Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Notas do Sporting-Tondela: Meia-hora de luxo serviu para subir ao pódio

Sporting venceu sem contestação o Tondela. Colocou-se a vencer por 2-0 em meia-hora, e geriu o encontro no segundo tempo. Leão fica agora à espera do resultado do encontro entre o Sp. Braga e o Famalicão.

Notas do Sporting-Tondela: Meia-hora de luxo serviu para subir ao pódio
Notícias ao Minuto

07:00 - 19/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A noite de quinta-feira em Alvalade voltou a ter como protagonista Jovane Cabral. Depois de brilhar na semana passada diante do Paços de Ferreira, com o golo que valeu os três pontos aos leões, o extremo voltou a apontar o caminho para as vitórias e, neste caso, para a lutar pelo terceiro lugar contra o Sporting de Braga, que apenas joga esta sexta-feira.

Foi o Sporting dominador aquele que levou de vencida o Tondela por 2-0. Jovane Cabral abriu a contagem aos 13 minutos com uma excelente cobrança de um livre direto, depois de uma boa iniciativa individual de Gonzalo Plata. O extremo português voltou a estar em evidência no lance do segundo golo quando, em conjunto com o estreante Nuno Mendes, desenhou a grande penalidade que foi convertida com sucesso por Sporar, que alcançou o quinto golo na I Liga.

O Sporting não só teve o domínio do jogo ao longo de toda a primeira parte, como também não permitiu que um apagado Tondela efetuasse qualquer remate à baliza no primeiro tempo.

Depois de meia-hora de alta rotação, com uma pressão muito alta sobre o adversário, o Sporting soube gerir a vantagem no segundo tempo. O Tondela, como seria de prever, teve um pouco mais de iniciativa na etapa complementar, mas sem conseguir incomodar a baliza à guarda de Luís Maximiano.

O único momento de maior aperto, se é assim que se pode chamar, aconteceu aos 66 minutos, quando uma bola dividida levou a que Philipe Sampaio enviasse a bola à barra da baliza de Maximiano. Já na parte final, Jaquité tentou surpreender Maximiano, mas o guardião estava atento e desviou por cima da trave.

O Sporting somou, assim, o quarto jogo sem sofrer qualquer golo em Alvalade e provou que esta aposta na juventude, com uma mescla de experiência no centro da defesa, irá dar muitos frutos no futuro. Os pontos em atraso para o Sp. Braga estão recuperados e agora resta esperar por novo tropeção dos arsenalistas para agarrar com unhas e dentes o terceiro lugar.

Confira agora os destaques do encontro:

Figura da partida: Esta distinção não poderia escapar a Jovane Cabral. Novo golaço do extremo, de pé quente nos últimos jogos, que se tem revelado um jogador completamente diferente deste a chegada de Rúben Amorim ao comando técnico dos leões. O extremo continua a mostrar-se o mais decisivo da equipa na era-Amorim, e hoje, para lá do golo, fez uma exibição de encher o olho, com vários pormenores de qualidade.

Surpresa: Bela exibição do menino Nuno Mendes. Foi o escolhido por Rúben Amorim para render o lesionado Marcos Acuña e não desiludiu. Na estreia a titular pela equipa principal dos leões, o jovem, que completa esta sexta-feira 18 anos, esteve sempre muito seguro a defender, e foi importante na hora de atacar já que foi através de uma combinação com Jovane Cabral que surgiu o penálti que aumentou a vantagem dos leões.

Desilusão: Ronan David vinha cheio de confiança depois ter bisado na jornada passada diante do Desportivo das Aves, mas no encontro em Alvalade esteve desaparecido. É verdade que, na primeira parte, as bolas não chegaram à área do Sporting, mas o brasileiro podia ter feito mais na hora de pressionar o adversário. Ricardo Valente também poderia caber nesta categoria já que praticamente não se viu em campo.

Treinadores

Rúben Amorim: Entrada de leão do antigo treinador do Sporting de Braga. Quatro jogos após assumir o comando técnico do Sporting a quatro pontos do terceiro lugar, o treinador, de 35 anos, revolucionou o jogo da equipa e já recuperou da desvantagem que tinha para o seu anterior clube. Foram três vitórias em quatro jogos. A nível defensivo a equipa já parece adaptada a este esquema de três centrais e somou o terceiro jogo sem sofrer golos sob a égide de Rúben Amorim. O técnico decidiu lançar a titular Nuno Mendes e foi uma aposta ganha, assim como a presença de Gonzalo Plata no onze inicial. O equatoriano fez a vez de Vietto e foi uma dor de cabeça para a defesa adversária.

Natxo González Má exibição do Tondela, principalmente no primeiro tempo. É verdade que houve mérito do Sporting na forma como impediu os beirões de fazer o seu jogo, mas passar uma parte sem rematar demonstra bem a prestação limitada dos tondelenses. Não fizeram suficiente para sair com outro resultado de Alvalade.

Arbitragem

Boa atuação da equipa de arbitragem liderada por Manuel Oliveira. A única situação a apontar prende-se com um lance logo a abrir o segundo tempo. Coates ficou a pedir grande penalidade, aos 49 minutos, por um suposto agarrão de um adversário, mas o juiz portuense mandou seguir.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório