Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha derrota Portugal e sagra-se campeã europeia de sub-19

'Bis' de Ferrán Torres impediu que a equipa das quinas revalidasse o título conquistado em 2018.

Espanha derrota Portugal e sagra-se campeã europeia de sub-19
Notícias ao Minuto

19:19 - 27/07/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Final

A seleção espanhola sagrou-se, este sábado, campeã europeia de sub-19, ao derrotar, na final, Portugal, que no último ano havia conquistado esta competição pela primeira vez em toda a sua história.

Ferrán Torres, em ‘dia sim’, beneficiou de uma defesa lusa em ‘dia não’ para, primeiro, inaugurar o marcador aos 34 minutos, e, depois, assinar o golo da tranquilidade quando o relógio contabilizava 51 minutos.

Desatenção defensiva custou caro

A seleção portuguesa, campeã em título, entrou bem em campo, procurando fazer circular a bola com paciência e critério, mas denotou desde logo sérias dificuldades em conseguir penetrar na grande área espanhola.

De tal maneira que, no decorrer dos primeiros 45 minutos, o melhor que os homens de Filipe Ramos conseguiram fazer foi um remate de longe de Félix Correia, que passou perto da baliza adversária após desvio de Blanco.

‘Nuestros hermanos’, por seu lado, foram bem mais perigosos. Bryan Gil à esquerda, Ferrán Torres à direita e Abel Ruiz no centro protagonizaram um trio verdadeiramente ‘infernal’, que deu várias dores de cabeça à defesa lusa.

E acabou por ser com relativa naturalidade que, aos 34 minutos, Espanha conseguiu adiantar-se no marcador. Um livre cobrado rapidamente, aliado à desatenção da defesa lusa, culminou no belo golo de Ferrán Torres. A resposta que se seguiu foi boa, mas não o suficiente para criar ‘calafrios’.

Reação enérgica não chegou

A seleção portuguesa entrou bem melhor na segunda parte, encostando a congénere espanhola às cordas. No entanto, na primeira oportunidade de que dispôs, a adversária não perdoou e dilatou a vantagem para o 2-0.

No seguimento de um lance no qual a defesa lusa voltou a não ficar nada bem na fotografia, Ferrán Torres recebeu a bola na grande área, rodou e atirou, mais uma vez, para o fundo das redes à guarda de Celton Biai.

O segundo tento espanhol não desanimou, ainda assim, Portugal, que chegou, inclusive, a ficar muito perto do golo, primeiro por Félix Correia (valeu uma grande defesa de Arnau Tenas) e depois por Fábio Vieira (às malhas laterais), mas já não havia volta a dar.

Espanha conquistou, desta maneira, o oitavo título da sua história neste escalão. É, de resto, a seleção que mais vezes levantou o troféu desde que este assumiu os atuais moldes, na temporada 2001/02.

Acompanhamento

90' - Apito final em Yerevan. Um 'bis' de Ferrán Torres vale, à seleção espanhola, o oitavo título de campeã europeia de sub-19 da sua história.

90' - Espanha esgota as substituições. Entram Víctor Chust e Alejandro Marqués, saem Ferrán Torres e Abel Ruiz.

87' - Mais uma alteração espanhola. Víctor Mollejo entra para o lugar de Moha.

80' - Espanha também mexe. Bryan Gil e Sergio Gómez saem para dar lugar a Jandro Orellana e Ander Barrenetxea.

76' - Dupla substituição na equipa das quinas. Daniel Silva e António Gomes rendem Fábio Vieira e Félix Correia.

74' - Cheirou a golo em Yerevan! Fábio Vieira atirou forte, mas às malhas laterais da baliza espanhola.

64' - Filipe Ramos promove uma nova substituição. Retira Vítor Ferreira e lança Samuel Costa.

57 - Primeira alteração para Portugal. Entra Tiago Gouveia para o lugar de João Mário.

53' - Tão perto o golo da seleção portuguesa! Após uma fantástica jogada individual, Félix Correia atirou para uma defesa fantástica de Tenas.

Assim foi o segundo golo de Ferrán Torres

51' - Mais um golo da seleção espanhola... Ferrán Torres voltou a aparecer demasiado à vontade na área portuguesa para fazer o 0-2.

46' - Já se joga a segunda parte do Portugal-Espanha. Cabe à equipa das quinas dar o pontapé de saída.

45' - Irfan Peljto apita para o final da primeira parte. A seleção espanhol chega ao intervalo em vantagem graças ao golo de Ferrán Torres.

39' - Polémica na grande área espanhola. Sergio Gómez parece desviar a bola com o braço, mas a verdade é que o árbitro nada marcou.

Veja o golo que deu a vantagem à seleção espanhola

34' - Tantas vezes foi o cântaro à fonte... que por fim lá deixou a asa. Ferrán Torres aproveitou uma falha defensiva da defesa portuguesa para 'disparar' para o fundo das redes portuguesas.

31' - 'La Roja' continua a ser a seleção mais perigosa em campo. Desta feita, foi a vez de Blanco ensaiar um remate de longe, que saiu ligeiramente por cima do alvo.

25' - A seleção espanhola novamente perto do golo. Sergio Gómez combinou com Abel Ruiz na grande área e atirou à baliza. Valeu a atenção de Celton Biai.

15' - Moha tentou a sorte de muito longe, mas Celton Biai não tremeu e agarrou a bola com segurança.

10' - Primeira oportunidade para Portugal! Félix Correia 'dispara' de fora da grande área, mas a bola desvia em Blanco e passa a centímetros da baliza.

3' - Susto para a seleção portuguesa! Celton Biai demorou na reposição da bola e, perante a pressão de Abel Ruiz, acabou por rematar contra o capitão da seleção espanhola. No entanto, a bola acabou por sair pela linha de fundo.

0' - Apito inicial em Yerevan. Cabe a Espanha dar o pontapé de saída na final do Campeonato da Europa de sub-19.

Onzes

Portugal: Celton Biai; Costinha, Gonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso, Tomás Tavares; Diogo Capitão, Vítor Ferreira, Fábio Vieira; João Mário, Félix Correia e Gonçalo Ramos.

Espanha: Arnau Tenas; Víctor Gómez, Eric Garcia, Hugo Guillamón, Juan Miranda; Antonio Blanco, Moha Aiman, Sergio Gómez; Ferrán Torres, Bryan Gil e Abel Ruiz.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório