Nike põe fim ao contrato com Armstrong devido ao escândalo de doping

A Nike acabou com o contrato com Lance Armstrong, uma semana depois de a Agência Antidopagem dos EUA ter dado pormenores sobre o alegado uso de drogas para melhorar a performance do ciclista.

--

©

Eudora Ribeiro
17/10/2012 15:19 ‧ 17/10/2012 por Eudora Ribeiro

Desporto

Ciclismo

A Nike argumenta que "não tolera o uso de drogas ilegais" para melhorar a performance dos atletas e, por isso, decidiu pôr fim ao contrato com o ciclista Lance Armstrong. 

“Devido às provas aparentemente inequívocas de que Lance Armstrong esteve envolvido em casos de doping, enganando a Nike por mais de uma década, é com grande tristeza que anunciamos ter colocado fim a este contrato”, explica a Nike num comunicado, argumentando que “não tolera o uso de drogas ilegais que melhorem o desempenho desportivo”.

Na mesma nota a que o Notícias Ao Minuto teve acesso, a Nike adianta que tenciona, contudo, continuar a apoiar as iniciativas da Livestrong, fundação do ciclista criada para ajudar pessoas com cancro.

Num comunicado separado, Armstrong, que sobreviveu a um cancro nos testículos que se espalhou depois aos pulmões e cérebro, também anunciou hoje que vai renunciar ao cargo de presidente da fundação Livestrong. 

A Agência Norte-americana Antidoping (USADA) baniu o ciclista das competições, acusando a sua equipa, a US Postal, de estar envolvida no "mais sofisticado, profissional e eficaz programa de doping que o desporto jamais viu".

No processo, 11 colegas de equipa testemunharam contra Lance Armstrong, ciclista que venceu sete vezes o Tour de França, acusando-o de tomar substâncias proibidas e de uma cultura de doping na equipa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Óbito

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas