Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Conceição imparável? A matemática de um técnico à beira da história

O atual técnico dos dragões somou apenas 11 derrotas em 91 encontros, sendo que no próximo jogo vai igualar Vítor Pereira, no que diz respeito a número de jogos realizados.

Conceição imparável? A matemática de um técnico à beira da história
Notícias ao Minuto

08:14 - 20/02/19 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Chegou ao FC Porto no verão de 2017, proveniente do Nantes, para suceder a Nuno Espírtio Santo, e nem dois anos passaram para Sérgio Conceição ganhar a sua primeira 'estrela Michelin' no museu azul e branco.

O treinador dos dragões impediu o inédito penta do Benfica, devolvendo um título que já fugia ao FC Porto há quatro anos. No panorama internacional conseguiu qualificar o emblema da Invicta para os oitavos de final da Liga dos Campeões nas duas épocas em que já treina no Olival, um registo que dá para comparar com o de poucos treinadores portistas no séc XXI.

Os números que apaixonam e deixam Villas-Boas em sentido

É certo e sabido que o treinador do FC Porto detesta perder, até no mais inocente dos jogos de preparação e, para felicidade dos adeptos que se deslocam ao anfiteatro azul e branco, a palavra derrota não entra muitas vezes no dicionário de Sérgio Conceição. Aliás, nos 91 jogos realizados, o técnico de 44 anos somou 68 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, tendo alcançado uma média pontual por jogo de 2,37.

Uma média que supera nomes míticos que passaram pelo banco técnico do FC Porto: desde Sir Bobby Robson, passando por Artur Jorge, José Maria Pedroto a José Mourinho. E Sérgio Conceição apenas não ostenta a melhor média deste século, porque um senhor, de seu nome André Villas-Boas, foi capaz de somar uma média de 2,62 pontos em 58 jogos, época essa em que conquistou o triplete (Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal) e não somou qualquer desaire no campeonato.

No próximo encontro, diante do Tondela, para a 23.ª jornada do Campeonato nacional, Conceição vai igualar Vítor Pereira no que diz respeito à contabilidade de jogos oficiais com o FC Porto (92)... mas ainda longe de destronar o homem que ocupou o banco mais tempo neste século? O quadro abaixo elucida-o.

Treinador  Número de jogos Média de pontos alcançados
Sérgio Conceição 91 2,37
Nuno Espírito Santo 68 2,19
José Peseiro 22 1,7
Julen Lopetegui 78 2,24
Paulo Fonseca 37 1,95
Vítor Pereira 92 2,26
André Villas-Boas 58 2,62
Jesualdo Ferreira 181 2,17
Co Adriaanse 40 2,10
José Couceiro 17 1,71
Víctor Fernández 28 1,71
José Mourinho 68 2,19

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório