A goleada aplicada pelo FC Porto ao rival Boavista (5-0), no dérbi da Invicta disputado no Bessa no último sábado, constitui mais uma demonstração de que o dragão entrou com a corda toda na nova época. Sérgio Oliveira ficou diretamente ligado ao triunfo folgado, com um golo e uma assistência, e provou que atravessa um dos melhores períodos da carreira, e talvez o melhor com a camisola azul e branca.
Antes da visita ao Bessa, o internacional português já tinha estado em destaque na vitória ante o Sp. Braga (3-1), no arranque do campeonato, com um golo, mas foi no Bessa que Sérgio Oliveira conseguiu uma exibição deslumbrante nos vários momentos do jogo.
Além de ter marcado o segundo golo azul e branco, de ter assistido Marega para o terceiro e de ter participado na jogada de laboratório que resultou no quarto, o médio de 28 anos conseguiu 'encher' o meio-campo correspondendo às exigências ofensivas e defensivas que aquele lugar no onze de Sérgio Conceição pede.
Os dados disponibilizados pela GoalPoint não deixam margem para dúvidas: três passes para finalização, cinco passes ofensivos valiosos, três interceções e nove recuperações de bola. Tudo isto resulta numa bela exibição de Sérgio Oliveira no Bessa, tal como é pedido a um jogador que desempenhe funções de 8.
Boavista PortoSérgio Oliveira vai-se mostrando cada vez mais fundamental no meio-campo azul-e-branco #LigaNOS #BFCFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/fQdErjFAl2
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) September 26, 2020
Melhor arranque da carreira
Sérgio Oliveira nunca tinha arrancado com 'tanto gás'. Os dois golos nos dois primeiros jogos oficiais do FC Porto em 2020/20 constituem o melhor registo pessoal do médio português na carreira de jogador profissional.
Além disso, é preciso recuar até 2018 para encontrar uma partida na qual Sérgio Oliveira tivesse assistido e marcado. Aconteceu diante do Desportivo de Chaves há dois anos.
Apito final: BFC 0-5 FCPSérgio Oliveira marcou e assistiu na mesma partida pela segunda vez com a camisola do FC Porto:2020 Boavista [F], Liga2018 Chaves [F], Liga pic.twitter.com/4LWmelS9C0
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 26, 2020
Renovação tarda em aparecer
Numa altura em que é apontado como uma das unidades mais importantes da equipa do FC Porto, a renovação de contrato de Sérgio Oliveira tarda em ser anunciada. O médio de 28 anos termina contrato em junho de 2021, mas pode assinar por outro clube já a partir de janeiro caso o vínculo com os portistas não seja prolongado até lá.
Recorde-se que Sérgio Oliveira fez toda a formação no FC Porto, mas a sua estadia na equipa principal dos dragões já passou por alguns períodos de intermitência. No Nantes, na temporada 2016/17, cruzou-se com Sérgio Conceição no Nantes e mereceu nova oportunidade no FC Porto aquando a chegada do técnico português ao Dragão.
Em janeiro de 2019 foi emprestado ao PAOK e ainda foi a tempo de ajudar a equipa de Salónica a conquistar um campeonato que há tanto tempo lhe fugia. Regressou novamente ao FC Porto e agarrou um lugar de relevo na equipa que conquistou a dobradinha, formada pela conquista do campeonato e da Taça de Portugal.