Meteorologia

  • 12 JULHO 2020
Tempo
30º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Os dados comprovam: Sporting é o 'grande' mais penalizado pelos árbitros

Jogadores leoninos já viram 58 cartões amarelos durante esta temporada. No lado oposto, está o Benfica que viu apenas 38 cartões amarelos.

Os dados comprovam: Sporting é o 'grande' mais penalizado pelos árbitros

A arbitragem de Jorge Sousa no encontro da última jornada do campeonato nacional entre Sporting de Braga e Sporting, que terminou com nova derrota dos leões, gerou polémica para os lado do clube de Alvalade.

Primeiro, foi o presidente Frederico Varandas a criticar o trabalho do árbitro portuense, com declarações muito inflamadas na zona mista do Estádio Municipal de Braga.

"Esta época, Jorge Sousa já nos arbitrou o jogo no Bessa, onde o Bruno Fernandes foi massacrado, nem sequer me recordo do número de faltas… Nesse jogo, conseguiu expulsar o Bruno do jogo. Há árbitros que são fracos, mas Jorge Sousa não é fraco. Tecnicamente, é bom. Mas não pode, aos 10 minutos de jogo, virar-se para o capitão do Sporting e dizer-lhe 'para a próxima ponho-te na rua'. Durante sete anos sentei-me no banco do Sporting, mais quatro em Setúbal, e não o vi a falar assim para nenhum dos capitães dos nossos rivais", referiu o presidente leonino.

De seguida, o responsável pela comunicação dos leões, Miguel Braga, emitiu um comunicado publicado no site oficial do Sporting onde defendia que Jorge Sousa "não pode apitar jogos" do clube

Das palavras, os leões passaram aos atos e decidiram enviar uma exposição ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, onde apontaram o dedo à dualidade de critérios do juiz portuense. Ainda assim, e segundo a imprensa desportiva nacional, o organismo liderado por José Fontelas Gomes não irá ceder às pretensões do Sporting, sendo que essa linha de conduta irá ser mantida em casos futuros.

Sporting é mesmo a equipa mais amarelada entre os três 'grandes' e... a segunda mais penalizada de toda a Liga

Estas declarações vêm adensar algumas críticas que os dirigentes leoninos já tinham realizado e que davam conta de que o Sporting seria o clube, entre os denominados três grandes, mais penalizado pela arbitragem.

Segundo dados estatísticos consultados pelo Desporto ao Minuto, o Sporting é, com larga vantagem, a equipa que mais cartões amarelos já viu no campeonato nacional dos três principais candidatos ao título. Os leões já viram, nas 19 jornadas disputadas, 58 cartões amarelos. Marcos Acuña e o novo capitão de equipa Sebastián Coates são os jogadores leoninos mais 'castigados' com seis cartões no pecúlio durante esta temporada.

O árbitro que mais 'castigou' o Sporting foi, precisamente, Jorge Sousa. O árbitro portuense foi destacado na presente época para apitar três jogos dos verde e brancos no campeonato português, tendo mostrado 16 cartões amarelos e dois vermelhos, um dos quais no estádio do Bessa, a Bruno Fernandes.

Hugo Miguel e Rui Costa fecham o pódio de juízes que mais cartolinas amarelas mostraram a jogadores do Sporting. O lisboeta esteve em três partidas dos leões esta época e mostrou 9 cartões, ao passo que o portista Rui Costa mostrou o mesmo números de cartões, mas em apenas dois jogos.

O FC Porto é o clube que está mais perto desta 'febre amarela' do clube de Alvalade. Os jogadores do FC Porto foram punidos com 46 amarelos e dois vermelhos. O defesa-central Iván Marcano é o mais amarelado no plantel portista, contando com seis cartões amarelos, seguindo-se nesta lista Otávio que recentemente cumpriu um jogo de suspensão por acumulação de cartolinas amarelas.

Alex Telles, Corona e Soares são os três atletas em perigo de falhar o próximo jogo dos portistas no campeonato nacional caso vejam um cartão amarelo no clássico de sábado com o Benfica.

À semelhança do Sporting, Jorge Sousa é também o árbitro que mais cartões amarelos a jogadores do FC Porto. Foram 15 cartolinas amarelas em três jogos dos azuis e brancos. Nuno Almeida, também em três partidas dos azuis e brancos, mostrou sete cartões amarelos, ao passo que Carlos Xistra foi ao bolso em oito ocasiões para amarelar atletas do plantel liderado por Sérgio Conceição.

No lado oposto está o Benfica. Os jogadores do clube da Luz são os mais bem comportado entre os três grandes e viram apenas 38 cartões amarelos em 19 encontros já realizados na I Liga, tendo sido admoestados também com dois vermelhos.

Adel Taarabt é o jogador mais 'mal comportado' no plantel de Bruno Lage, tendo sido amarelado em cinco ocasiões. O capitão André Almeida está em risco de falhar um jogo por já ter acumulado quatro cartões amarelos ao longo de 13 jogos cumpridos no campeonato nacional.

Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, foi o árbitro que mais vezes esteve presente em encontros do clube da Luz, e durante os quais foi por seis vezes ao bolso para retirar o cartão amarelo. Hugo Miguel e Jorge Sousa também mostraram seis cartões amarelos a atletas das águias, mas em apenas duas partidas.

Por fim, refira-se que o Boavista é o emblema da I Liga mais castigado em termos de amostragem de cartões amarelos. As panteras têm 67 cartões amarelos vistos e três expulsões por vermelho. Assim, os axadrezados são o único emblema que tem 'disciplina mais apertada' face ao Sporting. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório