Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

"Jogo frente ao Benfica será apenas mais um na carreira de Diogo Costa"

Amaral, antigo guardião do FC Porto, descarta responsabilidades acrescidas para o jovem de 20 anos que deve assumir a baliza dos dragões, na final da Taça de Portugal, contra o eterno rival.

"Jogo frente ao Benfica será apenas mais um na carreira de Diogo Costa"

Tem apenas 20 anos, sete dos quais vestido de azul e branco. Diogo Costa, campeão europeu pelos sub-19, no ano anterior, mereceu na vigente temporada a confiança de Sérgio Conceição, que o colocou a jogar entre os mais 'graúdos'.

Com 14 aparições na principal equipa do FC Porto, desenha-se. dentro de quatro. dias jogo de elevado calibre para Diogo Costa.

À semelhança do que tem sido a tradição de Conceição em partidas da Taça de Portugal, o guardião de 20 anos deve volta a merecer voto de confiança para o duelo frente ao Benfica, agendado para 1 de agosto no estádio Cidade de Coimbra.

Porém, e apesar de muitos considerarem o primeiro grande desafio na carreira deste 'menino' que largou ainda há pouco o 'berçário' dos juniores, para Amaral, ex-guardião do FC Porto, este será apenas mais um jogo na carreira de alguém que já ergueu a máxima competição de clubes a nível europeu.

"Eu, muito sinceramente, não acredito que seja o jogo mais importante ou o mais significativo da carreira do Diogo. Afinal, estamos a falar de um jogador que foi campeão europeu de juniores, sendo titular indiscutível da baliza dos dragões. Ele já foi criando o estofo de grande guarda-redes. Ainda para mais estamos a falar de um jogo que vai ser disputado sem público", começou por dizer Amaral, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.

"Falamos também de um jogador que, assim, que foi chamado por Conceição à titularidade, apresentou dois elementos essenciais: tranquilidade e qualidade. Terá, sem dúvida, um significado especial para o Diogo Costa ganhar este troféu, ainda para mais frente ao Benfica, mas não nos devemos esquecer do sem número de jogos que ele já desempenhou a um nível altíssimo. Este (frente ao Benfica) é só mais um".

Mas o que significa fazer um mau jogo frente ao Benfica? Amaral descarta a possibilidade de que, se os erros estiveram de 'mãos cruzadas' com Diogo Costa, o jovem guardião abanará em situações futuras.

"Eu não acredito, até porque ele está muito bem preparado a nível psicológico. O erro é uma coisa normal do futebol, e os guarda-redes têm de estar mentalizados para isso. Bom será aquele que errar o menos possível, mas é fundamental consciencializar de que o erro estará sempre presente. Basta recordar que o Diogo Costa, diante do Sporting de Braga, para a Taça da Liga, teve um erro tremendo, mas não se afligiu por isso no jogo seguinte. Falamos de um guarda-redes que tem noção das suas virtudes e desconfia também dos seus defeitos, e isso faz dele um jogador de qualidade e claramente com uma carreira de sucesso à vista", complementou Amaral, antes de abordar os futuros 'voos' do jovem guardião azul e branco.

"Imagino que o Diogo Costa deve ir ganhar músculos e minutos numa boa equipa da I Liga. O Vítor Baía conhece bem o Diogo e disse que ele seria o futuro guardião do FC Porto. Não havendo uma lesão ou um problema de maior, acredito que ele terá de sair para depois voltar ainda com mais força", rematou o ex-futebolista, atualmente com 65 anos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório