Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Não há indicações para não meter o pé. Temos é que jogar para ganhar"

Fernando Santos garante que o facto de jogar em relvado sintético não irá alterar a estratégia de Portugal na Lituânia.

"Não há indicações para não meter o pé. Temos é que jogar para ganhar"
Notícias ao Minuto

14:54 - 09/09/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos reforçou, esta segunda-feira, que o objetivo de Portugal na Lituânia é voltar a ganhar, tal como sucedeu na Sérvia, para terminar na liderança do Grupo B do apuramento para o Campeonato da Europa de 2020. O selecionador nacional - tal como José Fonte - desvalorizou, ainda, o facto de o encontro ser disputado em relvado sintético.

Fernando Santos

O que muda com relvado sintético: Isto é uma final e as finais para ganhar. Não há indicações para meter ou não meter o pé. Eles têm é que jogar e ganhar. Não vamos entrar nessa especulação. A melhor resposta que posso dar é que queremos conseguir fazer o mesmo que nas Ilhas Faroé, com muito respeito pelo adversário, sabendo que, do lado contrário, teremos onze jogadores com muita disponibilidade para conseguir o feito de fazer um bom resultado contra Portugal. Contamos com o que o adversário pode fazer. Temos que estar ao nível deles em termos de humildade, entrega ao jogo e esquecendo as questões do piso. Se o fizermos, estaremos mais perto de ganhar, e acredito que vamos ganhar. Queremos acabar em primeiro no grupo.

Falou com José Luís, treinador português do Vilnius: Não, não falei. Observámos a equipa da Lituânia várias vezes. Temos sempre muita atenção a todos os adversários. O nosso trabalho tem sido sempre igual.

Cristiano Ronaldo: Importante é que ele continua a registar números enormes, e não tenho dúvidas de que continuará assim. Qualquer equipa do mundo que tenha Cristiano Ronaldo tem sempre que o potenciar, e é o que temos procurado fazer. Criando condições para fazer o que tão bem faz, que é marcar golos, estamos sempre mais perto de ganhar.

Nélson Semedo: A informação que tenho do departamento clínico é que não foi um traumatismo, mas uma pancada nas partes moles. O jogador apresenta muitas queixas porque é uma zona sensível. Hoje não irá treinar. Temos mais 24 horas, vamos ver o que os médicos irão informar. Se não estiver em condições de jogar, provocará uma alteração e ficará apenas um jogador de fora. Tudo correrá na mesma. Tenho 25 para jogar e acredito em todos.

Jogador mais perigoso da Lituânia: É uma equipa que trabalha bem, é bem organizada, e, em condições naturais, procura explorar os ataques rápidos, o que é perfeitamente normal. Se tiver espaço para jogar, como qualquer equipa, pode causar problemas. Compete-nos não permitir que a Lituânia não cresça no jogo e acredite.

Aspetos a melhorar: Há sempre aspetos a melhorar em todos os jogos, especialmente numa equipa que treina dois dias de dois em dois meses. Há muitos aspetos a melhorar, mas não há dias para trabalhar. Não vamos fazer nenhum treino para melhorar o que quer que seja. Há que falar com os jogadores e corrigir alguns aspetos, como fazemos sempre.

Danilo desamparado contra a Sérvia: A estratégia era um 4x3x3 claro. O que é normal acontecer é que alguém dos corredores tenha de entrar dentro. Obviamente que é preciso que as linhas estejam sempre compactas. Tudo é possível de corrigir.

José Fonte

Relvado sintético: Não sendo ideal, não causa problema porque somos profissionais. Já encontrámos campos sintéticos como nas Ilhas Faroé ou na Andorra, onde tivemos sucesso. Temos que nos adaptar rapidamente. Não é desculpa e vamos estar preparados.

Lituânia: Tenho a certeza de que vai ser um jogo difícil. Lituânia quer ganhar a Portugal porque somos uma equipa grande. Vai haver muita motivação. A preocupação é igual à de todos os outros jogos. Há que analisar a equipa. Têm os seus pontos fortes e fracos. Resta-nos estar preparados para todas as eventualidades. Não preciso de ficar sem dormir à noite. É mais um jogo para vencer.

Relvado complica mais defesa ou ataque: Com muita honestidade, não sei responder. Resta-nos estar preparados e, como equipa, abordar este jogo da maneira mais séria. Já demonstrámos várias vezes que nos adaptamos facilmente a todas as condições, e é isso que queremos fazer, para trazer a vitória, que é importantíssima.

Líder da defesa: Felizmente, na seleção há alguns jogadores com alguma experiência. Temos muitos jovens, mas também outros com vasta experiência no futebol. Eu sendo um deles, é um papel que vem de forma natural, que sempre tive estando Pepe ou não, por ser um dos jogadores mais velhos e com mais experiência. Vou tentar ser mais um para ajudar.

Erros defensivos contra a Sérvia: É verdade que, principalmente os defesas, não gostam de sofrer golos. Eu não gosto de sofrer golos, mas no futebol há erros. Se não houvesse, não havia golos. O importante foi os três pontos. Todos viram os golos sofridos, sabemos que temos de ser mais fortes nas bolas paradas e que não podemos ter displicência quando estamos por cima do jogo. Vamos concentrar-nos no jogo de amanhã para trazer mais uma vitória.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório