Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

'Portugal papers': Relatório aponta caminho para mudar futebol nacional

Jornal Record revela este domingo as linhas-base de um documento apresentado aos presidentes dos clubes português numa reunião promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de futebol profissional.

'Portugal papers': Relatório aponta caminho para mudar futebol nacional
Notícias ao Minuto

08:43 - 03/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Debate

Segundo relata este domingo o jornal Record, no passado dia 17 de outubro, com beneplácito da McKinsey, FPF e Liga apresentaram aos presidentes dos clubes português uma espécie de diagnóstico vivo do futebol português.

Num documento de 37 páginas, o exame feito ao desporto-rei em Portugal permitiu perceber que os clubes lusos estão demasiado dependentes das receitas europeias, pelo que se apontaram caminhos para um 'outro futuro'.

Num documento 'crítico', defende-se "o desenvolvimento de 8-9 equipas capazes de competir na Europa e implica um aumento de receita de cerca de 360 milhões de euros", algo que seria possível através de um repensar do futebol nacional.

Assim, defende-se, entre outras medidas a redução do número de jogos, sendo que as ligas portuguesas estão entre as que mais competição interna têm, podendo acumular 47 jogos por temporada. 

Porém, as propostas não ficam por aqui, isto porque a "proteção das equipas europeias no calendário, otimização de horários, introdução de playoff de promoção ou despromoção e reestruturação da II Liga, fazendo-a com menos equipas e semiprofissional, são outras das alterações previstas.

A ideia, no que toca ao calendário, passa, por exemplo, pelo facto de equipas a disputar apuramentos europeus não joguem com qualquer clube top-5 nas primeiras cinco jornadas, mas também a proteção dos jogos Champions, com semelhante medida a ser introduzida.

Identificada a necessidade de aposta na formação, sugere-se ainda o aumento do limite total de empréstimos dentro da mesma competição para dez , sendo que se defende também a "obrigatoriedade de ter, em cada plantel, oito jogadores formados localmente", sendo que destes quatro teriam de vir das camadas jovens de cada clube.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório