Procurar

Rui Costa 'arruma casa'. Benfica prestes a 'despachar' Meité e Jurásek

Médio francês vai ser vendido, de forma definitiva, aos gregos do PAOK, ao passo que o internacional checo será novamente emprestado, desta feita aos turcos do Besiktas. Rui Costa resolve, assim, dois casos 'bicudos'.

Rui Costa 'arruma casa'. Benfica prestes a 'despachar' Meité e Jurásek

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
27/06/2025 07:43 ‧ há 3 meses por Francisco Amaral Santos

Rui Costa está prestes a resolver dois dos dossiers pendentes no Benfica na preparação para a nova temporada. Soualiho Meité e David Jurásek não entravam nas contas de Bruno Lage e já têm o destino traçado. O médio francês vai continuar no PAOK, mas desvincula-se uma vez por todas, transferindo-se a título definitivo, ao passo que o internacional checo vai ser novamente emprestado, desta vez aos turcos do Besiktas, avança Fabrizio Romano esta sexta-feira.

 

Meité tinha apenas mais um ano de contrato com o Benfica, mas ainda rende um milhão de euros aos encarnados, depois de ter chegado à Luz no verão de 2021, oriundo do Torino, a troco de sete milhões de euros. 

Apesar de agradar ao então treinador Jorge Jesus, o médio francês ficou sempre muito longe de se afirmar com peça importante na equipa e as fracas exibições ao longo dos 27 jogos, disputados em 2021/22, foram suficientes para ser emprestado, na época seguinte, aos italianos da Cremonese.

Seguiu-se, posteriormente, a mudança para o PAOK, onde se conseguiu afirmar, com 42 jogos em 2023/24, mais 12 na última temporada. Meité convenceu de tal maneira os responsáveis do PAOK que estes decidiram mesmo por acionar a cláusula de compra prevista no contrato de empréstimo do Benfica. O negócio deverá ser formalizado nos próximos dias. 

Jurásek com pesadelo na Luz

Mais complicada era a situação de David Jurásek, jogador checo que o Benfica foi buscar ao Slavia Praga a troco de 14 milhões de euros no verão de 2023. A missão de suceder a Alejandro Grimaldo era bastante complicada e Jurásek acabou por se revelar um autêntico flop, sendo emprestado pouco meses depois aos alemães do Hoffenheim, tendo feito apenas 12 jogos oficiais ao serviço das águias. 

O clube alemão conseguiu renovar o empréstimo na época passada e o jogador de 24 anos contabilizou três assistências em 21 jogos disputados. 

Agora David Jurásek vai ter nova aventura no estrangeiro, desta vez rumo à Turquia, onde vai alinhar pelo Besiktas, que conta, nas suas fileiras, com outros elementos com ligação ao Benfica, como Rafa Silva, João Mário ou Gedson Fernandes. De resto, foi o jogador quem escolheu o emblema turco, depois de analisar várias ofertas que tinha em cima da mesa, entre as quais estavam clubes da Grécia, Itália e Alemanha. 

O internacional checo vai dispor de nova oportunidade para mostrar serviço na Europa e a direção liderada por Rui Costa fica a torcer pela sua valorização, com o intuito de conseguir reaver, no futuro, o avultado investimento feito há dois anos. 

Recorde-se que David Jurásek tem contrato válido com o Benfica por mais três anos. Ou seja, até 2028. 

Ataque ao mercado em breve

Estas duas saídas devem permitir ao Benfica ganhar mais margem de manobra na hora de atacar o mercado, com várias posições a serem motivo de preocupação para Rui Costa e Bruno Lage. 

Para já, as águias já asseguraram a permanência, a título definitivo, de Samuel Dahl, que estava cedido pela AS Roma, e a contratação de Amar Dedic, proveniente do RB Salzburgo, a troco de 10 milhões de euros, que deverá ser formalmente apresentado nos próximos dias. 

Leia Também: Foco total contra o calor. Benfica arrancou assim a 'operação Chelsea'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si