Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O eclipse de Florentino: Da titularidade ao lugar cativo na bancada

Médio português falhou seis das últimas sete partidas dos encarnados, tendo sido opção apenas nos encontros da Taça da Liga. Última partida no campeonato remonta ao início de novembro.

O eclipse de Florentino: Da titularidade ao lugar cativo na bancada
Notícias ao Minuto

08:04 - 11/01/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Florentino Luís é um caso de estudo nas escolhas de Bruno Lage. O médio formado no Seixal, um dos mais utilizados na segunda metade da época passada que culminou com a conquista do título de campeão nacional, 'desapareceu' dos eleitos do técnico, isto depois de até ter começado a época como titular.

O jovem, de 20 anos, foi um dos muitos 'meninos' promovidos por Bruno Lage aquando da subida do setubalense à equipa principal dos encarnados, em janeiro do ano passado, e rapidamente se impôs no meio-campo primeiro ao lado de Samaris e depois ao lado de Gabriel já no decorrer desta época.

O médio começou a época a titular na goleada (5-0) frente ao Sporting  na Supertaça realizada no Algarve e seguiram-se depois titularidades frente a Paços de Ferreira, Belenenses SAD, FC Porto (jogou 79 minuto) e Sp. Braga, encontro de onde saiu lesionado. O camisola 61 dos encarnados contraiu uma lesão no menisco interno do joelho direito no encontro dos bracarenses e esteve ausente durante vários encontros. A operação chegou a ser ponderada, mas Florentino Luís conseguiu recuperar sem 'ir à faca'.

O retorno aos relvados aconteceu na vitória (4-0) sobre o Cova da Piedade, a contar para a Taça de Portugal, aos quais se seguiram titularidades em cinco jogos. Florentino fez parte do onze inicial nos dois jogos da Liga dos Campeões frente ao Lyon, e em três encontro da I Liga com Tondela, Rio Ave, e Santa Clara, partida na qual foi substituído ao intervalo.

E foi precisamente o encontro com os açorianos que marcou um ponto de viragem na utilização de Florentino. O jogo em São Miguel, a 9 de novembro do ano passado, foi mesmo o último em que o médio foi utilizado para o campeonato nacional. Dois meses passaram e o jovem foi convocado apenas para a partida frente ao Marítimo, a 30 de novembro, mas não chegou a saltar do banco de suplentes.

Desde a partida frente aos insulares, o jovem formado no Seixal somou apenas 135 minutos de jogos, distribuídos pelos jogos da Taça da Liga contra Sporting da Covilhã (45 minutos) e Vitória FC (90 minutos), encontros em que Bruno Lage colocou em campo jogadores menos utilizados, caso de Zivkovic ou Caio Lucas, por exemplo. 

Em termos gerais, Florentino Luís falhou seis dos últimos sete encontros dos encarnados, não tendo sido chamado para os jogos com o Desportivo das Aves (realizado ontem no estádio da Luz), Vitória SC, Sp. Braga (Taça de Portugal), Famalicão, Zenit e Boavista, partidas em que tem sido utilizada a dupla Gabriel-Taarabt. Em suma, são 135 minutos nos últimos 10 encontros do clube da Luz.

Competição Jogos Minutos jogados
I Liga 7 574
Liga dos Campeões 2 180
Taça da Liga 2 135
Taça de Portugal 1 20
Supertaça 1 90
Total 13 999

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório