O impacto dos reforços de Varandas: 40 milhões, quatro entradas no onze

Jogadores contratados pelo presidente leonino demonstram dificuldades na adaptação e afirmação na equipa. Já foram investidos praticamente 40 milhões de euros em novos futebolistas desde a chegada de Varandas.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
25/01/2020 08:03 ‧ 25/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Análise

Frederico Varandas assumiu a presidência do Sporting em setembro de 2018, já com a temporada em andamento, e poucos dias depois do fecho do mercado de transferências.

A primeira face demonstrada pelo leão de Varandas foi, por isso, condicionada pelo planeamento da Comissão de Gestão, então liderada por José de Sousa Cintra, que assumiu funções na sequência da saída de Bruno Carvalho.

Foi em janeiro do ano seguinte que o novo presidente leonino teve a oportunidade de fazer chegar a Alavalade os seus primeiros reforços para a equipa principal do Sporting, já depois de ter despedido José Peseiro e ter contratado Marcel Keizer para ocupar o cargo de treinador.

Desde então, Varandas, que escolheu Hugo Viana para ser o diretor desportivo do seu projeto, já gastou quase 40 milhões de euros em novos jogadores para o plantel principal verde e branco. Um investimento significativo em pouco menos de um ano e meio e num total de três janelas de transferências, sendo que a atual está ainda a uma semana do seu término.

Muitos milhões, mas poucas entradas no onze

Analisando o lote de futebolistas contratados por Varandas, salta à vista o pouco impacto que as contratações do presidente do Sporting tiveram no onze inicial leonino.

Em janeiro de 2019, durante o seu primeiro mercado como líder do emblema lisboeta, Varandas fez chegar Tiago IloriCristian BorjaIdrissa Doumbia, Gonzalo Plata e Luiz Phellype, mas apenas o médio costa-marfinense e o avançado brasileiro têm sido apostas regulares entre os titulares do Sporting.

No último verão, Luciano Vietto, Rafael Camacho, Valentin Rosier, Eduardo Henrique e Luís Neto foram contratados em definitivo, com JeséYannick Bolasie e Fernando a chegarem a Alvalade na condição de emprestados. Mais uma vez, entre o lote de reforços que aterrou em Alvalade vislumbraram-se poucas entradas diretas no onze; apenas Vietto e Bolasie são presenças assíduas entre os titulares.

Os reforços de Varandas:

Reforços contratados por Frederico Varandas Custo da transferência
Idrissa Doumbia 3,8 milhões de euros
Cristian Borja 3,2 milhões de euros
Tiago Ilori 2,4 milhões de euros
Luiz Phellype 500 mil euros
Gonzalo Plata 1,1 milhões de euros
 Luciano Vietto 7,5 milhões de euros
 Rafael Camacho 5 milhões de euros
Valentin Rosier 5 milhões de euros
Eduardo Henrique 3 milhões de euros
Luís Neto Transferência livre de encargos
Jesé Empréstimo
Yannick Bolasie Empréstimo
Fernando Empréstimo
Andraz Sporar 6 milhões de euros
Total: 14 jogadores Total: 37,5 milhões de euros

Um reforço para mudar o atual paradigma

Quarto classificado a meio da presente edição do campeonato nacional, a 19 pontos da liderança, o Sporting chegou a este mercado de janeiro ciente da necessidade que existe de reforçar a equipa para o que falta da temporada.

Ainda assim, até ao momento Varandas fez chegar apenas um jogador ao reino do leão, o avançado esloveno Andraz Sporar. Aos 25 anos, o ponta de lança, que jogava no Slovan Bratislava, atravessa uma das melhores fases na carreira, tendo apontado 21 golos (em 26 jogos oficiais) em 2019/20.

A expectativa é que Sporar terá pouco tempo em agarrar um lugar no onze e que se afirme como a referência ofensiva de que os leões tanto necessitam, fazendo esquecer Bas Dost - algo que Luiz Phellype não tem conseguido fazer.

O Sporting investiu, no imediato, seis milhões de euros no seu passe, tornando-o no quarto ponta de lança mais caro da história do clube. Um investimento desta magnitude, sobretudo tendo em conta a situação financeira do conjunto verde e branco, obriga a que Sporar tenha um impacto imediato na equipa. Veremos se Varandas acertou, desta vez.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pavlidis reage ao Benfica-Sporting: "Enquanto a oportunidade existir..."

I Liga

Pavlidis reage ao Benfica-Sporting: "Enquanto a oportunidade existir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas