Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pesadelo lisboeta do Sp. Braga ressuscita noites de gala de 'Leão kaiser'

Sporting aplicou 'chapa 3' aos arsenalistas num jogo que podia definir muito da temporada leonina. Verde e brancos voltam a entrar na perseguição ao terceiro lugar, ficando a quatro pontos do Sporting de Braga, com o FC Porto a manter-se à distância de nove pontos.

Pesadelo lisboeta do Sp. Braga ressuscita noites de gala de 'Leão kaiser'
Notícias ao Minuto

08:03 - 18/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Crónica

Abel Ferreira, técnico do Sporting de Braga, acordou (certamente) esta segunda-feira sob o signo de um pesadelo lisboeta. Depois de em dezembro ter saído do estádio da Luz vergado por um pesado 6-2, este domingo, saiu de Alvalade acossado por um 3-0, frente a um rival que precisava de vitórias como de pão para a boca.

Surpreendido por algumas alterações táticas introduzidas por Marcel Keizer, Abel pareceu durante os 90 minutos algo perdido no banco de suplentes, só conseguindo acertar o passo tático no segundo tempo da partida, já com o resultado muito desnivelado.

Por outro lado, o Sporting, mas sobretudo o seu treinador, recuperou uma linha de vida, isto num momento em que o distanciamento entre adeptos e equipa parecia ser novamente um perigo no horizonte - claques estiveram praticamente silenciosas durante os primeiros 45 minutos. 

Mas vamos ao filme do jogo e aos protagonistas

Keizer mexeu... Bruno surpreendeu

Depois de ingressar em Alvalade para substituir o comando técnico de José Peseiro, Marcel Keizer entusiasmou as bancadas com o futebol que pôs a sua equipa a jogar.

Soltos de amarras táticas, os jogadores leoninos, nas primeiras partidas sob a orientação do holandês, pareciam sequiosos por 'martelar' a baliza adversária. A chama vinha a perder-se, e as comparações com um 'leão kaiser' (imperador) foram-se esbatendo, muito por inoperância da equipa técnica na altura de montar as equipas.

Ontem, reencontrando um adversário que já conhecia, o holandês voltou a dar mostras de sabedoria tática, recuperando um leão que parecia moribundo, até atendendo ao seu ciclo recente de resultados complicados.

Com Borja ao lado dos centrais no momento atacante, com Gudelj solto à frente da defesa, libertando Wendel para ser pêndulo e Bruno Fernandes para ser maestro, os verde e brancos voltaram a encantar na entrada em campo.

Pressionando alto, dando pouco espaço na defesa, chegando rápido pelas alas e surpreendendo pela mobilidade do tridente atacante formado pelo 'capitão', Diaby e Bas Dost, os leões iam marcando caminho para o golo.

Golo que chegou à passagem do minuto 34, quando Bruno Fernandes, surpreendendo tudo e todos, de ângulo complicadíssimo, de livre, descaído para a direita, fez mais uma das suas obras de arte.

Com o jogo desbloqueado, os leões mantiveram o resultado na margem mínima até ao intervalo, entrando no segundo tempo confiantes e preparados para surpresas.

Abel tentou responder, mas o leão tornou-se confiante e mostrou-se imperador

Ciente da necessidade de mexer na equipa, Abel Ferreira entrou no segundo tempo a mexer. Tirou Esgaio, que tinha sido inoperante no corredor direito, fazendo entrar Wilson Eduardo, obrigando Acuña a dar cobertura ao eixo esquerdo.

Contudo, crente de que era possível igualar a partida, o Braga abdicou um pouco de fazer o jogo de linhas baixas e contra-ataques rápidos - antídoto de Keizer tinha sido baixar Borja para o eixo, prendendo junto aos centrais - indo para cima do seu adversário, mas sem sucesso.

O leão, aproveitando a velocidade das suas unidades atacantes, foi testando os caminhos para a baliza, até que, Diaby, rompeu pela defesa adversária, ao minuto 50, obrigando a defesa bracarense a cometer falta. Chamado a converter uma grande penalidade assinalada por Jorge Sousa - que esteve em bom plano no encontro - Bas Dost fez o que mais gosta... o golo. 

Com 2-0 no marcador, os arsenalistas foram puxando das armas que tinha em campo. Porém, o primeiro remate enquadrado com a figura de Renan, em todo o jogo, chegaria apenas ao minuto 64, quatro minutos antes da sentença final.

Depois de uma desatenção defensiva, Bruno Fernandes recebeu um lançamento na linha lateral, desenvencilhou-se de um adversário e deixou o pão na boca do gigante holandês Bas Dost, que carimbou um bis e o vigésimo golo da temporada... antes de ser substituído no minuto seguinte.

Até ao final do jogo, Keizer mexeu as peças que podia para poupar forças para a deslocação ao reduto final, mantendo o jogo como queria, longe da sua baliza e com o Braga em sentido por causa dos perigosos contra-golpes leoninos.

Sporting vs Sp. Braga
10 Remates 5
50% Posse  50%
21 Faltas cometidas 18
5 Cantos 2
5 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos  0
3 Resultado final 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório