Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sporting-FC Porto: Um Clássico pode relançar ou... afundar

Fique com a antevisão do jogo grande da 15.ª jornada.

Sporting-FC Porto: Um Clássico pode relançar ou... afundar
Notícias ao Minuto

07:10 - 05/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Sporting e FC Porto defrontam-se este domingo em Alvalade, a partir das 17h30. Um Clássico do futebol português e o jogo grande da 15.ª jornada que, apesar de não ser decisivo, como disse Sérgio Conceição, pode ajudar à decisão de muita coisa.

Os dragões não ganham em casa do rival lisboeta para o campeonato há já 11 anos. Um dado estatístico que para o treinador do FC Porto pouco conta. Mas a verdade é que uma derrota em Alvalade, pode complicar a luta pelo título aos azuis e brancos e relançar o Sporting na disputa pelo segundo lugar.

Quanto à vitória do FC Porto neste Clássico, pode dificultar ainda mais a vida ao Sporting, que parte para esta jornada a 9 pontos do segundo lugar, onde estão os dragões. 

Porém, se olharmos aos dois últimos jogos entre FC Porto e Sporting, em Lisboa e a contar para a I Liga, terminaram em empate e... sem golos. Veremos mais logo, a partir das 17h30, que desfecho terá este Clássico.

Silas

O que significa o Clássico: Estivemos muito tempo afastados do pódio, e, neste momento, queremos apanhar o segundo, e, depois, se conseguirmos, pensar no primeiro lugar. Os jogadores trabalharam muito para poder estar em condições de poder ganhar. Queremos ganhar para estarmos mais próximos do segundo. Vale mais de três pontos, mesmo do ponto de vista anímico. É sempre uma vitória contra um forte candidato ao título, que tem os mesmos objetivos que nós. Além disso, jogamos em casa. Se ganharmos, estaremos claramente na luta pelo segundo lugar. Depois de atingir o segundo, se conseguirmos, pensaremos no primeiro.

Mudanças em relação ao jogo com o Santa Clara: Podemos fazer uma ou outra alteração. Nos últimos quatro jogos temos 11 golos marcados, quatro vitórias.... Estamos a ganhar rotinas importantes, mas vamos defrontar um grande adversário, o que por vezes nos obriga a mudar.

Experiência contra o FC Porto: Estamos inseridos num contexto diferente e poderemos usar defesa a três ou a quatro. Depende do que analisemos do FC Porto, que é diferente do que eu defrontei. As equipas vão-se transformando e nós temos que saber viver com isso, porque não jogamos sozinho. Seja qual for a nossa estratégia, será sempre para atacar melhor, nunca para defender melhor.

Sérgio Conceição

Importância do Clássico: Estamos preparados. A importância do jogo é igual para os dois clubes, até porque estes clubes clubes grandes têm sempre a obrigação de ganhar, independentemente da classificação e do momento das equipas. Esperamos um jogo com o favoritismo repartido a 50/50 e um jogo diferente de todos os Sporting-FC Porto que houve. Cada jogo tem a sua história.

Jogo decisivo?: Os jogos são sempre importantes, não sabemos qual deles será decisivo ou o mais importante para a decisão do título. Os jogos entre os rivais são importantes, são jogos de seis pontos, como se costuma dizer, pois podem impedir o rival direto de conquistar pontos. Mas, depois deste jogo, ainda faltam 19 jornadas. É muito campeonato. Não vai decidir absolutamente nada.

Mercado de janeiroSaídas? Há sempre esse perigo. Pode haver um clube que chegue e bata a cláusula de rescisão de um jogador, levando-o se ele quiser. Há situações que não podemos controlar. Se eu quero que isso aconteça, o que venha algum jogador do plantel? Isso já disse, em dezembro, que o plantel está fechado. Aliás, está aberto porque há jogadores da equipa B interessantes e podem ser reforços para a equipa principal.

Últimos onzes

Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Rafael Camacho, Bolasie e Vietto.

FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Marcano, Mbemba, Manafá, Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Nakajima, Marega e Soares.

Últimos resultados

Sporting: V-V-D-V-V

FC Porto: E-V-V-V-V

Ausentes

Sporting: Renan, Luís Neto e Jovane Cabral.

FC Porto: Romário Baró e Vincent Aboubakar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório