Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Falta de combustível? Cinco dicas para poupar

Tome nota de alguns comportamentos que podem ajudá-lo a economizar algum dinheiro a longo prazo.

Falta de combustível? Cinco dicas para poupar
Notícias ao Minuto

09:19 - 17/04/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Motores

O país entrou numa verdadeira loucura na procura ao combustível. Os postos de abastecimento em Portugal viram filas nunca antes vistas, devido à greve dos motoristas de matérias perigosas que está a afetar o transporte de combustíveis.

Achamos, por isso, que este é o momento para partilhar algumas dicas que o vão fazer poupar gasolina ou gasóleo. Fique com cinco dicas para o seu dia-a-dia.

1- Não fazer descidas com o carro em ponto morto – Colocar o carro em ponto morto é errado. Para poupar, basta retirar o pé do acelerador e manter a caixa engrenada. Com a caixa engrenada, a segurança acaba por ser maior e o consumo baixa para zero. Com o carro desengatao, não há contacto entre o motor e as rodas, pelo que a borboleta da admissão deixa passar combustível.

2. Reduzir a utilização do ar condicionado – Ligar o ar condicionado pode ajudar a aumentar o consumo de combustível em 30%, caso estejamos a conduzir em cidade. Já em auto-estrada aumenta em cerca de 20%.

3- Adotar uma condução ‘confort’ - Quanto mais oscilar o seu pé direito no acelerador, pior. Acelerações calmas e trocas de mudanças às 2.000/2.500 rpm são o indicado para não esforçar o motor, que consequentemente pode vir a gastar mais.

4 – Não optar pelo cruise control – Se ligarmos esta função poupamos combustível mas… não numa subida. O sistema mantém a pressão da aceleração constante. E compensa deixar de acelerar pouco antes de atingir o topo.

5 – Colocar a pressão certa nos pneus – Manter a pressão certa vai ajudá-lo a reduzir as despesas com o combustível. Isto porque quanto menor for a pressão dos pneus, maior será o consumo da gasolina e do gasóleo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório