Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Liverpool é monstro de carne e osso. Dragão, inspira-te em Espírito Santo

FC Porto joga, esta terça-feira, em Anfield Road, pelas 20 horas, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e pode seguir todas as incidências do encontro no Desporto ao Minuto.

Liverpool é monstro de carne e osso. Dragão, inspira-te em Espírito Santo

Crescemos a ouvir e a ler histórias sobre 'monstros', mas rapidamente transportámos a expressão para a vida real, para definir aqueles que nos atemorizam. 

E, certamente, o Liverpool é um adversário que atemoriza o FC Porto, bem como toda a Europa, tal como Sérgio Conceição o sublinhou na conferência de antevisão à partida. "Ninguém queria apanhar o Liverpool, não o FC Porto".

Numa conferência dominada pelos fantasmas do passado, e pelos 0-5 que o 'papão' Liverpool cravou no marcador do Dragão na temporada anterior, num duelo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Curiosamente, Jurgen Klopp disse que este resultado até representava uma vantagem para os dragões. "O resultado do ano passado é mais valioso para o FC Porto do que para nós".

A lição do FC Porto está estudada, e o treinador dos dragões confia num bom resultado em Anfield Road, à semelhança de Danilo. "Salah, Firmino e Mané? Eles não vão passar por mim".

A verdade é que já passaram, e no anfiteatro dos reds ninguém conseguiu vencer para a Premier League: 14 vitórias e dois empates dos pupilos de Klopp. E sabe quem aplicou o último desaire ao todo poderoso Liverpool? Nuno Espírito Santo, antecessor de Sérgio Conceição, agora técnico do Wolves, que triunfou, por 2-1, no Molineux, a 7 de janeiro de 2019.

O Liverpool-FC Porto tem início agendado para as 20 horas e pode acompanhar todas as incidências em Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Jurgen Klopp

Os 5-0 da época anterior: O resultado do ano passado é mais valioso para o FC Porto do que para nós. Temos de ser fortes, claros, diretos nos momentos certos e criativos. Na temporada passada, depois de vencermos por 5-0, pensei ‘OK, não devemos regressar aqui [ao Dragão] durante algum tempo’, e depois acabamos por regressar no ano seguinte. Foi um jogo estranho. Fomos cirúrgicos e marcámos dois ou três golos em contra-ataque.

Análise ao jogo: Será um grande jogo de Liga dos Campeões. É a melhor equipa de Portugal. Não me parece normal que uma equipa seja tão organizada. Mostraram isso contra a AS Roma e em todos os jogos da Liga dos Campeões. É como é. Será duro para ambos.

Que jogadores do FC Porto levaria para Anfield Road? Só vi os jogos, não os jogadores. São uma bela equipa, mas não podem imaginar quão satisfeito estou com a minha equipa. Neste momento, não estou interessado em jogadores de outros clubes. Só nos meus rapazes.

Sérgio Conceição

Dorme mal em pensar na dúvida Alex Telles para o onze? Mal de mim se eu ainda não tivesse definido o onze de amanhã [hoje]. Mal de mim e de todos os treinadores. Amanhã vamos perceber se o Alex Telles entra ou não, mas isso é uma peça, a estratégia está toda montada. Agora, claro que durante a noite, alguém se pode sentir mal, inclusive

eu.

Penso mudar o ADN da equipa tendo em conta o resultado frente ao Liverpool da última época?Vocês (jornalistas) gostam muito de falar em vingança. Isto não se trata de vingança, mas de um jogo de futebol. Os jogos têm histórias diferentes e nós temos de perceber que um resultado momentâneo não altera a estratégia de uma equipa. Temos de olhar para o Liverpool como uma equipa fortíssima que em 16 jogos em casa só empatou dois, e foi ainda finalista da Liga dos Campeões. Os milhões que separam as duas equipas é bastante. Mas os nossos milhões vêm-se no rendimento diário. Olhem para o Militão. Foi comprado por um valor, e vendido por outra bem diferente. A vida dá-nos uma oportunidade fantástica de termos estes desafios fantásticos. E nós estamos nos quartos de final da Liga dos Campeões, estamos entre as oito melhores equipas do mundo.

Derrota com o Liverpool por 0-5 ainda o deixa aziado? Fico mais do que aziado quando perco, mas não posso dizer essa expressão aqui. Perder nos oitavos de final dessa forma, e ainda por cima em casa, custa sempre. Mas temos de olhar para o momento presente, isso é que importa.

Últimos onzes:

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Fabinho e Keita; Salah, Firmino e Mané.

FC Porto: Casillas; Corona, Militão, Pepe e Manafá; Danilo, Herrera, Otávio e Brahimi; Soares e Marega.

Últimos resultados:

Liverpool: V-V-V-V-V

FC Porto: V-E-V-V-V

Ausências

Liverpool: Chamberlain, Lallana e Gomez (lesionados); Robertson (castigado).

FC Porto: Aboubakar, Bruno Costa, Fabiano e Marius (lesionados); Herrera e Pepe (castigados); Alex Telles (dúvida por lesão).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório