A jogar na Cidade do Futebol, em Oeiras, 'casa' emprestada após a retoma, o Santa Clara, 10.º classificado, já igualou a melhor classificação pontual da sua história, com 42 pontos, menos sete do que o Vitória de Guimarães.
Os vimaranenses, sétimos posicionados, falharam o objetivo de garantir um lugar na Europa e procuram fechar a temporada a pontuar, num encontro que marca a despedida do treinador Ivo Vieira.
No outro encontro do dia, o Gil Vicente, nono classificado, também se despede do treinador Vítor Oliveira, após uma temporada tranquila, no regresso à I Liga.
No último jogo da temporada, os barcelenses vão receber o Paços de Ferreira, 13.º classificado, que também já assegurou a manutenção.
No sábado decidem-se os lugares europeus, com Sporting e Sporting de Braga a lutarem pelo terceiro posto, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, jogando frente a Benfica e ao campeão FC Porto, respetivamente.
A última vaga para a Liga Europa será jogada no mesmo dia, com Famalicão e Rio Ave na luta, visitando Marítimo e Boavista, respetivamente.
A edição 2019/20 da I Liga termina no domingo, com a luta pela manutenção, com Tondela (33 pontos), Vitória de Setúbal (31) e Portimonense (30) a tentarem fugir ao destino de acompanhar o lanterna-vermelha Desportivo das Aves.
Programa da 34.ª e última jornada:
- Sexta-feira, 24 jul:
Santa Clara -- Vitória de Guimarães, 19:00.
Gil Vicente -- Paços de Ferreira, 21:15.
- Sábado, 25 jul:
Marítimo -- Famalicão, 19:00.
Boavista -- Rio Ave, 19:00.
Benfica -- Sporting, 21:15.
Sporting de Braga -- FC Porto, 21:15.
- Domingo, 26 jul:
Portimonense -- Desportivo das Aves, 19:30.
Vitória de Setúbal -- Belenenses SAD, 19:30.
Moreirense -- Tondela, 19:30.