O Benfica resolveu, nos últimos dias, um dos dossiers pendentes para a nova temporada, conseguindo arranjar colocação para David Jurásek, que foi emprestado aos turcos do Besiktas. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, as águias detalharam os contornos financeiros do acordo com o Besiktas, e confirmaram a existência de uma opção de compra.
O Benfica revela que o clube turco ficou com uma opção de compra sobre o internacional checo no valor de oito milhões de euros, num montante que poderá chegar até aos 10 milhões de euros, mediando a concretização de objetivos, relacionados com o rendimento desportivo de David Jurásek.
A SAD do Benfica informou, ainda, que "terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 5%, para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador, e a Benfica SAD, caso a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador seja exercida, terá encargos com serviços de intermediação de 5% do valor fixo da venda deduzido do montante da solidariedade".
Por esclarecer, e sem qualquer menção ao tema, fica o valor da taxa de empréstimo que o Besiktas pagou para poder contar com David Jurásek no plantel da equipa orientada por Ole Gunnar Solskjaer, no ataque à nova temporada 2025/26.
Jurásek, 12 vezes internacional pela República Checa, fez a parte final da sua formação no Zbrojovka Brno, passando depois por Prostejov e Mladá Boleslav, antes de chegar ao Slavia Praga em 2021/22.
Pesadelo na Luz
David Jurásek nunca confirmou os créditos de craque que o Benfica foi buscar ao Slavia Praga a troco de 14 milhões de euros no verão de 2023. A missão de suceder a Alejandro Grimaldo era bastante complicada e Jurásek acabou por se revelar um autêntico flop, sendo emprestado pouco meses depois aos alemães do Hoffenheim, tendo feito apenas 12 jogos oficiais ao serviço das águias.
O clube alemão conseguiu renovar o empréstimo na época passada e o jogador de 24 anos contabilizou três assistências em 21 jogos disputados.
Agora David Jurásek vai ter nova aventura no estrangeiro, desta vez rumo à Turquia, onde vai alinhar pelo Besiktas, que conta, nas suas fileiras, com outros elementos com ligação ao Benfica, como Rafa Silva, João Mário ou Gedson Fernandes. De resto, foi o jogador quem escolheu o emblema turco, depois de analisar várias ofertas que tinha em cima da mesa, entre as quais estavam clubes da Grécia, Itália e Alemanha.
Recorde-se que David Jurásek tem contrato válido com o Benfica por mais três anos. Ou seja, até 2028.
Meité também já foi 'despachado'
A direção do Benfica também resolveu, no passado sábado, outro problema 'bicudo' no plantel, após conseguir fazer sair Soualiho Meité, de forma definitiva, para o PAOK, após duas épocas de empréstimo ao clube helénico.
As águias não revelaram os valores envolvidos no negócio, mas o PAOK terá pago cerca de um milhão de euros para ficar, de vez, com o médio francês que, tal como Jurásek, entra para as galerias dos maiores flops da história do Benfica.
Leia Também: Rui Costa 'arruma casa'. Benfica prestes a 'despachar' Meité e Jurásek