Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Champions de volta: Milhões em jogo e lusos em (quase) todos os campos

Os oitavos-de-final começam já esta terça-feira e proporcionam, ainda, o duelo entre dois dos jovens mais desejados do futebol europeu.

Champions de volta: Milhões em jogo e lusos em (quase) todos os campos

A espera chegou ao fim. É já esta terça-feira que arrancam os tão desejados oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde os 16 'sobreviventes' em prova irão procurar dar continuidade ao sonho de conquistar o maior título europeu de clubes.

Em prova já não se encontram equipas portugueses, face à eliminação do Benfica - que terá pela frente o Shakhtar Donetsk nos 16-avos-de-final da Liga Europa - mas não faltarão representantes do futebol luso em campo nesta fase da competição.

De tal maneira que, olhando com especial atenção ao 'salivante' quadro de jogos que teremos pela frente, só num deles não haverá qualquer jogador português em campo: no Chelsea-Bayern Munique, cuja primeira mão se joga no próximo dia 25 de fevereiro.

Mas não é só pelo futebol que se irá jogar nos principais anfiteatros do futebol europeu. Os participantes já sabem que, caso sigam em frente, terão à espera um volumoso prémio de 10,5 milhões de euros. Mas vamos por partes.

Portugueses em (quase) todos os campos

A primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões proporcionam, logo no primeiro dia, dois duelos de 'titãs', que contarão com a presença de jogadores portugueses. Desde logo na partida que colocará, frente a frente, o Atlético de Madrid, de João Félix e companhia, e o Liverpool, campeão europeu em título.

Simultaneamente, pelas 20h, o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, irá receber o Paris Saint-Germain. Uma partida que terá como principal 'aperitivo' o duelo entre duas das jovens promessas mais desejadas do futebol mundial: Erling Haaland, de um lado, e Kylian Mbappé, do outro.

Feitas as contas, um total de 12 atletas portugueses permanecem na luta pela conquista da presente edição da Liga dos Campeões.

Jogo Portugueses em ação
Borussia Dortmund-PSG Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)
Atlético de Madrid-Liverpool João Félix (Atlético de Madrid)
Atalanta-Valencia Thierry Correia e Gonçalo Guedes (Valencia)
Tottenham-Leipzig José Mourinho e Gedson Fernandes (Tottenham)
Chelsea-Bayern Munique /
Nápoles-Barcelona Mário Rui (Nápoles) e Nélson Semedo (Barcelona)
Lyon-Juventus Anthony Lopes (Lyon) e Cristiano Ronaldo (Juventus)
Real Madrid-Manchester City João Cancelo e Bernardo Silva (Manchester City)

Os milhões em jogo

Cada uma das 16 equipas que, neste momento, se encontra a disputar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões já encaixou, pelo menos, 24,75 milhões de euros: 15,25 milhões de euros por chegarem à fase de grupos, mais 9,5 milhões de euros por garantirem um dos dois primeiros lugares.

A isto, claro está, há que acrescentar os 2,7 milhões de euros recebidos por cada vitória e os 900 mil por cada empate, a prestação nas pré-eliminatórias e playoffs (para quem lá esteve), o prémio derivado do coeficiente no ranking da UEFA e a distribuição dos direitos televisivos.

Mas a 'chuva de milhões' não se fica por aqui. Cada equipa apurada para os quartos-de-final da competição irá receber mais 10,5 milhões de euros.

Fase da Liga dos Campeões Prémio
Fase preliminar 230 mil euros
Primeira pré-eliminatória 280 mil euros
Segunda pré-eliminatória 380 mil euros
Terceira pré-eliminatória 480 mil euros
Fase de grupos 15,25 milhões de euros
Oitavos-de-final 9,5 milhões de euros
Quartos-de-final 10,5 milhões de euros
Meias-finais 12 milhões de euros
Final 15 milhões de euros
Vencedor 4 milhões de euros (mais 3,5 milhões pelo apuramento para a Supertaça Europeia)

'Suspeitos do costume' longe da corrida pelo título de melhor marcador

Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões promovem, ainda, mais um episódio da corrida pelo título de melhor marcador da competição, que, pela primeira vez desde a temporada 2006/07, poderá não ir parar às mãos de Cristiano Ronaldo nem Lionel Messi.

O internacional português não tem vindo a ser propriamente feliz na prova milionária, e, apesar de ter disputado todos os jogos da fase de grupos, apenas fez o gosto ao pé por duas vezes. Quanto ao argentino, leva o mesmo número de tentos, com menos um jogo realizado.

Robert Lewandowski apresenta-se, para já, como o mais forte candidato a este troféu, graças aos dez golos marcados nas cinco jornadas nas quais participou na fase inicial da Liga dos Campeões, seguido por Erling Haaland, que registou oito golos pelo Salzburgo antes de partir para o Borussia Dortmund.

Posição Jogador Golos
1.º Robert Lewandowski (Bayern Munique) 10
2.º Erling Haaland (Borussia Dortmund) 8
3.º Harry Kane (Tottenham) 6
4.º Kylian Mbappé (PSG) 5
4.º Son Heung-min (Tottenham) 5
4.º Memphis Depay (Lyon) 5
4.º Mauro Icardi (PSG) 5
4.º Raheem Sterling (Manchester City) 5
4.º Dries Mertens (Nápoles) 5
4.º Lautaro Martínez (Inter de Milão) 5

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório