"Foi quase a prova dos meus sonhos", diz triatleta Vasco Vilaça

Português ganhou uma medalha de prata no Mundial aos 20 anos.

Notícia

©

Lusa
05/09/2020 19:16 ‧ 05/09/2020 por Lusa

Desporto

Triatlo

O português Vasco Vilaça, que hoje se sagrou vice-campeão mundial de triatlo em Hamburgo, disse à Lusa que esta corrida foi "quase" a prova com que sonhou, ao conseguir uma medalha de prata no Mundial aos 20 anos.

"Foi quase a prova dos meus sonhos. Nunca pensei conseguir estar na frente com os melhores atletas do mundo, muito embora seja esse o sonho. Depois de tantos anos a ver na televisão, estar lá a correr com eles é algo muito difícil de descrever", contou à agência Lusa o português.

Na prova corrida em distância 'sprint' (metade da distância olímpica), que, perante um calendário reduzido da World Series, devido à pandemia de covid-19, coroava os novos campeões do mundo, o português, campeão europeu de juniores em 2017, acabou por ficar a dois segundos do título, ao cumprir a distância com o tempo de 49.15 minutos.

Depois de perder alguns segundos para o francês Vincent Luis no trecho de natação, acabou por ganhar tempo na bicicleta antes de, na corrida até à meta, fazer um tempo pior, ficando com o segundo lugar, após uma aceleração do 'veterano' francês no 'sprint' final.

Mais atrás, o também francês Léo Bergere foi terceiro, a seis segundos do vencedor, que revalidou o título de campeão do mundo de triatlo, conseguido em 2019 na habitual série de várias provas.

Segundo Vilaça, o objetivo desde cedo foi juntar-se a Vincent Luis, até por este ser "o melhor atleta do mundo neste momento", tendo por isso "o ritmo para lutar pelo pódio".

"A bicicleta foi muito dura e estava muito cansado. (...) No final, no 'sprint', [o Vincent] tinha mais energia. Foi um resultado excelente, estou muito feliz", atira.

Este resultado dá "muita energia para manter entre os melhores", confessa, e tem como 'segredo' um trabalho específico na natação durante o período de paragem devido à pandemia de covid-19.

"É o meu ponto mais fraco, e esse trabalho fez a diferença na prova. Andei a trabalhar muito a corrida e a bicicleta também, mas diria que o que fez este resultado tão fora do normal foi a evolução na natação", confessa o atleta, que domingo volta a competir em Hamburgo, nas estafetas mistas.

Na mesma corrida, com 750 metros de natação no Lago Stadtpark, 20 quilómetros de bicicleta e uma corrida de cinco quilómetros, João Silva foi 22.º classificado, ao cortar a meta com o tempo de 50.14 minutos.

Para Vasco Vilaça, após Hamburgo segue-se a Taça do Mundo de Karlovy Vary (República Checa), em 12 de setembro, num ano em que já tem como "muito difícil" a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 e cuja qualificação não integrou na fase inicial.

"Mas quero estar nos Jogos de 2024, e claro que o sonho é uma medalha olímpica", sonha Vasco Vilaça.

Nascido em 21 de dezembro de 1999, o atleta do Benfica, natural da Amadora, distrito de Lisboa, vive atualmente em Linköping, na Suécia, acumulando o triatlo com os estudos universitários, e com 20 anos já admite que será mais 'marcado' nas próximas provas.

"Faz com que a partir de hoje seja mais difícil. Não vai ser tão fácil a bicicleta fugir para começar a correr à frente e controlar melhor a prova. Quando os atletas começam a conhecer o nome, já não deixam fugir. [Mas] é um momento bonito, ser reconhecido pelos outros atletas, e faz muito bem", confessa.

A 'aventura' no triatlo começou aos seis anos, ainda no duatlo, deixando a ginástica para trás, sete anos antes da mudança para a Suécia, num ano de 2013 em que já tinha amealhado vitórias nos Nacionais de todos os escalões jovens.

Até chegar a Hamburgo, no que foi apenas a segunda participação numa prova da World Series, foi vice-campeão mundial de juniores e campeão europeu de juniores, em 2017, chegando agora ao ponto mais alto da carreira.

Em declarações à União Internacional de Triatlo, o terceiro classificado de hoje, Léo Bergere, destacou o sentimento "ótimo de partilhar o pódio com um amigo como o Vincent e um talento puro como o Vasco".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas