Meteorologia

  • 19 MARçO 2019
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 12º

Edição

FC Porto - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

Conceição imparável? A matemática de um técnico à beira da história

O atual técnico dos dragões somou apenas 11 derrotas em 91 encontros, sendo que no próximo jogo vai igualar Vítor Pereira, no que diz respeito a número de jogos realizados.

Conceição imparável? A matemática de um técnico à beira da história
Notícias ao Minuto

08:14 - 20/02/19 por Ricardo Santos Fernandes 

Desporto Análise

Chegou ao FC Porto no verão de 2017, proveniente do Nantes, para suceder a Nuno Espírtio Santo, e nem dois anos passaram para Sérgio Conceição ganhar a sua primeira 'estrela Michelin' no museu azul e branco.

O treinador dos dragões impediu o inédito penta do Benfica, devolvendo um título que já fugia ao FC Porto há quatro anos. No panorama internacional conseguiu qualificar o emblema da Invicta para os oitavos de final da Liga dos Campeões nas duas épocas em que já treina no Olival, um registo que dá para comparar com o de poucos treinadores portistas no séc XXI.

Os números que apaixonam e deixam Villas-Boas em sentido

É certo e sabido que o treinador do FC Porto detesta perder, até no mais inocente dos jogos de preparação e, para felicidade dos adeptos que se deslocam ao anfiteatro azul e branco, a palavra derrota não entra muitas vezes no dicionário de Sérgio Conceição. Aliás, nos 91 jogos realizados, o técnico de 44 anos somou 68 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, tendo alcançado uma média pontual por jogo de 2,37.

Uma média que supera nomes míticos que passaram pelo banco técnico do FC Porto: desde Sir Bobby Robson, passando por Artur Jorge, José Maria Pedroto a José Mourinho. E Sérgio Conceição apenas não ostenta a melhor média deste século, porque um senhor, de seu nome André Villas-Boas, foi capaz de somar uma média de 2,62 pontos em 58 jogos, época essa em que conquistou o triplete (Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal) e não somou qualquer desaire no campeonato.

No próximo encontro, diante do Tondela, para a 23.ª jornada do Campeonato nacional, Conceição vai igualar Vítor Pereira no que diz respeito à contabilidade de jogos oficiais com o FC Porto (92)... mas ainda longe de destronar o homem que ocupou o banco mais tempo neste século? O quadro abaixo elucida-o.

Treinador Número de jogosMédia de pontos alcançados
Sérgio Conceição912,37
Nuno Espírito Santo682,19
José Peseiro221,7
Julen Lopetegui782,24
Paulo Fonseca371,95
Vítor Pereira922,26
André Villas-Boas582,62
Jesualdo Ferreira1812,17
Co Adriaanse402,10
José Couceiro171,71
Víctor Fernández281,71
José Mourinho682,19

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório