Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Bruno Fernandes mostra a sua versão menos goleadora com Silas

Produção concretizadora do capitão do Sporting sofreu declínio com a chegada do novo treinador.

Bruno Fernandes mostra a sua versão menos goleadora com Silas
Notícias ao Minuto

08:42 - 05/11/19 por Gonçalo Tristão Santos com Sérgio Abrantes

Desporto Estatística

Se o estilo de jogo de Bruno Fernandes se caracteriza por algo, é pelo elevado número de ocasiões que cria junto das balizas adversárias, assim como pelos golos que marca.

Na temporada passada, o internacional português apontou um total de 32 golos em 53 jogos oficiais, tornando-se no médio que mais tentos apontou numa única época nas ligas mais importantes da Europa. Em 2019/20, Bruno Fernandes mantém um bom registo - já são 8 golos em 15 jogos -, mas o seu desempenho, no que toca à finalização, aparenta ter sido afetado pela chegada do novo treinador.

O camisola 8 dos leões jogou nos sete jogos que Jorge Silas  já dirigiu desde que aterrou em Alvalade, nos quais fez duas assistências e apontou três golos. Com o ex-Belenenses SAD, Bruno Fernandes tem uma média 0,43 golos por jogo, necessitando de 195 minutos para marcar.

Nos três encontros que havia disputado sob o comando técnico de Leonel Pontes, o médio apontou três golos, o que significa que marcou um golo a cada 90 minutos com o treinador madeirense, com quem não realizou, contudo, qualquer assistência.

Por seu lado, com Marcel Keizer, e tendo em conta as estatísticas referentes também à temporada anterior, aquela em que o holandês chegou ao Sporting, Bruno Fernandes fez abanar as redes adversárias em 28 ocasiões num total de 41 jogos, o que se traduz numa média de 0,68 golos por jogo (um golo a cada 134 minutos).

Mais remates, menos golos...

Face aos dados estatísticos apresentados, facilmente se conclui que Bruno Fernandes denota mais dificuldades em fazer golos desde que é orientado por Silas em Alvalade: marca menos golos por jogo, necessitando de mais minutos para fazer o gosto ao pé. 

Ainda assim, salta à vista que o capitão leonino começou a rematar mais vezes às balizas contrárias com o novo técnico verde e branco. Em 2019/20, e se tivermos em conta somente os dados referentes aos jogos realizados na Liga NOS, Bruno Fernandes efetuou 13 remates em quatro jogos com Keizer (3,25 remates por jogo), três remates em um jogo com Leonel Pontes (3 remates por jogo) e 15 remates em quatro jogos com Silas (3,75 remates por jogo).

... E novas posições

Outro dado que importa salientar é que, sob a batuta de Silas, o médio sportinguista tem desempenhado diferentes papéis no terreno de jogo, ao contrário do que acontecia com os técnicos anteriores.

Se, com Keizer e Pontes, Bruno Fernandes alinhava quase sempre como o jogador mais próximo da referência ofensiva da equipa - Bas Dost na temporada passada; Luiz Phellype este ano -, com Silas começou a jogar em outras posições.

Na estreia de Silas pelo clube, que culminou numa vitória (1-0) na visita ao terreno do Desportivo das Aves, o capitão verde e branco jogou mais descaído para a direita, alinhando como ala interior, uma posição que não tinha por hábito fazer de leão ao peito. Já frente ao Tondela, no domingo, ou diante do Rosenborg, para a Liga Europa, atuou mais recuado no terreno, deixando para Luciano Vietto a tarefa de apoiar diretamente o ponta de lança.

Para já, os jogos para amostra não são muitos - até ao momento, Silas orientou o Sporting em sete encontros oficiais -, mas a sua chegada teve influência no desempenho de Bruno Fernandes. O capitão tem experimentado outras posições, até rematou mais com o novo técnico, mas não está a conseguir concretizar da mesma forma que fazia antes, com os antigos treinadores. Os leões só ficarão a ganhar se Silas for capaz de tirar o melhor proveito de Bruno Fernandes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório