Powered bySolverde
Disclaimer

Mudança no futebol: Regra da mão na bola foi alterada

International Board (IFAB) divulgou as alterações às leis de jogo no futebol para 2020/21.

futebol respect

© Reuters

Notícias Ao Minuto
09/04/2020 10:46 ‧ 09/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

IFAB

O International Board (IFAB) já divulgou as alterações às leis de jogo que serão implementadas já a partir deste mês de julho no futebol, com o intuito de fazerem já parte da nova época 2020/21. Através de um comunicado, o organismo informou os árbitros destas alterações, em que se destaca uma: a alteração da regra da mão na bola.

A partir da próxima temporada se a bola tocar na parte superior do braço, na zona compreendida entre a axila do jogador até à manga da camisola, o árbitro não deve considerar infração.

O objetivo é declarar com clareza a mão na bola, que assim passa a ser infração a partir do “limite do braço no ponto inferior da axila", lê-se no comunicado do IFAB.

Além disso, ao contrário do que estava em vigor, caso haja um toque involuntário do braço/mão na bola durante jogada ofensiva, o árbitro não precisa de marcar falta. Agora, apenas se a jogada ofensiva der origem a uma jogada perigosa ou em golo, deve ser considerada infração. Desta forma, um toque involuntário de um jogador com o braço pode não ser considerado falta.

Outras alterações

VAR: Sempre que o incidente em revisão pelo VAR for suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve rever o lance no monitor de campo.

Penáltis: Uma infração do guarda-redes só deve ser punida caso influencie diretamente o resultado final do penálti. Exemplo: se o guarda-redes movimentar-se e adiantar-se na linha de golo, mas o marcador não consegue marcar, a cobrança da grande penalidade não deve ser repetida. Caso o guarda-redes seja punido por sair da linha e a cobrança repetida, o cartão amarelo só deve ser mostrado caso o guarda-redes cometa duas vezes uma infração.

Dois amarelos podem não resultar em expulsão: Passamos a explicar. Se um jogador for admoestado no tempo regulamentar com um amarelo e depois, no desempate por penáltis, vir outro amarelo, não é expulso. Deve constar no relatório apenas que viu dois amarelos, sem ser considerado expulsão.

Pontapé de baliza: Se o guarda-redes passar para um companheiro e este retribuir o passe de cabeça ou com o peito, o lance terá de ser repetido.

Bolas paradas: É necessário respeitar os quatro metros de distância obrigatória, caso contrário o jogador deve ser punido com cartão amarelo.

Faltas: Não deve ser mostrado o cartão amarelo, caso o árbitro mande cobrar uma bola parada rapidamente ou der lei da vantagem após uma falta que interfira numa jogada clara de ataque.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas