Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Taça da Liga? "Não fizemos tudo bem, se não ganhávamos o troféu"

FC Porto recebe amanhã o Belenenses SAD em partida a contar para a 19.ª jornada da I Liga.

Taça da Liga? "Não fizemos tudo bem, se não ganhávamos o troféu"

Sérgio Conceição fez esta terça-feira a antevisão da partida frente ao Belenenses, partida a contar para a I Liga, mas onde o técnico portista foi forçado a falar da polémica na final da Taça da Liga.

Não fugindo a qualquer questão, o treinador dos azuis e brancos falou ainda sobre a adaptação de Militão ao lado direito da defesa e do mercado de inverno... sem dar a entender se estão para chegar ou sair mais jogadores.

Confira o essencial da conferência de imprensa.

Óliver fez penálti - abatido?: Não gosto dessas coisas. O Óliver estava focado na bola. Foi isso que lhe disse. É um erro que qualquer é um pode cometer. Não tinha de vir a público justificar o que não dava para justificar. Eu também me pergunto o que podia ter feito melhor e vou à procura disso e como posso ser mais forte. Não foi o Óliver que perdeu a Taça da Liga.

Militão do lado direito da defesa - Corona no lado direito dá mais impacto ofensivo: Sabe que tivemos de utilizar dois jogadores portugueses que nos condicionou a escolha da formação inicial. Não é que o André Pereira não tenha qualidade, mas podia ter mais opções neste setor. Olhando para o jogo em si (contra Benfica e Sporting) tivemos de pôr tudo na balança. O que o Militão dá à direita.... pode fazer mais, principalmente em termos ofensivos. No FC Porto os laterais têm de ser mais ofensivos que defensivos. Vamos avaliar. Vamos ver... depende do jogo, depende do momento. 

Mercado (chegadas e saída de Sérgio Oliveira): Mercado fica à porta do Olival. O que é falado e discutido é internamente. Se tiver de sair alguém vão ver. Se tiver de chegar alguém também vão ver.

Riqueza tática dos jogos com o Sporting (Jesus-Keizer): Acho que é uma pergunta interessante, mas cada treinador tem a sua forma de ver o futebol. Para o treinador do Sporting, chegando de uma realidade diferente, inicialmente pensou que a forma como via o futebol serviria aqui. Mas não é assim... este é um campeonato difícil, mesmo as equipas que são ditas mais fracas estão muito melhores. Keizer mudou algumas coisas que inicialmente tinha preparado e pensado num momento inicial. Quando fomos a Alvalade apanhámos um Sporting diferente de todos os outros com que já tínhamos jogado. Nesta final, já foi um bocadinho diferente. Na segunda parte conseguimos ter oito remates para um do Sporting. Foi uma diferença grande. No fim, o jogo acabou empatado. Não foi taticamente superior ao meu colega porque nunca lhe consegui ganhar em dois jogos. Jesus, contudo, é um treinador que cria muitas dificuldades aos seus adversários. 

Belenenses - das melhores defesas: Estamos precavidos para tudo, cabe-nos desembrulhar esse embrulho e ir em busca dos três pontos.

"Custa perder assim" (declarações após a final perdida). Como se prepara o balneário: Não fizemos tudo bem, se não ganhávamos a Taça. Empatámos o jogo. Podíamos ter feito uma primeira parte diferente. A segunda parte foi diferente. Não criámos muitas situações de perigo, mas estivemos sempre por cima. Numa situação de desespero, uma bola acabou por dar um penálti do nada. Animicamente a equipa sente, mas ficar nesse momento mau não serve, não nos dá nada. O pensamento depois desse jogo foi preparar o próximo frente ao Belenenses, que é uma excelente equipa.

Taça da Liga - abandono do relvado (insultos) e agressão de adjunto a adepto: A opinião que tenho sobre esses comentários é a mesma de sempre. Pegam sempre em situações negativas, que transformam em casos incríveis e únicos do futebol português. Isso vende. É o futebol que nós. A Taça da Liga, na minha opinião, é uma competição que cada vez está melhor. Parabéns a Proença e à Liga. Cada vez mais os clubes querem ganhar esta prova. Há coisas a melhorar. É inconcebível que uma equipa que perdeu o jogo como perdeu... se não houve insultos e falta de fair-play do Sporting, se o árbitro não condicionou por uma postura defensiva... acho que houve um excelente trabalho do VAR, esteve muito bem no lance do penálti (para o Sporting). Pena é que este árbitro, no passado, não tenha visto uma penálti na Vila das Aves contra nós. Ainda bem que melhorou. E o VAR é positivo para o futebol. Dizer que a arbitragem foi positiva, não foi. O jogo foi constantemente interrompido. 

Entrega das medalhas: É mau para a equipa que perde subir uma escadaria enorme onde estão os adeptos adversários. Os palavrões até eu os digo, por aí não vejo. O insulto gratuito e cuspidelas já não fazem parte do futebol. Todo o staff 'levou com isso'. Ou havia uma zona neutra para irmos receber as medalhas com alguma tranquilidade, ou as medalhas eram entregues no relvado. Isto provocou, até pela forma como perdemos, um sentimento... não íamos esperar enquanto nos atiravam isqueiros, etc. Se é bonito? Não é! Se o ato é reprovável do meu adjunto? Claro que é. Assumimos essa responsabilidade. Quando são coisas positivas toda a gente assume os louros, quando é ao contrário também. Vamos tratar esse assunto internamente. (...) Se tenho mau perder? Claro que sim, o FC Porto contratou-me para isso. Não me contratou para estar com um sorriso quando perco. Estranho era se ficasse contente ao perder. Tenho mau perder, muito mau perder, assumo isso. 

Resposta a nova derrota: Temos de estar preparados para todos os cenários. Para estarmos tranquilos e de que há muito trabalho a fazer, e nestes momentos menos positivos exatamente da mesma forma. Há coisa a melhorar e coisas a preparar dentro da mesma exigência e rigor. Não oscilamos consoante os media, os resultados ou dificuldades que encontramos. Por isso, estamos completamente tranquilos.

Regresso ao Dragão, cinco jogos depois: Acho que a vitória é importante para toda a gente que trabalha nesta casa. O Belenenses, na Liga, fora de casa, só perdeu uma vez contra o Sporting. Tem principios muito interessantes e vai ser um desafio para nós. São três pontos que queremos conquistar numa caminha que é o objetivo mais importante da época.

Antevisão: Depois de ter perdido a Taça da Liga, para o Sporting, nas grandes penalidades, o FC Porto regressa ao ativo frente ao Belenenses.

Sérgio Conceição, a partir das 12h30, fará a antevisão do encontro dos azuis e brancos frente ao Belenenses SAD, partida que está agendada para esta quarta-feira às 21h15.

Siga aqui, em direto, a conferência de imprensa do treinador dos azuis e brancos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório