O futebol italiano vê-se envolto num novo caso de racismo, e tudo por causa da capa do jornal italiano Corriere dello Sport, que juntou o título "Black Friday" às imagens de Romelu Lukaku e Chris Smalling, em jeito de antevisão ao Inter de Milão-AS Roma de sexta-feira.
A manchete fazia-se acompanhar de uma justificação, que enaltecia as "posições fortes contra o racismo" dos dois antigos jogadores do Manchester United, mas acabou por gerar polémica um pouco por toda a Europa.
Os próprios clubes envolvidos fizeram questão de se manifestar contra a publicação nas redes sociais. A equipa de Paulo Fonseca fê-lo de forma mais ligeira, ao passo que a de Antonio Conte aproveitou para vincar a sua posição.
"O futebol é paixão, cultura e irmandade. Somos e seremos sempre contra qualquer forma de discriminação", pode ler-se na nota.
Quem não se ficou foi o Corriere dello Sport, que já publicou um comunicado a defender a capa desta quinta-feira, referindo-se às redes sociais como uma "lixeira": "Um título inocente, mas perfeitamente defendido por Roberto Perrone, é transformado em veneno por aqueles que têm veneno dentro de si".
No one:Absolutely nobody:Not a single soul:Corriere dello Sport headline writer: pic.twitter.com/u2xpMLV5IH
— AS Roma English (@ASRomaEN) December 5, 2019
Football is passion, culture and brotherhood.We are and always will be opposed to any form of discrimination. #BUU #BrothersUniversallyUnited #NoToDiscrimination #FCIM
— Inter (@Inter_en) December 5, 2019