Powered bySolverde
Disclaimer

"A sociedade portuguesa deve dar uma resposta no combate ao racismo"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, disse hoje que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância.

Sociedade portuguesa "deve atuar no combate" ao fenómeno do racismo - Pedro Proença

©

Lusa
21/02/2020 20:57 ‧ 21/02/2020 por Lusa

Desporto

Pedro Proença

A Liga vai lançar durante este fim de semana uma campanha com o nome 'Não', que decorrerá durante a 22.ª jornada das I e II ligas, numa resposta ao incidente dos insultos racistas ao futebolista do FC Porto Moussa Marega, durante o encontro entre Vitória de Guimarães e 'dragões' da 21.ª jornada - vitória 'azul e branca' por 2-1 -, em que o avançado maliano abandonou o recinto de jogo.

"A primeira mensagem que deixo é que a sociedade portuguesa deve dar uma resposta no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga está desde 2015 na primeira linha deste combate e esta campanha é mais um sinal de intolerância para com estes fenómenos", disse hoje à agência Lusa Pedro Proença.

Como ação imediata, além desta campanha, Pedro Proença disse que agora "vão ser revistos todos os artigos do regulamento disciplinar da Liga e vai ser pedido um agravamento no que concerne ao combate à violência, racismo e intolerância".

"Deste modo, pretendemos que já para o ano haja um agravamento claro, para que comportamentos destes sejam erradicados do futebol", sublinhou.

Pedro Proença lembrou ainda que "na responsabilização penal, estes comportamentos são crime, pelo que é necessária rapidez nas decisões em casos como o de Guimarães e noutros semelhantes", tendo salientado ainda que, apesar de a Liga querer liderar o processo, "é necessário que os poderes executivo e judicial cumpram as suas obrigações nesta matéria".

 

VR // SR

Lusa/Fim

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Seleção nacional

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas