Fabrício Baiano, médio de 27 anos, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, analisa esta quarta-feira as principais dificuldades que o Sporting vai encontrar na sua deslocação à Turquia, numa partida que decidirá quem, entre leões e Basaksehir, passará aos oitavos de final da Liga Europa.
Após uma vitória (3-1) em Alvalade, os comandados de Jorge Silas partem com alguma vantagem para o encontro, mas o atual líder do campeonato turco terá uma palavra a dizer neste duelo.
Prevendo um jogo muito equilibrado entre as duas equipas, o antigo médio do Marítimo, clube onde alinhou por duas temporadas, lembra quais poderão ser as principais armas da equipa de Istambul, reconhecendo ainda que os adeptos podem ter uma palavra a dizer no desfecho desta eliminatória.
"O Basaksehir tem uma equipa muito forte e estão a fazer uma temporada fantástica, de altíssimo nível e com uma regularidade impressionante. O Sporting não terá vida fácil na sua deslocação à Turquia. Acredito que será um dos jogos mais equilibrados desta ronda da competição. Eles pressionam bastante em casa e impõem um ritmo de jogo muito forte desde o início do encontro. A fase deles é muito boa e não será um jogo fácil", começou por referir o camisola 8 do Gençlerbirligi.
Fabrício Baiano no jogo frente ao Galatasaray© Getty Images
"A equipa do Basaksehir tem muita qualidade individual, além de ser muito experiente. Jogadores como o Aleksic, Visca e Crivelli podem fazer a diferença em qualquer jogo, mas todo o grupo deles todo é muito bom", explica o jogador de 27 anos, perspetivando também dificuldades 'nas bancadas', até pelo momento que vive o clube.
"Os adeptos turcos adoram futebol e eles sabem como fazer a festa nas bancadas. Será uma pressão grande para o Sporting jogar aqui. O Basaksehir tem vindo a passar por uma fase muito boa em termos desportivos e isso motivou ainda mais os seus adeptos. Eles também serão muito importantes nesta decisão", explicou o ex-Marítimo, falando depois sobre as principais diferenças encontradas nesta mudança para o futebol turco.
Fabrício Baiano, médio de 27 anos, alinhou os 90 minutos na partida, para a Liga turca, frente ao adversário do Sporting.© Getty Images
"O futebol português e o futebol turco são bastante diferentes. Sem dúvida alguma são duas potências no futebol e dois campeonatos que conseguem atrair grandes jogadores para os seus países. Portugal tem uma Liga que acaba por ser disputada por dois ou três clubes, mas aqui o equilíbrio é maior, apesar de existirem grandes clubes com investimentos maiores. Na Turquia investe-se muito dentro e fora de campo também. Os centro de treinos dos clubes são de muita qualidade", termina o centrocampista.
Relembre-se que na primeira mão, disputada em Alvalade, o Sporting conseguiu uma vitória por 3-1, marcando nesta partida para os verde e brancos Coates (3'), Sporar (44') e Vietto (51').