Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

FC Porto vence Benfica, conquista a Taça e alcança a dobradinha

Mbemba foi o herói improvável em noite de pesadelo para Odysseas.

FC Porto vence Benfica, conquista a Taça e alcança a dobradinha

O FC Porto conquistou, este sábado, a Taça de Portugal depois de derrotar o Benfica (2-1) na final disputada no Estádio Municipal de Coimbra. Os dragões até jogaram grande parte da partida com menos um jogador, mas foram os mais eficazes na hora de atirar à baliza. Mbemba foi rei em Coimbra e Odysseas o grande vilão.  O FC Porto consegue, assim, a desejada dobradinha.

Filme do jogo

A primeira parte foi palco de um jogo muito disputado, mas longe de ser bem jogado. O relvado do Estádio Municipal de Coimbra também não ajudava, mas as equipas tinham dificuldade em fazer circular a bola e em criarem situações evidentes de perigo.

Odysseas até teve uma boa intervenção logo nos minutos iniciais, face a um remate de Jesús Corona. A partir daí pouco aconteceu junto da baliza - de relevo, leia-se-, e os últimos minutos da primeira parte foram de muita tensão.

Luis Díaz foi expulso aos 37 minutos, por acumulação de amarelos, e Sérgio Conceição também recebeu ordem de expulsão por protestos.

O FC Porto chegou, assim, ao intervalo reduzido a 10 unidades e sem Conceição no banco.

A segunda parte contou, por fim, com golos e Mbemba foi o goleador improvável. O defesa do FC Porto abriu o marcador aos 47 após um erro clamoroso de Odysseas e desfez o nulo em Coimbra. Poucos minutos depois, mais precisamente aos 59, o congolês voltou a marcar com nova cabeçada. Alex Telles marcou um livre indiretoMbemba apareceu sem marcação e fez o segundo golo da noite.  

Escusado será dizer que o FC Porto ficou muito confortável no jogo e que o Benfica rapidamente tentou ir atrás do prejuízo. Porém, a equipa encarada revelou-se pouco inspirada e um dado que explica o deserto de ideias ofensivas durante grande parte da partida está nos remates enquadrados. Apenas aos 63 minutos as águias fizeram o primeiro remate entre os postes à guarda de Diogo Costa. Vinícius entrou e fez em poucos minutos aquilo que Seferovic não fez em mais de uma hora. 

Os dragões baixaram linhas e Diogo Leite foi a jogo para formar uma linha de três defesas centrais. Por seu turno, Nélson Veríssimo apostava tudo nas entradas de Taarabt JotaViníciusRafa e Dyego Sousa.

O relógio ia passando, o Benfica não tinha arte nem engenho para quebrar a resistência defensiva do FC Porto, mas o recém-entrado Diogo Leite cometeu uma grande penalidade, ao tocar com a mão na bola, e Vinícus (84') não desperdiçou a oportunidade de marcar 

O golo do avançado brasileiro reduziu a diferença do marcador e deu uma nova vida a um jogo que parecia já destinado e resolvido. O Benfica insistiu no empate, Jota ainda tirou tinta ao ferro, mas a vitória não fugiu ao FC Porto. 

Os dragões juntam a Taça de Portugal ao Campeonato e conseguem a famosa dobradinha. O Benfica termina a temporada da forma mais negativa: vergado no campeonato e na Taça. 

Momento do jogo: Mbemba marcou e deixou o FC Porto na frente e moralizado. O Benfica até poderia ter aproveitado o facto de estar em superioridade numérica, mas um erro de Odysseas e a atenção de Mbemba mudaram tudo.

Relato da partida

90'+5 - Apito final! O FC Porto vence o Benfica (2-1) e conquista a Taça de Portugal!

90'+5- Tiago Pinto expulso!

90'+2- Dyego Sousa tenta a sorte, mas sem sucesso. 

90'+1- Jota acerta no poste! Quase o empate à beira do apito final! Que perigo!!

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos!

90'- Cartão amarelo para Alex Telles (FC Porto).

88'- Nova alteração no FC Porto. Loum rende Uribe

84'- GGOOOOLLLLOOO!!! Vinícius não treme na marca do castigo máximo e reduz a desvantagem no marcador (1-2)!! Vamos ter jogo até final! 

84'- Diogo Leite toca a bola com a mão e Artur Soares Dias aponta para a marca de grande penalidade! 

80'- Alteração no FC Porto: Sérgio Oliveira entra para o lugar de Corona.

76'- Veríssimo esgota as alterações: saem Pizzi e Seferovic, entram Jota e Dyego Sousa.

75'- Cartão amarelo para Vinícius (Benfica). 

74'- Vinícius atira por cima! Belo cruzamento de André Almeida mas o avançado brasileiro atira por cima da trave! 

72'- Substituição no FC Porto. Sai Otávio, entra Diogo Leite. Conceição aposta, à distância, em três centrais para agarrar a vitória. 

62'- Vinícius testa Diogo Costa. Eis o primeiro remate enquadrado do Benfica nesta final... 

59'- Novas alterações no Benfica: saem Chiquinho e Weigl, entram Vinícius e Taarabt.

Veja aqui o segundo golo de Mbemba

59'- GGOOOOLLLLOOO!! Mbemba outra vez!! A bisar!! Mais uma cabeçada letal do defesa do FC Porto após um livre indireto de Alex Telles! Os dragões (2-0) ficam a caminho da dobradinha... 

55'- Gabriel arrisca o remate, mas a bola sai muito, muito, ao lado da baliza à guarda de Diogo Costa. 

Veja aqui o golo de Mbemba

47'- GOOOOLLLLOOO!! Mbemba marca e adianta o FC Porto (1-0)  na partida!! Odysseas 'foi às compras', perdeu o sentido da baliza e permitiu que Mbemba abrisse as contas em Coimbra! O guardião do Benfica muito mau na fotografia do lance. 

46'- Recomeça a partida em Coimbra! Já se joga a segunda parte da final da Taça de Portugal. 

46'- Alteração no Benfica: Rafa entra para o lugar de Cervi.

INTERVALO 

45'+3- Intervalo em Coimbra! O jogo chega ao fim da primeira parte com muita contestação por parte dos jogadores do FC Porto. O nulo vai-se mantendo inalterável, mas os dragões estão em desvantagem numérica. 

45'- Vão jogar-se mais três minutos! 

44'- Cartão amarelo para Jardel (Benfica). 

Veja aqui o momento da expulsão de Sérgio Conceição

43'- Sérgio Conceição vê o segundo amarelo e também é expulso por protestos! O treinador do FC Porto vai ter que abandonar o terreno de jogo! 

38'- Cartão amarelo para Sérgio Conceição por protestos. 

Veja aqui o lance que ditou a expulsão de Luis Díaz

37'- Luis Díaz acerta em cheio em André Almeida e vê o segundo cartão amarelo! É expulso da partida! O FC Porto passa a jogar com menos uma unidade... 

25'- Corona faz um corte providencial, impede Nuno Tavares de receber a bola em boa posição e cede canto para o Benfica. 

21'- Danilo corta a bola e concede canto a favor do Benfica.

18'- Agora é Weigl quem cede canto! O FC Porto ameaça marcar... 

15'- Rúben Dias a cortar mais uma jogada de perigo! Marega tentava assistir um companheiro de equipa no coração da área, mas o jovem defesa do Benfica estava atento e atirou para canto. 

13'- Marega cai na grande área do Benfica, pede penálti, mas foi derrubado por... Alex Telles

12'- Cartão amarelo para Rúben Dias (Benfica). 

O Benfica faz a estreia do novo equipamento desenhado para a próxima temporada. O FC Porto mantém-se equipado da mesma forma que equipou ao longo desta temporada,

9'- Cartão amarelo para Luis Díaz (FC Porto). 

6'- Chiquinho desperdiça belo trabalho coletivo. Cervi tirou o cruzamento, mas o médio do Benfica mostrou pontaria desafinada. 

4'- Odysseas nega o golo a Corona! Grande intervenção do guarda-redes do Benfica! 

2'- Otávio remata, mas Rúben Dias corta para fora. É canto para o FC Porto. 

1'- Nota para a grande surpresa nos onzes desta partida. Uribe havia-se lesionado há uma semana, mas acabou por recuperar e é aposta de Sérgio Conceição!

1'- Rola a bola em Coimbra! Já se joga a final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto!

Pré-jogo

20h45: Hino ouvido, cumprimento de capitães e quase tudo pronto para o pontapé de saída! 

20h40: Os jogadores já estão no túnel de acesso ao relvado! 

20h38: Tudo pronto no relvado, só falta as equipas entrarem em campo! 

19h16: Revelados os onzes das duas equipas:

Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares; Weigl, Gabriel, PizziCerviChiquinhoSeferovic.

Suplentes: Svilar, Tomás Tavares, Ferro, Florentino, Taarabt, Rafa, Jota, Dyego Sousa, Vinícius.

FC Porto: Diogo Costa; ManafáPepeMbemba, Alex TellesDaniloUribeOtávio, Corona, Luis DíazMarega.

Suplentes: Marchesín, Diogo Leite, Romário Baró, Aboubakar, Loum, Sérgio Oliveira, Soares, João Mário, Vítor Ferreira.

19h23: O Benfica também já está no recinto. 

19h14: A comitiva do FC Porto já chegou ao Estádio Municipal de Coimbra. 

19h08: Tanto Benfica como FC Porto já estão a caminho do local da partida. 

18h25: As duas equipas ainda não estão, porém, no Estádio Municipal de Coimbra. Encontram-se, sim, nos respetivos locais de estágio a poucos quilómetros do palco (inédito) desta final. 

18h20: O FC Porto revelou, há instantes, os bastidores do... balneário. 

18h15: Domingos Paciência e Fernando Aguiar responderam a algumas questões colocadas pelo Desporto ao Minuto sobre esta final. Quais as possíveis figuras e surpresas? As respostas estão aqui. 

18h10: Zé Luís anunciou que estava fora da convocatória de Sérgio Conceição através de uma mensagem enigmática nas redes sociais. Saiba mais. 

18h00: A menos de três horas do apito inicial, as duas equipas já deram o pontapé de saída nas redes sociais. Tanto Benfica como FC Porto não escondem a ansiedade pelo embate.

Antevisão 

Benfica e FC Porto disputam, este sábado, a final da Taça de Portugal no Estádio Municipal de Coimbra. As águias tentam dar outra cor a uma época negativa, ao passo que os dragões tentam juntar a prova rainha ao campeonato conquistado. 

Este será também o último jogo de Nélson Veríssimo à frente do Benfica, uma vez que Jorge Jesus será formalmente apresentado na segunda-feira. 

Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição não conta com as  Uribe (lesão) e Zé Luís (não convocado). Por seu turno, Samaris e Grimaldo, ambos lesionados, desfalcam as águias

Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para ajuizar o Clássico terá como assistentes Rui Licínio e Paulo Soares. Manuel Mota foi designado como o quarto árbitro. Hugo Miguel estará na Cidade do Futebol, em Oeiras, a comandar o vídeoárbitro. João Pinheiro será o AVAR 1 e André Campos o AVAR 2.

Recorde aqui tudo aquilo que foi dito por ambos os treinadores na anteivsão 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório