Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Mudança no futebol: Regra da mão na bola foi alterada

International Board (IFAB) divulgou as alterações às leis de jogo no futebol para 2020/21.

Mudança no futebol: Regra da mão na bola foi alterada
Notícias ao Minuto

10:46 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto IFAB

O International Board (IFAB) já divulgou as alterações às leis de jogo que serão implementadas já a partir deste mês de julho no futebol, com o intuito de fazerem já parte da nova época 2020/21. Através de um comunicado, o organismo informou os árbitros destas alterações, em que se destaca uma: a alteração da regra da mão na bola.

A partir da próxima temporada se a bola tocar na parte superior do braço, na zona compreendida entre a axila do jogador até à manga da camisola, o árbitro não deve considerar infração.

O objetivo é declarar com clareza a mão na bola, que assim passa a ser infração a partir do “limite do braço no ponto inferior da axila", lê-se no comunicado do IFAB.

Além disso, ao contrário do que estava em vigor, caso haja um toque involuntário do braço/mão na bola durante jogada ofensiva, o árbitro não precisa de marcar falta. Agora, apenas se a jogada ofensiva der origem a uma jogada perigosa ou em golo, deve ser considerada infração. Desta forma, um toque involuntário de um jogador com o braço pode não ser considerado falta.

Outras alterações

VAR: Sempre que o incidente em revisão pelo VAR for suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve rever o lance no monitor de campo.

Penáltis: Uma infração do guarda-redes só deve ser punida caso influencie diretamente o resultado final do penálti. Exemplo: se o guarda-redes movimentar-se e adiantar-se na linha de golo, mas o marcador não consegue marcar, a cobrança da grande penalidade não deve ser repetida. Caso o guarda-redes seja punido por sair da linha e a cobrança repetida, o cartão amarelo só deve ser mostrado caso o guarda-redes cometa duas vezes uma infração.

Dois amarelos podem não resultar em expulsão: Passamos a explicar. Se um jogador for admoestado no tempo regulamentar com um amarelo e depois, no desempate por penáltis, vir outro amarelo, não é expulso. Deve constar no relatório apenas que viu dois amarelos, sem ser considerado expulsão.

Pontapé de baliza: Se o guarda-redes passar para um companheiro e este retribuir o passe de cabeça ou com o peito, o lance terá de ser repetido.

Bolas paradas: É necessário respeitar os quatro metros de distância obrigatória, caso contrário o jogador deve ser punido com cartão amarelo.

Faltas: Não deve ser mostrado o cartão amarelo, caso o árbitro mande cobrar uma bola parada rapidamente ou der lei da vantagem após uma falta que interfira numa jogada clara de ataque.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório