Meteorologia

  • 26 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"No um para um Rafael Camacho desequilibra mais do que o João Félix"

O Desporto ao Minuto falou com um dos responsáveis pela formação de Rafael Camacho, reforço dos leões para a época 2019/20.

"No um para um Rafael Camacho desequilibra mais do que o João Félix"

Rafael Camacho foi oficializado, na noite desta quinta-feira, como reforço do Sporting, numa operação que custou cinco milhões de euros aos cofres dos leões.

O avançado de 19 anos chega oriundo do Liverpool, onde só teve duas oportunidades na equipa principal (ambos os jogos em janeiro, alguns minutos na Liga inglesa contra o Crystal Palace e titular na Taça de Inglaterra diante do Wolverhampton). À margem disso,  atuou  sobretudo pela equipa de sub-23 dos reds, treinando regularmente às ordens do treinador Jürgen Klopp e ao lado de craques como Salah, Mané e Firmino.

Antes do Liverpool, passou pela formação do Sporting (até aos 13 anos), pela do Manchester City e na temporada de 2015/2016 no Real Massamá, onde foi orientado pelo treinador João Machado, atualmente ao serviço do Sintrense, como técnico adjunto.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, João Machado falou sobre este jovem talento que "pode vir a ser um dos melhores jogadores do Mundo". Das comparações a Félix, a um futuro que se espera risonho, o treinador português sublinhou que Rafael Camacho tem "todas as condições para ser titular desde já" na equipa de Marcel Keizer.

Como definiria este avançado? É um jogador muito evoluído tecnicamente, que compreende muito bem o jogo, e define muito bem as jogadas que desenvolve no ataque. Tenho a certeza de que se for aposta é um jogador que vai dar muitas alegrias aos jogadores do Sporting.

Primeiros indícios que ele já dava aos 15 anos? É sempre difícil nós perspectivarmos o que vai acontecer no futuro, mas eu acredito  que ele vai atingir patamares superiores aos que se encontra atualmente. Ele, na altura [com 15 anos], não se destacava, como alguns outros que têm mais capacidade física, mas possuía uma enorme qualidade técnica. Conseguia jogar com o pé esquerdo, com o pé direito e acho que acima de tudo desenvolveu uma capacidade soberba para ler o jogo e efectuar o último passe. Ele é um jogador muito inteligente, que se diferencia de todos os outros.

Até onde é que ele pode chegar? Acredito que ele pode chegar aos melhores clubes da Europa, pode ser dos melhores jogadores do Mundo, tem capacidade para que isso aconteça. Agora é importante que ele seja aposta, e jogue com regularidade, e acho que veio para o clube e campeonato certo para se destacar.

Consegue agarrar desde já um lugar no onze de Keizer? Com as capacidades que ele tem, não tenho a mínima dúvida que ele pode agarrar desde já um lugar a titular.

Algum jogador na atualidade tem características semelhantes às de Rafael Camacho? É sempre difícil fazer comparações. Eu acho que ele tem capacidade para atingir o nível que o João Félix tem atualmente e em termos de características são jogadores semelhantes, uma vez que se movimentam muito bem, ocupam muito bem os espaços. O Rafael pode desequilibrar um pouco mais no 1 para 1, mas acaba por não ter capacidade para fazer tantos golos.

Bastará um ano ou dois para o Sporting disparar uma compra de cinco milhões para valores de venda bem superiores? Se tudo correr pelo melhor acredito que sim. A prova disso também foi o investimento e a aposta que o Liverpool fez no jogador, numa fase ainda bastante embrionária. O Klopp era um admirador confesso das suas habilidades, mas era difícil entrar naquela equipa.

O regresso ao futebol português foi a melhor decisão ou era melhor ter continuado no Liverpool? Em Inglaterra era difícil ter oportunidades. No campeonato português, nós vemos, nos últimos anos, a sucessão de bons jogadores que têm aparecido e a forma como eles evoluem. A prova disso são os valores a que já conseguimos vender o jogador português. Eu acho que o campeonato português é o ideal para ele explorar todas as suas capacidades e toda a competência que tem. 

Registe-se na Betano e aproveite o Bónus de 50% até 50€ no primeiro depósito! Jogue no Casino e ganhe Rodadas Grátis!

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório