Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Pochettino vs Mourinho: Quem tem o melhor início no comando do Tottenham?

Treinador português cumpriu na noite de quarta-feira o 19.º encontro no comando técnico dos Spurs, depois de ter substituído Mauricio Pocchetino. A classificação na Premier League melhorou a olhos vistos, a próxima fase de Champions foi garantida e a luta por um lugar na prova milionária na próxima época está em aberto.

Pochettino vs Mourinho: Quem tem o melhor início no comando do Tottenham?
Notícias ao Minuto

08:02 - 06/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

José Mourinho chegou ao comando técnico do Tottenham a 20 de novembro do ano passado e pela frente tinha uma missão no mínimo complicada. Os Spurs vinham de uma 'relação' de longa data com Mauricio Pocchetino, treinador argentino que esteve mais de cinco temporadas no clube londrino, e encontravam-se numa posição incomodativa na Premier League.

Mais do que a crise de resultados que vinha afetando os londrinos, Mourinho teve a difícil tarefa de virar a página a um reinado que levou o Tottenham a elevados patamares, os quais nunca tinham sido alcançados antes da contratação do treinador argentino.

Com Pocchetino no comando técnico, o emblema londrino tornou-se um 'habitué' na luta pelo título de campeão inglês e até chegou a uma final da Liga dos Campeões na época passada. Mas a presença neste jogo teve pouco peso na hora da despedida. O início desta época foi muito abaixo das expectativas e a direção liderada por Daniel Levy não teve outra opção que não despedir o antigo internacional argentino.

A aposta recaiu na contratação de José Mourinho. O treinador português, já com provas dadas ao serviço de Chelsea e Manchester United, agarrou no Tottenham quando a equipa estava num deceptionante 14.º lugar, seis pontos à frente da primeira equipa abaixo da linha de água. Os lugares de acesso à Liga dos Campeões estavam a 11 pontos de distância.

Dois meses e meio de Mourinho em Londres, com uma equipa técnica totalmente renovada, chegaram para recolocar o Tottenham na rota da luta por um lugar de acesso à Liga dos Campeões no próximo ano. Os spurs ocupam atualmente o quinto lugar da tabela classificativa, a cinco pontos do Chelsea que ocupa a última vaga de acesso à prova milionária.

No que toca à Liga dos Campeões, Mourinho conseguiu manter a equipa em prova e qualificá-la para os oitavos de final da competição. Uma vitória frente ao Estrela Vermelha, um empate com o Olympiacos, de Pedro Martins, e uma goleada por 7-2 em Munique mantiveram os spurs em prova, tendo agora pela frente o RB Leipzig.

Pelo meio, José Mourinho ultrapassou um mercado de transferências que lhe permitiu assegurar as contratações de Gedson Fernandes e Steven Bergwijn, que veio para dar mais opções ofensivas para o ataque dos Spurs, que agora estão privados de Harry Kane por várias semanas. Do lado das saídas, o Tottenham viu confirmada, finalmente, a saída de Christian Eriksen.

Mourinho e Pocchetino com dez vitórias nos primeiros 19 jogos

Cumprido o 19.º encontro ao serviço dos londrinos, José Mourinho tem um registo em tudo semelhante ao do início do seu antecessor em White Hart Lane, em 2014/15. Com a vitória da última noite frente ao Southampton, e a consequente passagem aos oitavos de final da Taça de Inglaterra, o treinador português chegou ao décimo triunfo no comando técnico dos spurs. A estes resultados somam-se cinco empates e quatro derrotas.

Mauricio Pochettino chegou a Londres no verão de 2014 depois de um bom trabalho realizado no Southampton e nos primeiros 19 jogos no banco de suplentes dos londrinos alcançou também dez vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Nesse período, o treinador argentino conseguiu qualificar o Tottenham para a fase de grupos da Liga Europa e para a quarta eliminatória da Taça da Liga, competição que não foi disputada por Mourinho pelo facto dos spurs já terem sido eliminados antes da chegada do português.

Mauricio Pochettino vs José Mourinho
10 Vitórias 10
4 Empates 5
5 Derrotas 4

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório