Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Jovane Cabral deu o 'tiro' e leão agarrou o terceiro lugar à condição

Jovane Cabral e Sporar marcaram os golos que colocam os leões no terceiro lugar à condição, à espera do resultado do jogo do Sporting de Braga.

Jovane Cabral deu o 'tiro' e leão agarrou o terceiro lugar à condição
Notícias ao Minuto

23:13 - 18/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto 27.ª jornada

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Tondela por 2-0, em partida relativa à 27.ª jornada do campeonato nacional, e isolou-se provisoriamente no terceiro lugar do campeonato à frente do Sporting de Braga que joga esta sexta-feira com o Famalicão.

Jovane Cabral voltou a estar em destaque no encontro ao marcar um belo golo de livre direto que desbloqueou o marcador em Alvalade aos 13 minutos. O extremo voltaria a estar em evidência na jogada que culminou com a grande penalidade convertida com sucesso por Sporar aos 31 minutos.

Resumo do Jogo

Excelente exibição da equipa orientada por Rúben Amorim. O Sporting foi superior em todos os capítulos da partida e provou-o desde os minutos iniciais. Sempre com uma pressão muito alta, quase sem deixar respirar o adversário, foi com facilidade que os leões chegaram à vantagem no marcador logo nos minutos iniciais. Depois de uma boa iniciativa individual, Gonzalo Plata foi travado em falta numa zona frontal para a baliza adversária. Jovane Cabral acercou-se da zona para bater o livre e cobrou-o de forma irrepreensível para o fundo das redes de Cláudio Ramos que nem se fez ao lance. Foi o segundo golo do extremo a partir de um livre direto, depois do belo golo na última semana frente ao Paços de Ferreira.

O segundo golo dos leões surgiu à passagem da meia-hora de jogo. Grande jogada no corredor esquerdo com combinação entre Nuno Mendes e Jovane Cabral, que deu de calcanhar para o jovem de 17 anos. Nuno Mendes tirou o cruzamento e Pepelu meteu a mão na bola. Manuel Oliveira apontou para a marca da grande penalidade e Sporar, chamado a bater, não desperdiçou e atirou para o seu quinto golo da Liga.

A melhor oportunidade do Tondela minutos depois do remate certeiro do internacional esloveno e teve a 'ajuda' de Mathieu. Na tentativa de cortar uma bola, o francês, regressado à titularidade, acabou por atirar ao poste da baliza de Maximiano.

A etapa complementar começou com um lance polémico na área do Tondela. Sebastián Coates ficou a reclamar uma eventual grande penalidade aos 49 minutos. Na sequência de um canto, o defesa uruguaio caiu na grande área adversária num lance dividido com João Jaquité. Manuel Oliveira mandou seguir e o VAR também não interveio.

O Tondela entrou com outra cara para a segunda parte, e voltou a atirar uma bola aos postes de Maximiano. No seguimento de um livre, Philipe Sampaio cabeceou à trave, foi assinalado fora de jogo. Antes, Sporar tinha passado por dois adversários, mas acabou por atirar ao lado da baliza tondelense.

Com o aproximar dos minutos finais, a partida tornou-se morna e sem grandes oportunidades de golo. O Tondela foi equilibrando as contas, mas não foi capaz de importunar a baliza de Maximiano que teve pouco trabalho ao longo dos 90 minutos. Destaque apenas para um lance aos 84 minutos. Remate de Jaquité em jeito e o guarda-redes do Sporting defendeu com a ponta dos dedos por cima da baliza.

O Sporting soma, assim, mais três pontos na luta pelo terceiro lugar, passando a somar 49 pontos e fica à espera do resultado do encontro de sexta-feira entre o Sp. Braga e o Famalicão. O Tondela é 14.º classificado com 29 pontos.

Momento do jogo: Mais um belo golo de Jovane Cabral. Na cobrança de um livre direto, o extremo voltou a brilhar e atirou sem hipóteses para o fundo das redes de Cláudio Ramos.

Minuto a minuto

90+5' - Apito final em Alvalade.

90' - Cinco minutos de compensação.

90' - Cartão amarelo para Ricardo Alves por falta sobre Jovane.

89' - Rúben Amorim faz a última substituição também. Pedro Mendes rende Sporar.

88' - Tondela esgota as alterações. Sai Pepelu e entra Pedro Augusto.

87' - Cartão amarelo para Tiago Almeida.

86' - Segue o encontro em Alvalade.

86' - Borja está caído no relvado. Colombiano chocou com Philipe Sampaio e Max.

84' - Max teve de se esticar! Remate de Jaquité em jeito e o guarda-redes do Sporting defende com a ponta dos dedos por cima da baliza.

79' - Richard cruza rasteiro, mas Eduardo Quaresma estava atento e cortou pela linha de fundo.

75' - Nova dupla alteração no Sporting. Mathieu sai e entra Borja. Geraldes também é chamado para o lugar de Plata.

73' - Volta a mexer o Tondela. Jonathan Toro entra para o lugar de Ricardo Valente e Rúben Fonseca rende Ronan.

70' - Cruzamento rasteiro de Ristovski termina nas mãos de Cláudio Ramos.

69' - Rúben Amorim também mexe. Bataglia entra para o lugar de Wendel e Ristovski rende Camacho.

67' - Mais uma bola no poste de Max.  No seguimento de um livre, Philipe Sampaio cabeceou à trave, foi assinalado fora de jogo.

63' - Mais um remate do Tondela. Ronan David atirou rasteiro, mas Maximiano estava atento e segurou o esférico.

62' - Dupla substituição no Tondela. Yohan Tavares e Petkovic saem para as entradas de Ricardo Alves e Tiago Almeida.

60' - Bela iniciativa individual de Sporar. O esloveno passou pelo meio de dois adversários, mas na hora de atirar à baliza rematou muito ao lado do alvo.

56' - Beirões apareceram com outra disposição no segundo tempo. Intervalo fez bem à equipa de Natxo González.

54' - Primeiro remate do Tondela no encontro. Canto batido por Pepelu, e Philipe Sampaio apareceu a cabecear por cima.

Confira o lance

50' - Na sequência de um canto batido por Jovane, Coates ficou a pedir penálti depois de ser puxado por Jaquité. O árbitro mandou seguir.

46' - Começa a segunda parte

45+2' - Intervalo em Alvalade!

45' - Dois minutos de compensação.

42' - Bom remate de Nuno Mendes! Na sequência de um pontapé de canto, a bola chega ao jovem, que faz 18 anos amanhã, que encheu o pé, mas atirou ao lado.

41' - Manuel Oliveira esteve a ouvir o VAR sobre um possível penálti, mas mandou seguir.

40' - Boa iniciativa de Rafael Camacho. Servido por Matheus Nunes, o jovem rematou contra a muralha defensiva do Sporting.

36' - Jovane Cabral aparece bem pela esquerda, mas o remate cruzado sai ao lado da baliza do Tondela.

35' - Mathieu cabeceia ao poste da própria baliza! Na tentativa de cortar o lance, o francês quase faz autogolo.

Confira o golo

31' - GOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA SPORAR! Esloveno atira certeiro para o fundo das redes e alcança o quinto golo no campeonato.

29' - Grande penalidade para o Sporting! Pepelu tocou com a mão na bola dentro da área depois de uma bela jogada entre Jovane e Nuno Mendes.

28' - Tondela está remetido a defender. Beirões estão com muita dificuldade em passar da linha de meio campo. Pressão alta do Sporting a funcionar.

26' - Jovane Cabral cobra um livre em direção da área, mas não aparece ninguém para o desvio.

18' - Grande cruzamento de Nuno Mendes para a cabeça de Camacho, mas o cabeceamento do jovem sai ao lado da baliza.

Confira aqui o golo

13' - GOOOOOOOOLOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE CABRAL! Está de pé quente o extremo. Depois do belo golo diante do Paços de Ferreira, Jovane Cabral volta a cobrar um livre direto perfeito que desbloqueou o marcador. Claúdio Ramos sem hipóteses de defesa.

10' - Yohan Tavares vê cartão amarelo pela falta anterior.

10' - Livre perigoso para o Sporting em zona frontal. Plata passa bem por dois adversários e é travado em falta por Yohan Tavares.

8' - Bom movimento de Mathieu. O francês cruza na direção de Sporar, mas a bola acaba nas mãos de Cláudio Ramos.

6' - Mais uma queda dentro da área. Desta feita é Sporar, que se queixa de um empurrão, mas Manuel Oliveira manda seguir.

3' - Jovane Cabral cai na área do Tondela, mas nada é assinalado.

1' - Manuel Oliveira apita para o início do encontro!

0' - Equipas sobem ao relvado do Estádio de Alvalade

Pré-jogo:

20h13 - Já são conhecidas as equipas iniciais!

ONZE DO SPORTING: Maximiano, Camacho, Coates, Eduardo Quaresma, Mathieu, Nuno Mendes, Wendel, Matheus Nunes, Jovane Cabral, Plata e Sporar.

ONZE DO TONDELA: Cláudio Ramos, Petkovic, Philipe Sampaio, Yohan Tavares, Filipe Ferreira, Murillo, Jaquite, Pepelu, Ricardo Valente, Ronan David e Richard.

20h02 - Equipa do Sporting já chegou a Alvalade.

Antevisão: O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Tondela, em partida relativa à 27.ª jornada do campeonato nacional. Os leões partilham o terceiro posto com o Sp. Braga e uma vitória poderá colocá-los de forma isolada nesta posição, dado que os arsenalistas visitam apenas na sexta-feira o Famalicão, quinto classificado a somente três pontos.

Por outro lado, o Tondela é 14.º com 29 pontos e joga com a folga de oito pontos para o 17.º ocupado pelo Portimonense, lugar de descida, enquanto o Aves tem somente 14 e está a outros tantos da posição de salvação. 

Do lado dos leões, Rúben Amorim não irá poder contar com os lesionados Vietto e Acuña, que até poderá ser rendido pelo jovem Nuno Mendes na titularidade. Por outro lado, Mathieu já está recuperado e poderá ser opção para o encontro.

O encontro tem apito inicial marcado para as 21h15 no Estádio de Alvalade e será arbitrado por Manuel Oliveira. Acompanhe todas as incidências do encontro, ao minuto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório