Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Leão continua na crista das vitórias e ‘soprou as velas’ com dois rugidos

Leões permanecem invictos desde a retoma do campeonato.

Leão continua na crista das vitórias e ‘soprou as velas’ com dois rugidos

Resumo: Em dia de aniversário, o Sporting soprou as 114 velas  com o sorriso rasgado de dois golos sem resposta. Os leões bateram, nesta quarta-feira, o Gil Vicente, por 2-1, no estádio de Alvalade, no duelo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga.

Wendel começou por abrir o marcador aos 21 minutos, para na etapa complementar o defesa gilista Claude, após uma monumental oferta, servir ‘Plata’ aos leões.

Gonzalo não desperdiçou o segundo golo e fechou a contenda de remates certeiros da equipa anfitriã, que permanece invicta desde a retoma do campeonato (quatro vitórias e um empate).  Para os minhotos, ainda reduziu Rúben Ribeiro, de grande penalidade, ao cair do pano, após falta de Doumbia sobre Hugo Vieira.

Com este resultado, a formação de Alvalade consolida o terceiro lugar, com 55 pontos, mais cinco do que o Sp. Braga, que ontem tombou em Vila do Conde, diante do Rio Ave. Por sua vez, a formação gilista mantém-se na 11.ª posição, com 33 pontos. 

Leão rugiu o q.b para se manter na 'crista' dos triunfos

Em fórmula vencedora não se mexe e Rúben Amorim voltou a vestir o leão com a indumentária da juventude. O onze que alinhou diante do Belenenses SAD foi o mesmo a subir na noite desta quarta-feira em Alvalade, à exceção do lesionado Jovane Cabral que deu lugar a Rafael Camacho.

E o leão entrou em campo com a determinação de agarrar os três pontos. Um domínio que começou por não se traduzir em oportunidades, mas numa compressão das linhas adversárias com o passar dos minutos.

Uma avalanche ofensiva que acabou por dar os seus frutos aos 21 minutos. Tudo começou num lançamento lateral de Nuno Mendes, que depois deu azo a um ataque vertiginoso dos leões pela direita. Plata invadiu a grande área gilista, colocou 'três defesas no bolso' que, por conseguinte, assistiu Wendel, com o médio em posição frontal, na grande área minhota, a chutar, sem dó nem piedade, para o fundo das redes de Denis, mas ajudou e muito o desvio fatal de João Afonso.

Todavia, o rumo do filme da partida mudou e pouco tardou até o ‘galo arrebitar a crista’. Primeiro, Sandro Lima começou mesmo por ‘violar’ as redes leoninas, todavia estava em posição irregular, para mais tarde Baraye permitir uma grande defesa a Luís Maximiano.

O marcador não balançou até ao final da etapa inicial, para no íncio da complementar Wendel desperdiçar na cara de Denis o bis na partida. No momento seguinte, ‘parou o cérebro’ ao lateral direito Claude que serviu de forma primorosa Plata para o segundo golo verde e branco.

Até ao fim, os pupilos de Vítor Oliveira subiram as mudanças no encontro, todavia sem ‘espicaçar’ muito uma baliza que só tremeu em cima do ‘soar do gongo’ após uma grande penalidade convertida com sucesso por Rúben Ribeiro.

Relato do jogo:

90+4' - TERMINA O JOGO EM ALVALADE! VITÓRIA DOS LEÕES POR 2-1!

90+1' - Entra Joelson e sai Sporar nos leões.

90' - Quatro minutos de compensação!

90' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO GIL VICENTE! MARCA RÚBEN RIBEIRO! Engana Luís Maximiano, atirando-se para a sua esquerda, e a redondinha vai para a destra do guardião.

89' - PENALTI PARA O GIL VICENTE! Falta de Doumbia sobre Hugo Vieira. Que erro infantil... Rúben Ribeiro cruzou atrasado, Hugo Vieira antecipou-se e Doumbia fez falta sobre o gilista.

87' - Substituição no Gil Vicente: entram Hugo Vieira e Naidji. Saem Sandro Lima e Lourency.

81' - Dupla substituição no Sporting: saem Wendel e Matheus Nunes, entram Tiago Tomás e Battaglia.

78' - Mexe o Gil Vicente: sai João Afonso, entra Kraev.

76' - Sporar recebe assistência médica no relvado.

75' - Cartão amarelo para Samuel Lino.

70' - Livre perigoso para o Sporting, mas Plata para acertar na barreira.

69' - Substituição no Sporting: sai Camacho e entra Doumbia

63' - Substituição no Gil Vicente: sai Baraye e entra Lino.

Confira aqui o segundo dos leões em Alvalade

55' - Remate de Rúben Ribeiro, mas sem perigo para a baliza de Luís Maximiano.

49' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA GONZALO PLATA! É DE RIR ÀS GARGALHADAS. Na ala direita o defesa Claude assiste Plata na grande área gilista para o segundo dos leões. Uma 'assistência' primorosa do adversário, sem explicação possível! Que oferta...

47' - DESPERDIÇA O SPORTING! Wendel completamente isolado, e em posição frontal, a rematar para uma grande defesa de Denis!

46' - Começou a 2.ª parte em Alvalade

45+2' - Intervalo no recinto verde e branco. Vale o golo de Wendel, o único da partida até ao momento.

45' - Um minuto de compensação em Alvalade!

37' - Agora foi a vez Lourency tentar a sorte de longe, mas a bola sai distante da baliza de Maximiano!

36' - Grande oportunidade para o Gil Vicente que vai galgando metros no terreno de jogo! Desta feita um grande remate de Baraye a permitir uma excelente defesa a Luís Maximiano.

Confira aqui o primeiro golo da partida

27' - Golo do Gil Vicente... mas o árbitro anula a jogada por fora de jogo. O cruzamento foi de Rúben Fernandes, mas Sandro Lima estava efetivamente em posição irregular.

21' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA WENDEL! Tudo começa num lançamento lateral de Nuno Mendes, que depois dá azo a um ataque vertiginoso dos leões pela direita. Plata invade a grande área gilista, coloca 'três defesas no bolso' que, por conseguinte, assiste Wendel, com o médio em posição frontal na grande área minhota. O brasileiro chutou, sem dó nem piedade, para o fundo das redes de Denis, mas ajudou e muito o desvio de João Afonso.

16' - Remate de Denis, mas por cima da barra de Denis.

14' - O QUE DESPERDIÇA SPORARNa sequência de um pontapé de canto, o avançado leonino chega atrasado à emenda, e não concluiu com sucesso quando estava a metro e meio do segundo poste.

11' - Contra-ataque do Gil Vicente com Sandro Lima a fugir pela ala esquerdo, mas Maximiano atento chega primeiro à redondinha.

8' - Primeiros minutos de jogo em Alvalade sem ocasiões de golo, mas com maior domínio da equipa lisboeta que procura pelas alas, sobretudo do lado de Ristovski, em desequilibrar o eixo defensivo dos gilistas.

Ao contrário do que é habitual, e em dia de aniversário, os jogadores do Sporting vestem camisolas com nomes de ícones leoninos nas costas da indumentária: como Peyroteo, Francisco Stromp ou Hector Yazalde ou Fernando Peyroteo.

1' - JÁ ROLA A BOLA EM ALVALADE!

Onze do Sporting: Luís Maximiano; Eduardo Quaresma, Stefan RistovskiSebastián CoatesCristián Borja, Nuno Mendes, WendelMatheus, Rafael Camacho, Gonzalo Plata e Sporar.

Onze do Gil Vicente: Denis; Soares, Rodrigo, João Afonso, Lourency, Claude Gonçalves, Rúben Fernandes, Baraye, Ygor Nogueira, Rúben Ribeiro e Sandro Lima.

Suplentes Sporting: RenanIllori, Luís Neto, Battaglia, Miguel Luís, Tiago Tomás, Pedro Mendes, Joelson e Doumbia.

Suplentes Gil Vicente: Bruno, Alex Pinto, Naidji, Hugo Vieira, Vítor, Edwin, Kraev, Samuel Lino e Ahmed.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório