Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Os números e os dados que provam que não há ninguém como CR7 nas seleções

Craque português assinou mais uma exibição memorável ao serviço da seleção nacional e garantiu um lugar a Portugal na final da Liga das Nações.

Os números e os dados que provam que não há ninguém como CR7 nas seleções
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/06/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Cristiano Ronaldo voltou a viver mais uma noite histórica na carreira. O craque português brilhou na quarta-feira ao completar um hattrick diante da Suíça (3-1) que garantiu um lugar na final da Liga das Nações à seleção nacional. Num jogo que ficou marcado por uma grande penalidade muito polémica, marcada a favor dos helvéticos, Ronaldo puxou dos galões e provou que não há ninguém, em atividade, com números tão expressivos ao serviço das seleções. 

Ronaldo abriu as contas do marcador aos 25 minutos através da cobrança exímia de um livre direto. Depois de ter feito um golaço semelhante no Mundial'2018, diante de Espanha - ainda se lembra? - e voltou a repetir a receita na Liga das Nações. Mas a receita do jogo contra os nuestros hermanos não se ficou por aqui. Tal como naquele jogo, na ronda inaugural do Campeonato do Mundo que acabou conquistado pela França, Ronaldo conseguiu chegar aos três golos. 

A Suíça empatou através de um penálti, que suscita muitas dúvidas, exemplarmente convertido por Rodríguez, mas quando se pensava num possível prolongamento, eis que surgiu Ronaldo em dose dupla. Em dois minutos, o avançado de 34 anos assinou dois golaços de uma assentada que valem nova presença no Estádio do Dragão, desta feita no domingo. 

Ronaldo contabiliza agora 88 golos ao serviço da seleção nacional, consolidando assim o lugar de maior goleador de seleções em atividade. Messi, por exemplo, tem menos 23 golos do que Ronaldo. Neymar, do Brasil, tem menos 28. 

Comparativamente às glórias que já deixaram o futebol, Cristiano Ronaldo está apenas atrás de Ali Daei, antigo avançado iraniano que soma uns impressionantes 109 golos. No entanto, e perante tamanha boa forma do português, a missão de chegar aos 110 golos pode ser complicada, mas a palavra impossível não entra no dicionário de Ronaldo. 

Golos de Ronaldo são bom presságio 

Sempre que Cristiano Ronaldo consegue fazer balançar as redes de uma seleção adversária, Portugal fica mais perto de ganhar. Não, não se trata de uma simples constatação. É um facto. Os 88 golos do craque português foram marcados em 59 jogos, sendo que em 49 deles a seleção nacional saiu vencedora. Relativamente aos restantes dez, Portugal empatou cinco e perdeu outros tantos. 

Mas há mais para saber. Dos 88 golos de Ronaldo, 43 deles foram marcados em solo português, 30 fora e 15 em território neutro. 

Suíça foi a sétima vítima da inspiração CR7

São sete os jogos em que Ronaldo, até ao momento, marcou três golos ou mais ao serviço da seleção nacional. A Suíça é a mais recente aquisição no lote de vítimas do craque português. Para trás ficam Irlanda do Norte, Suécia, Arménia, Andorra, Ilhas Faroé e Espanha. Em todos estes países, o nome de Cristiano Ronaldo é motivo de más memórias. Resta agora saber quem será a próxima vítima. 

Bernardo a distribuir, William-Neves a ajudar e Félix a estrear-se 

Para além da tremenda exibição de Cristiano Ronaldo, há mais nomes que devem ser destacados. A exibição coletiva de Portugal diante da Suíça não foi deslumbrante - longe disso -, mas Bernardo Silva William Carvalho e Rúben Neves foram unidades com rendimento acima do razoável. 

O atacante do Manchester City ganha cada vez preponderância nesta seleção e parece ser indiscutível no onze de Fernando Santos. Na noite de ontem, Bernardo foi sempre a unidade mais esclarecida de Portugal e decidiu quase sempre bem. Para além de ter assistido Ronaldo no lance que originou o segundo golo português no Dragão, Bernardo Silva, segundo os dados disponibilizados pela Goal Point, fez quatro passes para finalização, conseguiu completar metade das oito tentativas de drible e ainda ajudou no momento defensivo com cinco desarmes amealhados. 

Por seu turno, William Carvalho também conseguiu arrancar nota positiva neste jogo. O médio do Real Betis falhou alguns passes, nomeadamente os longos, mas foi sempre uma unidade muito combativa, tal como Rúben Neves. O meio campo de Portugal foi constantemente colocado à prova pela imprevisibilidade de Shaqiri, mas lá conseguiu resistir ao longo dos 90 minutos. A exibição global da seleção não satisfez a maioria dos portugueses e, mais uma vez, os golos de Ronaldo disfarçaram alguns problemas que começam a ser demasiado evidentes. 

Menção ainda para a estreia de João Félix. Fernando Santos apostou na estreia a titular do jovem avançado do Benfica que parece estar a deslumbrar meio mundo. No entanto, a noite no Dragão não sorriu a Félix. Muita vontade, muito esforço, mas pouco acerto com os companheiros, o que é algo natural uma vez que foi a primeira vez que jogou com eles. Ainda assim, Félix fica na história da seleção uma vez que foi o terceiro jogador a estrear-se na seleção na condição de titular com menos de 20 anos. Nani e Gonçalo Guedes já o tinham feito anteriormente, mas em jogos particulares. 

Suíça foi 'osso duro de roer'

O jogo no Estádio do Dragão foi sempre muito equilibrado e com muita luta a meio campo. A Suíça pareceu estar melhor fisicamente do que Portugal e criou sempre muito perigo. Felizmente para Portugal, Haris Seferovic não estava particularmente inspirado. Shaqiri fez a cabeça em água à zona defensiva de Portugal, mas no fim de contas contaram os três golos de Ronaldo que, diga-se, foram os únicos três remates enquadrados feitos pela seleção nacional ao longo dos 90 minutos. 

Os dados disponibilizados pela UEFA não deixam quaisquer dúvidas quanto ao equilíbrio da partida vivida no Estádio do Dragão. No domingo há novo jogo na casa do FC Porto. A seleção das quinas vai defrontar o vencedor da partida entre Inglaterra e Holanda que será realizada esta quinta-feira no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. 

Portugal vs Suíça
3 Remates à baliza 3
7 Remates para fora 9
5 Cantos  5
0 Foras de jogo  1
46% Posse de bola  54%
0 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos 0
49 Bolas recuperadas 40
111.1 km Distância percorrida 110.9 km

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório