Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Famalicão-FC Porto: Dragão busca vitória no jogo da 'nova normalidade'

FC Porto é o primeiro dos três grandes a abrir as hostilidades depois da paragem provocada pela pandemia de Covid-19 no país. Pupilos de Conceição têm complicada deslocação ao recinto do Famalicão, numa partida que tem início marcado para as 21h15 e que terá... bancadas despidas.

Famalicão-FC Porto: Dragão busca vitória no jogo da 'nova normalidade'
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Depois de meses de paragem provocada pela pandemia de Covid-19, o futebol regressa esta quarta-feira ao seu habitat natural: os relvados. Com o pontapé de saída a ser dado, às 19h00, com um Portimonense-Gil Vicente, pelas 21h15 será a vez de o líder FC Porto testar as suas capacidades frente ao Famalicão.

Num jogo que em condições normais seria previsivelmente complicado para os pupilos de Sérgio Conceição, a partida não terá, como é sabido, um dos seus ingredientes essenciais: os adeptos nas bancadas.

Contudo, a exigência, tal como os dois técnicos lembraram na antevisão para este encontro, essa, será máxima, com duas equipas a procurarem novamente encontrar os caminhos para a vitória. 

Assumindo Conceição o Famalicão como a equipa surpresa do campeonato, João Pedro Sousa, técnico da equipa da casa, destacou a vontade dos seus comandados em manter as boas indicações dadas até à paragem competitiva.

Mas porque o que importa são os intervenientes, vejamos o que disseram os dois treinadores no lançamento deste jogo referente à 25.ª jornada do campeonato nacional de futebol.

Treinadores em discurso direto

João Pedro Sousa:

Preparação do encontro: Preparámos este jogo como preparámos os outros. O foco está virado para nós. Temos referências do nosso adversário. É uma equipa muito boa e por aí fácil de analisar. Este foi um jogo fácil de preparar, mas vai ser muito difícil de disputar.

Ausências FC Porto: As alterações a nível tático e estratégico nas equipas não serão muito grandes. Os processos estavam consolidados e, na paragem, trabalhou-se isso. A nível físico é um desafio muito grande para as equipas, mas penso que estamos prontos para disputar o desafio. Sabemos que não estamos da mesma forma como acabamos, mas rapidamente vamos chegar a esse nível.

Objetivos para a reta final: Temos dois objetivos desde o início da Liga. Um, que estamos quase a consegui-lo, é a permanência e o segundo é estarmos preparados para disputar todos os jogos com a nossa identidade e filosofia. É isso que prometemos nos dez jogos que faltam. Se isso nos garantir uma qualificação europeia, ótimo. No entanto, não é isso que nos move.

Sérgio Conceição: 

Como preparou o Famalicão: É uma situação nova para toda a gente, um desafio diferente. Em termos de preparação, pegando no que é a última imagem da equipa adversária, foi a mais fácil. Tivemos imenso tempo para preparar este jogo. Quanto ao que vamos encontrar, é uma incógnita (...) É um desafio diferente do que tivemos até agora. Agora, na preparação do jogo, aí foi preparado da mesma forma. Há, sim, a dificuldade daquilo que vamos encontrar do outro lado.

Expetativas para a reta final do campeonato: Espero que seja retomada a dinâmica que estava a ter, até porque, antes da paragem, a equipa estava bem, tinha ganho jogos importantes e recuperado na tabela alguns pontos que, para nós, eram essenciais para a luta. Espero dar continuidade a toda essa dinâmica. Não falo do último jogo, que foi o tal empate. Aproveito para desejar, às terceiras equipas que são tão importantes para o jogo, a maior felicidade do mundo, e que, no fim, quem ganhe, ganhe com mérito.

Presidente do Benfica disse que houve quem não quisesse que a Liga voltasse: Nunca parámos. Não fomos de férias, estivemos a trabalhar o tempo todo, ainda que de forma diferente. isso, por si só, demonstra a esperança que tínhamos de que o campeonato retomasse para que, dentro do campo, demonstrássemos que éramos e somos a melhor equipa.

Últimos onzes:

Famalicão: Vaná; Ivo Pinto, Nehuén, Roderick, Coly, Uros Racic, Gustavo Assunção, Diogo Gonçalves, Pedro Gonçalves, Walterson e Toni Martinez.

FC Porto: Marchesín, Corona, Mbemba, Marcano, Alex TellesOtávio, Danilo e Sérgio Oliveira; Nakajima, Marega e Soares

Últimos cinco jogos: 

Famalicão: E-E-D-V-E

FC Porto: D-V-D-V-E

Lesionados e castigados:

Famalicão: nada a assinalar

FC Porto: Alex Telles (castigado); Marcano (lesionado)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório