Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sporting reencontra-se com o homem que já 'despediu' Keizer e Pontes

Carlos Carvalhal defronta, pela terceira vez esta temporada, a sua antiga equipa e espera alcançar o terceiro encontro em outros tantos jogos, sendo que os dois anteriores não terminaram bem para a formação leonina.

Sporting reencontra-se com o homem que já 'despediu' Keizer e Pontes
Notícias ao Minuto

08:04 - 12/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Carlos Carvalhal regressou esta temporada ao campeonato português para assumir o comando técnico do Rio Ave, e, para além de ter colocado os vilacondenses de novo na rota da qualificação para as competições europeias, o técnico parece ter encontrado um antídoto para vencer o 'seu' Sporting.

O próximo sábado reserva-nos uma recepção do Rio Ave ao Sporting, em partida relativa à 21.ª jornada do campeonato nacional, naquele que será o terceiro, e último, encontro entre as duas formações no decorrer desta temporada.

Os últimos dois jogos da formação leonina frente ao clube de Vila do Conde não terminaram da melhor maneira, já que o Sporting saiu derrotado dessas duas ocasiões, logo no início da temporada. E há um factor no mínimo surpreendente, do ponto de vista negativo, que liga estas duas partidas.

O primeiro encontro entre Sporting e Rio Ave aconteceu a 31 de agosto e foi relativo à quarta jornada do campeonato nacional. É certamente um encontro de má memória para o agora capitão leonino Sebastián Coates. O defesa-central uruguaio cometeu as três grandes penalidades que deram origem aos três golos com que os vilacondenses saíram vencedores de Alvalade (2-3), sendo que o jogador acabaria por sair do encontro mais cedo por acumulação de amarelos.

O Sporting até começou a perder fruto de um golo de Filipe Augusto, logo aos seis minutos, mas remates certeiros do antigo capitão Bruno Fernandes (20 minutos) e do brasileiro Luiz Phellype (53') construíram a reviravolta leonina. No entanto, uma ponta final desastrosa de Coates, com duas faltas dentro da área nos últimos cinco minutos, selaram a vitória do Rio Ave. Ronan David marcou o segundo da equipa de Carlos Carvalhal (86 minutos), com Filipe Augusto a fechar o resultado final já nos descontos (90+1').

Esse encontro marcou também o fim da ligação de Marcel Keizer ao Sporting. O treinador holandês, agora no Al-Jazira, foi despedido por Frederico Varandas no dia 3 de setembro, pouco dias depois desta derrota em casa frente ao Rio Ave.

Para o lugar de Keizer foi chamado Leonel Pontes. O treinador da equipa de sub-23 dos leões assumiu de forma interina o cargo de treinador da equipa principal e guiou o Sporting até ao novo reencontro com o Rio Ave, desta feita para a fase de grupos da Taça da Liga.

A partida, realizada a 26 de setembro, terminou com nova vitória dos vilacondenses em Alvalade, desta feita por 2-1. Ronan David colocou os visitantes em vantagem aos 32 minutos, com Bruno Fernandes a responder logo de seguida com o golo do empate (35'). Quando o encontro caminhava para o apito final, Lucas Piazón marcou o golo de nova vitória do Rio Ave em Alvalade, aproveitando um mau alívio da defesa leonina.

O encontro marcou a primeira derrota do Sporting na fase de grupos da Taça da Liga, mas os leões conseguiram dar a volta a este resultado negativo e fechar a qualificação para a final-four da prova, onde acabariam eliminados nas meias-finais, frente ao Sporting de Braga.

A nova derrota com o Rio Ave marcou também nova mexida no comando técnico dos leões. Leonel Pontes, que não conseguiu vencer nenhum dos quatro jogos em que esteve ao leme da equipa principal, foi de novo enviado para os sub-23 e para o seu lugar foi chamado Jorge Silas, que tinha deixado há pouco tempo o comando técnico do Belenenses SAD.

Segue-se agora novo reencontro de Carlos Carvalhal com a sua antiga equipa, agora frente a um Sporting sem Bruno Fernandes e com Silas no banco de suplentes. Os leões são terceiros classificados na tabela classificativa com 35 pontos, mas um derrota nesta deslocação ao Estádio dos Arcos pode colocar os vilacondenses em igualdade pontual com a formação leonina. O jogo está marcado para o próximo sábado às 20h30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório