Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Enke morreu há 10 anos. As reações e as homenagens

Guardião alemão morreu a 10 de novembro de 2009.

Enke morreu há 10 anos. As reações e as homenagens
Notícias ao Minuto

11:33 - 10/11/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Robert Enke

Há precisamente 10 anos Robert Enke colocou fim à própria vida e chocou o mundo do futebol. Passada uma década desde 10 de novembro de 2009, são muitas as homenagens que invadem as redes sociais não só na Alemanha, país natal de Enke, mas também em Portugal. 

O Benfica recorda, este domingo, a passagem de Enke pela Luz e destaca o facto de ter sido o primeiro guardião alemão a defender as redes encarnadas. 

Após ter três temporadas a brilhar ao serviço do Benfica, Enke deixou Portugal e mudou-se para Barcelona. Anos mais tarde, voltou a Alemanha pela porta do Hannover 96, após passagens por Fenerbahçe (Turquia) e Tenerife (Espanha).

No campeonato alemão conseguiu também agarrar um lugar na seleção germânica, antes da tragédia ocorrida a 10 de novembro

Enke decidiu pôr termo à vida com apenas 32 anos, depois de ter passado por vários períodos de depressão. A morte do então guardião da seleção alemã chocou o mundo, mas também deixou um legado. 

Foi fundada uma instituição com o nome do guardião alemão que se dedica a ajudar adultos com problemas de depressão e crianças com problemas de coração. 

Recordado nos jogos deste fim de semana

A Federação Alemã de Futebol, em parceria com a Fundação acima mencionada, deixou um apelo a todos os clubes para respeitarem um minuto de silêncio, antes do apito inicial dos jogos, em memória a Robert Enke

O apelo também conta com uma hastag #gedENKEminute que está a ser amplamente difundida pelos mais diversos clubes do futebol alemão. 

O jogo grande - entre Bayern Munique e Borussia Dortmund - desta 11.ª jornada da Bundesliga, campeonato alemão, foi disputado na tarde de sábado e o minuto de silêncio em memória de Enke foi cumprido de forma rigorosa, seguindo-se uma estrondosa ovação. 

Após o apito final, os jogadores também deram o exemplo. É o caso de Leon Goretzka, médio do Bayern Munique, que recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem importante no que diz respeito ao combate à depressão. 

"A depressão não é uma fraqueza, é uma doença. Uma doença que pode ser curada se for tratada e detetada atempadamente. Deixem-nos ajudar na luta contra esta doença", escreveu Goretzka

Luvas no Museu Cosme Damião 

O Museu Cosme Damião, situado no Estádio da Luz, tem em exposição umas luvas usadas por Robert Enke num dérbi em que o Benfica venceu o Sporting (3-0), no antigo Estádio da Luz e que remonta à temporada 2000/2001. O guardião alemão ofereceu o par de luvas após o apito final a um adepto, numa altura em que era José Mourinho quem estava à frente do comando técnico. 

Homenagens multiplicam-se 

São vários os clubes que fizeram a devida homenagem a Enke através das redes sociais, não deixando de reforçar a mensagem da importância de tratar a depressão. Para lá dos inúmeros clubes alemães, destaque para a mensagem do Barcelona, clube que o guardião representou. Nota também para o Hannover 96 que diz que "só morre quem é esquecido." 

--

Serviços telefónicos de apoio emocional e prevenção ao suicídio em Portugal

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 800 209 899 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório