é favorito para este jogo. Cabe-nos dar uma resposta a essa realidade. Por isso é que digo que a nossa preparação foi a de uma semana normal, pois estes são os jogos mais fáceis de preparar e os mais difíceis de disputar.

Preparação para o jogo: Nós treinadores nunca estamos satisfeitos com o que temos, mas perante tudo o que nos aconteceu antes do primeiro jogo da Liga e na preparação do segundo, julgo que sim. Continuo a achar que perdemos dois pontos no último jogo, mas há que avançar com otimismo e determinação para um jogo no palco do campeão nacional, o que só por si diz das dificuldades que vamos encontrar. Costumo dizer que estes são os jogos mais fáceis de preparar, pois vamos defrontar uma equipa com padrões de jogo muito fortes, mas nós estamos a pensar em nós e no que podemos fazer para contrariar isso.

Últimos resultados:

FC Porto: V-V-D-E-D

Gil Vicente: V-D-V-E-E

Últimos onzes:

FC Porto: Marchesín, Corona, Mbemba, Sarr, Pepe, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Luis Díaz e Marega.

Gil Vicente: Denis, Joel Pereira, Rodrigão, Rúben Fernandes, Ygor Nogueira, Talocha, Claude Gonçalves, Lucas Mineiro, Samuel Lino, Lourency e Antoine Léautey

Ausências:

FC Porto: Marcano, Mbaye, Luis Diaz (lesionados) e Otávio (em dúvida)

Gil Vicente: Nada a registar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório