Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Leão acorda a tempo e garante final four da Taça da Liga

Sporting bateu Portimonense para assegurar lugar na próxima fase da prova.

Leão acorda a tempo e garante final four da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

18:50 - 21/12/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça da Liga

Neste sábado, o Sporting venceu na visita ao reduto do Portimonense, por 4-2, para carimbar o 'passaporte' para a final four da Taça da Liga.

A equipa orientada por António Folha chegou à vantagem logo aos 16 minutos, graças a um golo de grande penalidade de Jackson Martínez. Rafael Camacho parou Júnior Tavares em falta na área leonina, o árbitro João Pinheiro assinalou a infração e, da marca dos onze metros, o avançado colombiano não tremeu e atirou a contar.

Os algarvios ampliaram a vantagem pouco depois da meia hora de jogo, aos 31', beneficiando da 'ajuda' de Jérémy MathieuAylton Boa Morte realizou um cruzamento rasteiro desde a esquerda e o francês, ao tentar cortar a bola, introduzia-a na própria baliza.

Os leões, contudo, conseguiram chegar ao golo ainda antes do intervalo. Já com a equipa instalada no meio-campo do Portimonense, Bruno Fernandes cruzou de forma milimétrica para a cabeça de Luciano Vietto, que marcou para encurtar distâncias no marcador; estavam decorridos 37 minutos de jogo.

O emblema de Alvalade partiu em busca do segundo golo e chegou ao empate no último quarto de hora do tempo regulamentar, à passagem do minuto 77: Rafael Camacho protagonizou uma excelente jogada individual na área do Portimonense e tirou dois adversários do caminho antes de rematar de forma colocada, apontado um autêntico golaço para empatar a partida.

O golo da vitória surgiu apenas seis minutos depois, aos 83'. Bruno Fernandes voltou a 'abrir o livro', realizou um passe de génio para Gonzalo Plata e o extremo verde e branco não desperdiçou a oportunidade de marcar e confirmar a 'cambalhota' no marcador.

Até final, tempo ainda para Luiz Phellype brilhar, ele que havia começado a partida no banco, devido a uma gastroenterite. Já no interior da área algarvia, o brasileiro disparou e apontou um golo de belo efeito, fixando o resultado final.

Na sequência desta vitória, e tendo em conta também que, em Vila do Conde, o Gil Vicente bateu o Rio Ave por 1-0, o Sporting garantiu o primeiro lugar do grupo C, com seis pontos conquistados, e assegurou o apuramento para a final four desta Taça da Liga.

Minuto a Minuto:

90+5' - Final da partida em Portimão! O Sporting bateu o Portimonense por 4-2 e está na final four da Taça da Liga.

90+5' - Golo do Sporting! Remate colocado de Luiz Phellype e está feito o 4-2.

90' - São quatro os minutos de compensação nesta segunda parte.

90' - Livre direto de Lucas Fernandes, ao lado da baliza do Sporting.

88' - Portimonense voltou a mexer: saiu Dener e entrou Iury Castilho.

83' - Golo do Sporting! Marcou Gonzalo Plata para confirmar a 'cambalhota' no marcador, após passe de Bruno Fernandes. 3-2.

83' - Sporting esgotou as substituições: Battaglia rendeu Wendel.

81' - Camacho voltou a fazer um remate colocado, desta vez à figura de Gonda.

77' - Golo do Sporting! Trabalho fantástico de Rafael Camacho na área do Portimonense, ele que tentou a sorte com um remate colocado e a bola só parou no fundo das redes algarvias. 2-2.

74' - Nova alteração no Sporting: Gonzalo Plata rendeu Doumbia.

74' - Tabata viu o cartão amarelo após parar Acuña em falta.

71' - Jogada de qualidade do ataque do Portimonense culminou em cabeceamento de Jackson, à figura de Maximiano.

67' Sporting também já mexeu na equipa: Luiz Phellype entrou para o lugar de Ristovski.

61' - Primeira substituição no Portimonense: saiu Fernando e entrou Tabata.

58' - Cartão amarelo para Fernando, que cometeu falta sobre um jogador do Sporting.

54' - Remate colocado de Vietto à entrada da área, com a bola a sair ao lado da baliza do Portimonense.

50' - O que acaba de falhar ViettoO argentino estava isolado na cara de Gonda, tinha tudo para marcar, mas atirou ao lado.

46' - Que perdida do Portimonense! Com a baliza à sua mercê, Boa Morta tinha tudo para marcar, mas acertou em cheio no poste da baliza de Maximiano, após falha da defesa do Sporting.

46' - Já se joga a segunda parte desta partida! Desta vez, saiu a jogar a equipa do Portimonense.

O golo com o qual o Sporting encurtou distâncias em Portimão

45+1' - Final da primeira parte em Portimão! O Portimonense vai vencendo o Sporting por 2-1.

45' - Um minuto de tempo extra nesta primeira parte.

45' - Cartão amarelo para Jackson Martínezque parou um jogador do Sporting em falta.

45' - Bolasie viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, sendo expulso. O extremo do Sporting terá acertado na cara de Willyan, num lance polémico, e João Pinheiro assinalou a falta.

41' - Sporting carrega em busca do empate, jogando agora no meio-campo do Portimonense, mas sem criar verdadeiras ocasiões de perigo.

37' - Golo do Sporting! Marcou Vietto de cabeça, na resposta a cruzamento de Bruno Fernandes. 2-1.

O autogolo de Mathieu que colocou o Portimonense a vencer por 2-0

37' - Pedro Sá tentou a sorte de muito longe, mas a bola saiu á figura de Maximiano.

Foi assim que o Portimonense se colocou em vantagem

35' - Remate forte de Boa Morte, muito por cima da baliza do Sporting.

31' - Golo do Portimonense! Boa Morte cruzou rasteiro, Mathieu tentou desviar a bola, mas colocou-a na sua própria baliza. Está feito o 2-0.

30' - Portimonense voltou a ficar perto do golo! Jackson ganhou no ar, na sequência de um canto, mas atirou ao lado da baliza à guarda de Maximiano.

27' - Sporting ficou à beira do golo! Na cara de Gonda, Bolasie tinha tudo para marcar, mas permitiu a defesa do guardião do Portimonense.

25' - Remate forte de Bolasie de fora da área, à figura do guarda-redes Gonda.

21' - Sporting com dificuldades em reagir ao golo do Portimonense. Os leões não estão a conseguir criar oportunidades junto da baliza algarvia.

16' - Golo do Portimonense! Jackson Martínez converteu a grande penalidade e colocou os algarvios na frente do marcador. 1-0.

15' - Penálti para o Portimonense, por falta de Camacho, que viu o amarelo, sobre Júnior Tavares.

13' - Bolasie viu o cartão amarelo, após cometer falta sobre um jogador do Portimonense.

12' - Cruzamento para a área do Sporting e remate de cabeça de Dener, muito por cima da baliza leonina.

9' - Pontapé em jeito de Vietto, diretamente para as mãos de Gonda. O argentino já estava na área do Portimonense, mas chutou com pouca força.

6' - Quase marcava o Portimonense! Jackson Martínez chutou de primeira, mas Maximiano estava atento e defendeu para canto.

3' - Boa jogada individual de Rafael Camacho, que ganhou espaço para o remate, mas pegou muito mal na bola, que saiu muito ao lado.

1' - Já rola a bola em Portimão! Saiu a jogar a equipa do Sporting.

0' - Luiz Phellype ficou no banco de suplentes do Sporting por estar a contas com uma gastroenterite. Só será utilizado se Silas achas estrimamente necessário.

Onzes:

Portimonense: Gonda; Anzai, Willyan, Júnior Tavares, Rodrigo; Dener, Lucas Fernandes, Fernando, Pedro Sá; Jackson Martínez, Aylton Boa Morte.

Sporting: Maximiano; Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Rafael Camacho, Bolasie, Vietto.

Antevisão

Portimonense e Sporting defrontam-se esta tarde pela terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. À entrada para a derradeira ronda, tanto algarvios como leões ainda mantêm possibilidades de qualificação para a final four da competição.

Neste momento, o conjunto liderado por António Folha lidera o grupo C, com os mesmos quatro pontos que o segundo classificado Rio Ave, e mais um que a equipa orientada por Jorge Silas, que ocupa atualmente a terceira posição.

No Estádio Municipal de Portimão, a bola vai começar a rolar a partir das 17h, num duelo que contará com a arbitragem de João Pinheiro. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo, as principais incidências deste Portimonense-Sporting.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório