Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Desta vez, não houve Éder. Portugal e França seguem 'coladinhos' no topo

Lusos e gauleses não foram além de um empate sem golos na terceira jornada do Grupo 3 do principal escalão da Liga das Nações.

Desta vez, não houve Éder. Portugal e França seguem 'coladinhos' no topo

Portugal e França perderam, este domingo, os primeiros pontos na atual edição da Liga das Nações, ao não irem além de um empate sem golos no encontro da terceira jornada do Grupo 3 da Liga A

Os campeões em título mostraram-se em bom plano, particularmente no primeiro tempo, e até chegaram a marcar, por Pepe, mas o golo foi anulado por posição irregular. Na próxima quarta-feira há mais, desta feita contra a Suécia.

Segurança portuguesa ‘emperrou’ plano francês

Se houve quem se tenha queixado da falta de personalidade da seleção portuguesa no duelo com Espanha - que não agradou nem mesmo a Fernando Santos - ficou claro desde bem cedo que os últimos dias foram bem aproveitados para ‘limar as arestas’.

A equipa das quinas apresentou-se no Stade France empenhada em mandar no jogo, e desde cedo conseguiu fazê-lo, trocando a bola com critério quando a tinha na sua posse, e obrigando os franceses a errar desde a primeira fase de construção quando não a tinha.

Acabou, no entanto, por faltar imaginação ao ataque luso na hora de ‘desmontar’ a defesa adversária. De tal maneira que, com exceção de um desvio de João Félix que passou perto do alvo, Hugo Lloris nunca se viu, verdadeiramente, em apuros.

O mesmo se pode dizer, de resto, de Rui Patrício, que só ‘aqueceu as luvas’ aos 33 minutos, quando teve de travar um remate forte (mas à figura) de Antoine Griezmann. Portugal estava bem, mas faltava algum ‘sal’ para apresentar um bom ‘prato’ em Paris…

Cabeça de Pepe não chegou

A seleção francesa entrou ligeiramente mais ‘atrevida’ na segunda parte, e desde cedo conseguiu causar alguns calafrios na defesa portuguesa, sempre através de Kylian Mbappé, que, aos poucos foi conseguindo colocar em prática toda a ‘magia’ que lhe é reconhecida.

Os homens da casa estavam cada vez mais perigosos… mas foram os campeões europeus os primeiros a fazer a bola beijar as redes. Pepe cabeceou para o golo, mas o lance acabaria por ser anulado por posição irregular.

Sem nada mais para separar ambas as equipas até final, Portugal e França mantêm-se ‘coladinhos’ na liderança do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, com sete pontos cada ao final de três jornadas.

Logo atrás, na terceira posição, segue a Croácia, que, horas antes, derrotou a Suécia (adversário da equipa das quinas na próxima quarta-feira), por 2-1, e somou os três primeiros pontos na competição.

Momento do jogo: Sem grandes oportunidades de parte a parte, resta destacar o golo anulado a Pepe à passagem dos 73 minutos, que poderia ter feito a diferença num jogo em que faltou a influência de… Éder, ‘herói’ do Campeonato da Europa de 2016.

Acompanhamento

90' - Apito final no Stade France. Portugal e França empatam sem golos no encontro da terceira jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações.

80' - Mais uma mexida em Portugal. Renato Sanches entra para o lugar de Bruno Fernandes.

74' - Substituição na seleção francesa. Sai Olivier Giroud, entra Anthony Martial.

73' - Golo anulado a Portugal! Após pontapé-livre cobrado por Raphael Guerreiro, Pepe cabeceou para o fundo das redes. No entanto, estava claramente em posição irregular.

72' - Portugal consegue, por fim, aproximar-se da baliza. João Félix, a passe de Diogo Jota, acabou, no entanto, por atirar à figura de Lloris.

61' - Fernando Santos mexe pela primeira vez. Diogo Jota entra para o lugar de Bernardo Silva.

47' - Mbappé 'abriu o livro' em Paris! O jovem prodígio fintou Danilo na grande área e, quando tentava cruzar, Rui Patrício apareceu em ação com uma 'patada' de mão esquerda.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Rola a bola na segunda parte do França-Portugal.

45' - Termina a primeira parte no Stade France. O marcador continua inalterado no duelo entre França e Portugal.

44' - Nova oportunidade para França. Após um corte pouco feliz de Danilo, a bola sobra para Giroud, que, de primeira, atirou por cima da baliza portuguesa.

36' - Responde Portugal, por João Félix! Após livre cobrado a partir da ala direita por Bruno Fernandes, o jovem avançado atirou ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Lloris.

33' - Finalmente, um remate à baliza no Stade France! Griezmann, já na grande área, atirou forte, mas à figura de Rui Patrício.

24' - Corte 'milagroso' de Theo Hernández! Quando Cristiano Ronaldo, isolado, se preparava para 'disparar', o lateral apareceu para lhe tirar o 'pão da boca'.

20' - Entrada muito dura de Kanté sobre Danilo. O árbitro marcou falta, mas optou por não exibir o cartão amarelo. Decisão,  no mínimo, discutível.

17' - Responde França... Rabiot cruzou a bola para Pogba, que amorteceu de cabeça para Mbappé. No entanto, o avançado do Paris Saint-Germain estava, claramente, em posição irregular.

12' - Portugal dá o primeiro sinal de perigo. Bruno Fernandes picou a bola para o coração da área, mas Bernardo Silva, apesar de se ter esticado, acabou por não chegar por pouco.

2' - Sai o primeiro cartão amarelo da noite. É para Rúben Dias, que atingiu a nuca de Olivier Giroud com o cotovelo. Carlos del Cerro Grande não perdoou e atuou de imediato.

0' - Apito inicial no Stade France. Já se joga o França-Portugal.

'Onzes'

França: LlorisPavardVaraneKimpembe, Theo HernándezKantéRabiotPogbaGriemzannMbappé e Giroud.

Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, Pepe, Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.

Antevisão

Depois das vitórias conquistadas nas duas primeiras jornadas, diante de Suécia e Croácia, Portugal dá, este domingo, um novo passo na missão de defender o título de campeão da Liga das Nações, diante da 'poderosa' seleção francesa.

Os gauleses, que também somam por vitórias os dois encontros já disputados no Grupo 3 da Liga A, chegam especialmente motivados ao duelo com a equipa das quinas, uma vez que, há apenas quatro dias, derrotaram a Ucrânia, por categóricos 7-1.

Este jogo terá, no entanto, um 'sabor' especial para os homens de Fernando Santos, uma vez que será uma reedição da final do último Campeonato da Europa, precisamente no mesmo recinto (o Stade de France), que venceram, por 1-0.

O França-Portugal será ajuizado pelo árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório