Meteorologia

  • 20 ABRIL 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 15º

Edição

Benfica - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

Erros... ofensivos e um Belenenses SAD atento tramaram a águia

A vencer por 2-0, o Benfica acabou por consentir o empate. Em apenas quatro minutos, o Belenenses SAD conseguiu a reviravolta no marcador e levar um ponto da Luz.

Erros... ofensivos e um Belenenses SAD atento tramaram a águia
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/03/19 por Ruben Valente 

Desporto Análise

Foi o primeiro deslize na era de Bruno Lage no campeonato. O Benfica recebeu o Belenenses SAD esta segunda-feira e perdeu os primeiros pontos na I Liga com o técnico no comando. Depois de uma primeira parte sem golos, os encarnados até começaram a segunda parte da melhor forma. Primeiro, um golo marcado por Jonas colocou o Benfica em vantagem, depois um tento de Samaris ampliou para 2-0 o resultado favorável à equipa da casa.

Mas, a partir do minuto 68 tudo desmoronou para os pupilos de Bruno Lage. Primeiro, Diogo Viana na marcação de um livre fez o 2-1, e três minutos depois, Kikas aproveitou um erro de Rúben Dias para fixar o resultado final.

Um dérbi lisboeta que terminou com um ponto para cada lado e que deixa o Benfica a partilhar a liderança com o FC Porto. Os encarnados mantém-se no primeiro lugar, mas agora com os mesmos 60 pontos dos dragões.

Um novo símbolo, a mesma identidade

O Belenenses SAD apresentou-se no Estádio da Luz com um novo símbolo. Impedido de utilizar a Cruz de Cristo pertencente ao Clube de Futebol Os Belenenses, a equipa treinada por Jorge Silas revelou o novo símbolo frente ao Benfica, mas nada que mudasse a sua identidade de jogo.

Igual a si mesmo, o Belenenses SAD entrou compacto a defender, sem estender a passadeira às águias. Sempre com a mira na baliza de Odysseas, os azuis tentavam aventurar-se no ataque sempre que o Benfica deixava. E que estratégia Silas utilizou para contrariar o poderio da formação da casa? Foi o próprio treinador a contar que mudou por três vezes o sistema de jogo durante o encontro. Ciente do jogo interior do adversário, o técnico do Belenenses SAD quis sempre que a sua equipa aproveitasse da melhor forma as próprias dinâmicas.

É verdade que os golos resultam de deslizes da formação encarnada, mas é também verdade que se tem de dar mérito a este Beleneneses SAD, que travou um Benfica que ainda não tinha perdido pontos no campeonato na era Bruno Lage.

Erros… ofensivos, segundo Lage

Odysseas falhou ao confiar na trajetória da bola no golo de Diogo Viana e Rúben Dias errou no passe que isolou Kikas no 2-2. Dois erros que segundo Bruno Lage aconteceram ofensivamente.

No primeiro, o técnico do Benfica terá em mente um lance mal defendido numa zona ofensiva, que resulta na falta de Rúben Dias sobre Kikas. Nesse livre nasceu então o golo de Diogo Viana. Quanto ao segundo tento sofrido, Bruno Lage deverá ter-se referido ao erro ofensivo, devido ao espaço dado a Zacarya. O lateral correu vários metros com bola, sem qualquer oposição, tendo espaço e tempo para acertar a desmarcação de Kikas, que depois acabou por roubar a bola a Rúben Dias.

Florentino, um autêntico salva-vidas no meio-campo

Apesar do resultado menos positivo, na visão do Benfica, há que destacar a exibição de Florentino Luís. O jovem médio de 19 anos encheu o meio-campo defensivo com várias recuperações de bola e ações defensivas, que o destacam dos demais companheiros.

Se aos 15 minutos de jogo, Florentino já tinha três ações defensivas e quatro recuperações de bola, aos 60 minutos do encontro, o médio, que neste jogo fez dupla com Samaris, já tinha 15 ações defensivas. Se compararmos com os restantes colegas, todos os outros jogadores do Benfica, no mesmo minuto, tinham juntos 22 ações.

Números são números e não nos dizem tudo, até porque o futebol não é uma ciência matemática. No entanto, este é um indicador da importância e do equilíbrio que Florentino fornece à equipa encarnada sempre que é chamado ao onze titular.

Benficavs.Belenenses SAD
57%Posse de bola43%
26Remates7
7Cantos1
12Faltas15
0/0Cartões amarelos/vermelhos5/0

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório