Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Sporar é um avançado completo. Vai fazer a diferença no Sporting"

Os leões têm novo avançado e o Desporto ao Minuto foi falar com Ricardo Alves, que partilhou balneário com o jogador esloveno no Olimpija Ljubljana.

"Sporar é um avançado completo. Vai fazer a diferença no Sporting"
Notícias ao Minuto

08:01 - 24/01/20 por Gonçalo Tristão Santos com Carlos Pereira Fernandes

Desporto Entrevista exclusiva

Confirmada a chegada de Andraz Sporar ao reino do leão, o Desporto ao Minuto foi tentar saber mais sobre este novo avançado do Sporting, que apresenta um cartão de visita digno de inveja, com 21 golos marcados esta época em 26 jogos oficiais com as cores do Slovan Bratislava.

Nesse sentido, o nosso site foi à procura de Ricardo Alves, médio português que representa os russos do Orenburg e que, em 2015/16, jogou ao lado de Sporar no Olimpija Ljubljana, da Eslovénia, país em que nasceu o mais recente reforço leonino.

"O Sporar é um avançado inteligente, rápido e que tem muita facilidade em fazer golos. Vai ser uma ajuda importante para o Sporting. Foi uma boa contratação", começou por afirmar Ricardo Alves.

"Estamos a falar de um jogador que, apesar de ser jovem [25 anos], tem experiência e vai ser fundamental no esquema tático do Sporting. Vai ser um jogador importante. É um avançado móvel e eu penso que, com o estilo de jogo que o Sporting tem, o Sporar é um jogador para fazer a diferença", assegurou, antes de se pronunciar a respeito dos pontos fortes e fracos do novo ponta de lança do emblema de Alvalade.

"Pontos fracos não vejo muitos, para ser sincero. Quanto aos pontos fortes: o Sporar, para um avançado, é rápido, sabe movimentar-se bem, consegue rematar, seja de pé esquerdo ou pé direito, e é forte fisicamente. Acho que é um avançado completo", considerou Ricardo Alves.

O que pode oferecer Sporar

Mas, afinal, que tipo de avançado contratou o Sporting ao Slovan Bratislava? Pelo que nos conta Ricardo Alves, estamos na presença de um ponta de lança que, apesar de oferecer alguma mobilidade ao jogo das suas equipas, tem a grande área como o seu espaço predileto dentro das quatro linhas.

"Descair nas linhas não acredito que o vá fazer, pois ele movimenta-se de forma a tentar procurar o golo. Fugir para as linhas não seria muito benéfico. Inteligente como ele é, vai tentar fazer diagonais curtas para procurar o golo, que é isso que se espera dele", atirou

Investimento significativo

Fruto dos 6 milhões de euros que os leões pagaram (por agora, uma vez que o negócio pode ascender aos 7 milhões mediante o cumprimento de objetivos) pelo seu passe, Sporar tornou-se no quarto ponta de lança mais caro da história do Sporting - apenas Bas Dost, Luciano Vietto e Mário Jardel obrigaram o clube a um investimento superior.

Um cenário que, porém, e no entender de Ricardo Alves, "não vai interferir" com o rendimento do jogador em Alvalade.

"Não vai interferir. Ele já passou por vários clubes, já tem um bom currículo. Mas agora, no Sporting, vai dar o salto de que precisava. Foi uma boa contratação por parte do Sporting e uma boa decisão por parte do Sporar. Foi uma boa decisão para ambas as partes", opinou.

Paragem inoportuna

Apesar de não prever "grandes dificuldades" na adaptação de Sporar, até porque estamos a falar de um jogador com "características que se identificam com o futebol português", Ricardo Alves alertou-nos para o facto de o campeonato eslovaco estar interrompido desde o início de dezembro, devido às condições climatéricas que se fazem sentir naquele país nesta altura do ano - o último jogo oficial do novo ponta de lança do Sporting data de 12 de dezembro, quando o Slovan Bratislava recebeu o Sporting de Braga, para a fase de grupos da Liga Europa.

"A sua adaptação pode tardar mais um pouco por ele não estar fisicamente preparado. O campeonato deles tem a paragem de inverno devido ao mau tempo e, por isso, ele vai começar um pouco atrás dos seus colegas. Mas, quanto estiver fisicamente preparado, não vai ter problemas nenhuns em fazer a diferença", explicou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório