Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Match-point em Guimarães: A fé de Castro contra os feelings de Bruno Lage

Vitória SC e Benfica defrontam-se, esta terça-feira, em Guimarães, para os quartos de final da Taça de Portugal.

Match-point em Guimarães: A fé de Castro contra os feelings de Bruno Lage
Notícias ao Minuto

08:28 - 15/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça de Portugal

A cidade de Berço vai batizar a estreia de Bruno Lage como técnico principal do Benfica, após o anúncio oficial realizado, esta segunda-feira, por Luís Filipe Vieira.

Os triunfos diante de Rio Ave e Santa Clara, para as últimas duas jornadas da Liga portuguesa, foram aperitivos de bom sabor para o presidente dos encarnados, que acredita que Lage tem condições para continuar a servir bons ‘pratos’, agora sem a pressão de poder ser substituído a qualquer momento.

Se o triunfo nos Açores recolocou o Benfica na segunda posição do campeonato, a cinco pontos do FC Porto, o duelo em Guimarães trata-se de um dos mais importantes ‘match-points’ para Bruno Lage, já que a derrota atira os encarnados para fora da prova rainha do futebol português.

Esta terça-feira, pelas 20h45, realiza-se o primeiro de dois ‘rounds’ entre Vitória SC e Benfica, já que sexta-feira a procissão repete-se, dessa feita para o campeonato. No que diz respeito à partida de hoje, falamos do 168.º confronto entre ambos, do qual resultaram anteriormente 117 vitórias para o Benfica, 25 triunfos para os vimaranenses e outros tantos empates.

Até chegar a esta fase da competição o Vitória SC eliminou o Valenciano [7-0], o União da Madeira [2-0] e o Boavista [1-0], já o Benfica deixou pelo caminho o Sertanense [3-0], o Arouca [2-1] e o Montalegre [1-0].

Treinadores em discurso direto

Luís Castro

Pensamento positivo: Estamos muito moralizados pelo que fizemos no último jogo [com o Moreirense] e em conseguir de novo o quinto lugar [na I Liga]. Isso motivou-nos muito. Como está o Benfica com as vitórias ou não, não sei. Só o Bruno [Lage] o pode dizer. A minha equipa está muito animada com o jogo e quer muito que ele chegue, para o tentarmos ultrapassar com sucesso.

Força máxima: Num jogo a eliminar, favorito não é uma palavra que goste muito de aplicar. Nestes jogos, temos de nos atirar ao jogo com toda a nossa determinação, com todas as nossas forças.

Enfrentar o Benfica em três dias: A partida da Taça de Portugal vai ter impacto mental e físico no jogo do campeonato, mas a equipa está concentrada apenas no jogo de terça-feira [hoje].

Bruno Lage

Interação com os jogadores: A mensagem é ‘tarefa’, perceber as nossas dinâmicas. O nosso trabalho tem sido preparar o 4x4x2 a atacar e a defender, e preparar os jogos. Os jogadores não têm dito nada, mas eu sinto no olhar deles. São os tais feelings, às vezes são táticos, às vezes são emocionais. Quando o presidente me apresentou aos jogadores, disse que olhei para eles e senti no olhar deles que iria ser o líder.

Quanto tempo se imagina no Benfica: Jogo a jogo, treino a treino. É a minha mentalidade. Não há outra maneira de estar nesta profissão. Não adianta falar de quanto tempo fico. Sei o tal currículo que querem que o treinador do Benfica tenha, o tal estatuto… Vivem de resultados. Vejam o que aconteceu ao treinador do Leicester City, que foi campeão. Na segunda época, saiu. O treinador do Real Madrid, fez dois ou três meses e saiu. Não interessa. Independentemente do currículo e do estatuto do treinador, o que interessa é o dia a dia. É assim que se conquista.

Sente-se protegido no Benfica: Já tive que ser mais apoiado, quando estava de muletas. Agora, vou fazer este caminho de forma natural. O mister Rui Vitória teve esse sentimento… Cheguei agora, o que mais me preocupa é o foco na tarefa e sentir-me confortável. Se tiver esse conforto e os jogadores estiverem bem nas posições, estou mais apoiado. É isso que me preocupa.

Últimos cinco resultados

Vitória SC: V-D-D-V-V

Benfica: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Vitória SC: Jesus; Soares, Pedrão, Osório, Sacko; Wakaso, Rodrigues, Davidson, Toze e John; Guedes.

Benfica: Vlachodimos; Grimaldo, Jardel, Ruben Dias, André Almeida; Fejsa, Pizzi, Gabriel e Zivkovic; João Felix e Seferovic.

Ausências

Vitória SC: André André e Gonçalo Guedes (lesionados); Tozé (castigado) Benfica: Ebuehi, Rafa e Jonas (todos lesionados).

Benfica: Ebuehi, Rafa e Jonas (todos lesionados)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório