Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Noite de sonho de Aboubakar mantém FC Porto na luta pela Europa

Dragões estiveram a perder até ao minuto 76, mas dois golos de Aboubakar consumaram a reviravolta portista em Berna. A equipa de Sérgio Conceição esteve com um pé fora da Liga Europa, mas acabou por vencer e deixar tudo em aberto no Grupo G.

Noite de sonho de Aboubakar mantém FC Porto na luta pela Europa
Notícias ao Minuto

19:49 - 28/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

Resumo: Foi uma verdadeira entrada em falso do FC Porto na Suíça. Falha na marcação num lance de bola parada, Pepe e Marcano deixaram Fassnacht nas costas, que não perdoou. Cabeceamento para o fundo das redes azuis de Marchesín e o 1-0 no marcador logo aos seis minutos.

Um golpe duro para as aspirações portistas, que estava obrigado a não perder esta noite. Sérgio Conceição surpreendeu ao lançar Aboubakar no onze inicial – foi, aliás, a primeira vez que o camaronês foi titular esta época -, mas o avançado pouco conseguiu fazer nos primeiros 45 minutos. O FC Porto consentiu o golo sofrido e nem sempre conseguiu ser eficaz na procura de oportunidades.

Sérgio Conceição pedia à equipa para subir, mas nem sempre os jogadores conseguiam cumprir com as ordens do técnico. Vários passes falhados iam dificultando a tarefa, mas Otávio lá conseguiu descobrir Marega para a melhor oportunidade do FC Porto em chegar ao empate na 1.ª parte. No entanto, o maliano permitiu a defesa de Von Ballmoos e os dragões recolheram ao balneário a perder e bastante irritados. É que antes do apito para o intervalo, o mesmo Marega caiu na área e todo o banco do FC Porto pediu penálti. O árbitro Tamas Bognar não foi da mesma opinião e mandou seguir o encontro.

No segundo tempo, os dragões vieram com outra cara e outra atitude. A equipa de Sérgio Conceição balanceou-se para o ataque e fez de tudo para chegar ao empate. Porém, a noite seria de Aboubakar. De surpresa a figura do jogo, dois golos do avançado camaronês fizeram o FC Porto passar para a frente do marcador.

Aboubakar já não marcava desde o dia 22 de setembro de 2018 e aos 76 e aos 79 minutos conseguiu fazer balançar as redes do Young Boys. Um bis que levou o camisola 9 dos azuis e brancos à loucura, assim como o banco do FC Porto. Afinal de contas tudo parecia estar a desabar, os dragões estavam com um pé fora da Liga Europa e com os dois golos de Aboubakar passou para o segundo lugar do grupo G e só depende de si para passar para a próxima fase da competição.

O Rangers é neste momento líder com 8 pontos, seguido de FC Porto (7), Young Boys (7) e Feyenoord (5).

_______________________________________________________________________________________

90+5'- FINAL DO JOGO! O FC Porto vence o Young Boys por 2-1, depois de estar a perder por 0-1 até ao minuto 76. Dois golos de Aboubakar, em três minutos, consumaram a reviravolta portista e fizeram os dragões conquistar três importantes pontos na luta pelo apuramento na Liga Europa.

90+2'- Vítor Bruno, adjunto de Sérgio Conceição é expulso por protestos.

90'- AO POSTE! Fassnacht perto do empate!

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos...

88'- Cartão amarelo para Alex Telles. Ambiente ao rubro. O FC Porto limita-se a defender, enquanto o Young Boys faz o tudo por tudo para chegar ao empate.

84'- Última mexida no FC Porto. Diogo Leite substituiu Corona, um dos melhores dos dragões esta noite.

83'- Caem inúmeros isqueiros junto à área do FC Porto... O jogo está interrompido neste momento.

81'- Última substituição no Young Boys: Sai Janko e entra Hoarau.

79'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOO! É ABOUBAKAR NOVAMENTE!!! ELE TIRA A CAMISOLA, FESTEJA EFUSIVAMENTE E O BANCO DOS DRAGÕES VAI À LOUCURA. O FC Porto passa para a frente do marcador.

FIQUE COM AS IMAGENS DO GOLO

76'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOOO! ABOUBAKAAAAR! Otávio desmarca Marega, que pouco ângulo, tira o cruzamento para o coração da área suíça, onde aparece Aboubakar a rematar para o empate na partida. O camaronês não marcava desde 22 de setembro de 2018.

74'- Substituição no FC Porto: Sai Loum e entra Luis Díaz.

71'- Aboubakar é empurrado na grande área do Young Boys, cai e... o árbitro manda seguir.

71'- Sérgio Conceição tarda em mexer novamente na equipa. O FC Porto conta apenas com uma alteração, uma vez que só Manafá entrou no início da 2.ª parte.

70'- Segunda substituição no Young Boys: Entra Lotomba para o lugar de Lustenberger.

68'- Só dá FC Porto neste momento, mas o golo tarda em chegar. Nova oportunidade para Corona, o mexicano para a bola no peito e remata de pé esquerdo à malha lateral.

63'- Remate de Loum de fora da área. Passa por cima!

59'- Marchesín a complicar! O guardião portista foi obrigado a aliviar a bola pela linha lateral, uma vez que Nsame estava na pressão.

57'- Substituição no Young Boys: Entra Martins Pereira para o lugar de Assalé.

55'- QUE OPORTUNIDADE PARA O FC PORTO! Primeiro Corona... o mexicano faz tudo sozinho e remata para grande defesa do guarda-redes do Young Boys. Marega, na recarga, tenta também ele o empate, mas corta um defesa da equipa suíça.

54'- O FC Porto entra com outra atitude nesta segunda parte. A equipa lusa está decidida em chegar ao empate...

49'- Choque entre Otávio e Zesiger. Os dois jogadores ficam queixosos no relvado.

48'- Marega atira de longe para defesa a dois tempos de Von Ballmoos.

46'- Recomeça o jogo! Substituição no FC Porto: Entra Manafá para o lugar de Mbemba.

45+2'- Intervalo! Muitos protestos da equipa azul e branca junto da equipa de arbitragem devido ao lance de Marega. O FC Porto recolhe aos balneários em desvantagem no marcador. O Young Boys vai vencendo por 1-0, um resultado que coloca os dragões fora da Liga Europa. 

45'- Marega cai dentro da área e o banco do FC Porto fica a pedir penálti. Conceição mostra-se bastante exaltado nos protestos e recebe o cartão amarelo.

43'- O FC Porto vai insistindo nestes minutos finais de 1.ª parte, mas sucedem-se os passes falhados...

38'- Canto para o FC Porto e lance de perigo para a baliza do Young Boys. No entanto, nenhum jogador do FC Porto conseguiu fazer a emenda para o fundo das redes do emblema suíço, Von Ballmoos defende de forma deficiente e Fassnacht consegue o alívio.

30'- Cruzamento milimétrico de Corona para Aboubakar com o avançado portista a não conseguir cabecear nas melhores condições. A bola perde-se pela linha de fundo.

25'- MAREGA PERTO DO GOLO! Grande passe de Otávio a desmarcar o maliano, que remata para excelente defesa de Von Ballmoos. Grande 'mancha' do guardião do Young Boys.

23'- Fassnacht!! O jogador do Young Boys perto do segundo golo. Remate de meia distância e Marchesín evita males maiores para o FC Porto.

17'- O FC Porto vai tentando reagir ao golo sofrido. Sérgio Conceição pede aos seus jogadores para subirem no terreno.

10'- A equipa da casa continua a encostar o FC Porto à sua grande área. Os dragões em dificuldades neste momento...

FIQUE COM AS IMAGENS DO GOLO

6'- GOLO DO YOUNG BOYS! Ulisses Garcia tira o cruzamento após a cobrança de uma falta do lado esquerdo e Fassnacht cabeceou para o primeiro golo da partida. O FC Porto entra da pior forma!

4'- Adeptos portistas fazem-se ouvir em Berna. Não se pode queixar de falta de apoio a equipa portuguesa. Nota também para a forte chuva que se faz sentir.

1'- Falta sobre Marega e cartão amarelo para Ngamaleu.

1'- Começa a partida!

0'- Sobem as três equipas ao relvado. Tudo a postos para o início do encontro.

0'- As equipas recolhem agora ao balneário.

0'- Já se aquece na Suíça.

0'- Este é o primeiro jogo a titular de Aboubakar na época 2019/20.

0'- Sérgio Conceição muda quatro jogadores em relação ao último jogo. 

ONZES INICIAIS

Young Boys: Von Ballmoos, Janko, Sorensen, Zesiger, Garcia, Lustenberger, Aebischer, FassnachtNgamaleuAssalé e Nsamé.

Suplentes: Wolfli, Spielmann, Burgy, Mambimbi, Lotomba, Hoarau e Christopher.

FC Porto: Marchesín, Mbemba, Pepe, Marcano, Alex Telles, Loum, Danilo, Otávio, Corona, Marega e Aboubakar.

Suplentes: Diogo Costa, Diogo Leite, Manafá, Luis Díaz, Sérgio Oliveira, Soares e Fábio Silva.

Antevisão

É imperativo ganhar. O FC Porto chega à 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa no quarto e último lugar do Grupo G, com quatro pontos, e joga na Suíça um importante encontro nas aspirações europeias frente ao Young Boys.

São, aliás, os helvéticos que se encontram na liderança do grupo e, por isso, estão na posição mais confortável à entrada para esta 5.ª jornada.

Sérgio Conceição admitiu os erros nos jogos passados e acredita que os mesmos não se vão repetir. O treinador dos dragões afirmou que a estratégia está delineada e que o FC Porto vai trazer os três pontos para Portugal. Confiança não falta, é preciso colocá-la dentro do relvado.

O apito inicial está marcado para as 17h55, em Berna, na Suíça.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório