Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ac. Viseu-FC Porto: Duelo na cidade de Viriato por um lugar no Jamor

Viseenses nunca ganharam num jogo contra o FC Porto, que procura regressar à final da Taça de Portugal pelo segundo ano seguido.

Ac. Viseu-FC Porto: Duelo na cidade de Viriato por um lugar no Jamor
Notícias ao Minuto

08:10 - 04/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

O Académico de Viseu, recebe, esta terça-feira o FC Porto, naquele que é um jogo da primeira-mão da meia-final da Taça de Portugal.

O emblema do distrito de Viseu, único representante da II Liga ainda em prova, está pela primeira vez nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter superado o também surpreendente Canelas 2010 (1-0), do Campeonato de Portugal, na ronda transata.

Ainda assim, os viseenses não terão tarefa fácil para chegar pela primeira vez ao Estádio do Jamor. Em 11 partidas frente ao FC Porto (8 no campeonato e três na Taça de Portugal), o Académico de Viseu nunca venceu em nenhuma ocasião.

O último confronto entre estas duas equipas aconteceu em 2001, no Estádio do Fontelo, e os dragões golearam por 4-0, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Os portistas, vencedores da competição em 16 ocasiões e finalistas da edição anterior, não erguem o troféu há quase uma década, desde 2010/11, na altura sob o comando de André Villas-Boas, sendo que neste período perderam as finais de 2015/16, com o Sporting de Braga, e 2018/19, com o Sporting.

Na antevisão ao encontro, Sérgio Conceição rejeitou a ideia de que irá apresentar uma equipa com muitas mudanças, apesar da proximidade do 'clássico' com o Benfica e destacou a importância que a Taça de Portugal tem para o clube.

Já Rui Borges, técnico dos viseenses, sublinhou que o FC Porto é um adversário "fortíssimo", mas salientou também que no futebol já não há "papões".

O encontro entre Académico de Viseu e FC Porto tem início marcado para as 20h45 e poderá acompanhar todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto:

Rui Borges:

Adversário forte: O FC Porto tem um plantel recheado de muita qualidade, joga com o Benfica a seguir, poderá fazer uma ou outra alteração, perdeu a final da Taça da Liga, mais do que nunca quererá chegar à final, é uma equipa que luta para ganhar em todas as competições em que se insere, estamos a falar de um grande clube europeu, mundial, e por isso acreditamos que virá um Porto forte, com ambição de resolver já aqui a eliminatória.

Chegar à final: Será muito importante o apoio dos nossos adeptos, a nossa ambição é levar o jogo para a segunda mão para o Dragão. Acreditamos que é possível continuar a fazer história no clube, o grupo está comprometido, está com vontade de jogar, está tranquilo, com respeito, não é preciso motivação, concentrado naquilo que é o seu objetivo

Estado de espírito: Não chegamos aqui por acaso, hoje em dia já não existem tantos papões como antigamente. Acredito que os jogadores estejam um pouco ansiosos que chegue a hora do jogo. Os jogadores terão de estar comprometidos, aproveitar o momento, com uma paixão enorme pelo jogo e que o demonstrem no jogo como fazem diariamente no treino.

Sérgio Conceição:

Fracassos nas anteriores edições da Taça não lhe tira vontade de ganhar este troféu: Se não sentisse vontade de ganhar jogos ia-me embora. O FC Porto comigo tem chegado quase sempre ou perto do fim em todas as competições. Já podíamos ter ganho uma mão cheia de troféus, mas faltaram alguns pormenores para os conseguir. Mas não desisto de ser mais feliz do que fomos anteriormente nestas competições [Taça de Portugal e Taça da Liga]. 

Pensamento no Clássico frente ao Benfica: Era uma enorme falta de respeito não estarmos a pensar no Académico de Viseu, um adversário histórico,  numa meia-final de uma competição muito importante. Todos os jogos são boas oportunidades para os que aqui estão mostrarem que merecem estar no onze.

Importância de conseguir um bom resultado na primeira mão: Estamos a falar de uma equipa que tem feito um trajeto muito interresante no campeonato e sobretudo na Taça. Uma equipa que sofre muito poucos golos. Vai ser um jogo em que queremos ganhar. Trata-se de um jogo importante, de uma meia-final da Taça. Damos bastante importância a esta competição. 

Últimos resultados:

Académico de Viseu: V-V-E-V-D

FC Porto: D-V-D-V-V

Últimos onzes:

Académico de Viseu: Ricardo Janota, Rui Silva, João Pica, Felix Mathaus, Jorge Miguel, Kelvin, João Oliveira, Latyr Fall, Anthony Carter, Bruninho e João Mário.

FC Porto: Marchesín, Manafá, Marcano, Mbemba, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Otávio, Uribe, Corona, Soares e Luis Díaz.

Ausências:

Académico de Viseu: Nada a registar

FC Porto: Pepe, Danilo, Aboubakar e Nakajima.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório