UEFA enaltece "grande solidariedade" do futebol para fechar época

O presidente da UEFA elogiou hoje a "grande solidariedade" e a cooperação do "mundo do futebol e dos governos" durante a paragem devido à pandemia de covid-19, no dia em que anunciou o calendário de conclusão de 2019/20.

"Cristiano Ronaldo ou Messi? Um tornou o outro melhor"

© Getty Images

Lusa
17/06/2020 16:10 ‧ 17/06/2020 por Lusa

Desporto

UEFA

Aleksander Ceferin falava em conferência de imprensa após uma reunião do Comité Executivo que atribuiu a Lisboa uma inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões, com jogos no Estádio José Alvalade e Estádio da Luz, que recebe a final, em 23 de agosto, entre outras decisões para todas as competições europeias.

Nessa reunião "muito importante", realçou Ceferin, foi possível decidir pela retoma de "quase todas as competições", o que mostra, defendeu, que "o futebol lidera o regresso a uma vida mais normal na Europa".

Depois de agradecer "a todos os profissionais de saúde" pela Europa fora, o líder da UEFA destacou a "grande solidariedade" das federações de futebol de Portugal, Alemanha e Espanha, que vão receber, respetivamente, as fases finais da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga dos Campeões feminina.

Sobre o adiamento do Euro2020 para o próximo ano, agora entre 11 de junho e 11 de julho, o esloveno manteve que esta foi uma decisão "muito arriscada" mas "correta, porque sem isso as Ligas domésticas não poderiam terminar as suas competições".

Nesse quadro, "toda a comunidade do futebol trabalhou de mãos dadas", pelo que o presidente da UEFA agradeceu "a toda a gente do mundo do futebol" bem como aos governos pelo empenho e "compromisso" na retoma do desporto.

"Onde o futebol retoma, desde que salvaguardando a saúde de todos os envolvidos, fico feliz. Estou ansioso por ver mais jogos", apontou o dirigente, quando questionado sobre o regresso da Liga italiana, num dos países europeus mais afetados pela pandemia.

Em sentido inverso, apelidou de "demasiado rápida" a decisão de a Liga francesa cancelar o que restava do campeonato, mas admitiu que a temporada 2019/20 é "muito especial, com ligas diferentes a terminarem de formas diferentes".´

Sobre o formato de 'finais a oito', a uma só mão, escolhidas para as três competições principais de clubes, Ceferin apontou este modelo como uma "resposta ao problema causado pela pandemia" e não "uma ideia para o futuro" das provas europeias.

Descartado está também um formato concentrado e centralizado para os 'play-offs' de atribuição das vagas restantes para o Euro2020, adiado para 2021, com a UEFA a finalizar o protocolo de saúde para a retoma e ainda a contemplar a realização de jogos com público ou à porta fechada.

"Vamos fazer tudo na nossa possibilidade para proteger a saúde de todos os participantes, e vamos avaliar a situação no continente no que diz respeito à porta fechada", sumarizou o secretário-geral adjunto do organismo de cúpula do futebol europeu, Giorgio Marchetti.

O Comité Executivo da UEFA reuniu hoje para votar e aprovar a recalendarização das competições europeias após os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, com Lisboa a receber uma inédita 'final a oito' da 'champions', a Liga Europa na Alemanha e a Liga dos Campeões feminina em Espanha, em formatos idênticos, além de decisões para a Supertaça Europeia, que vai realizar-se em Budapeste em detrimento do Porto.

Entre outras competições reagendadas e com alterações no modelo competitivo contam-se a UEFA Youth League, várias competições de futsal e a janela de jogos de seleções de outubro e novembro, que passam a ter três jogos em vez dos habituais dois.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Óbito

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas