Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Os benfiquistas só têm a ganhar com a chegada de Bruno Lage"

Antigo médio do Benfica cruzou-se com o agora técnico interino da equipa principal. Carvalhas deixa também elogios a Rui Vitória.

"Os benfiquistas só têm a ganhar com a chegada de Bruno Lage"
Notícias ao Minuto

18:55 - 04/01/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto André Carvalhas

Bruno Lage assumiu o comando técnico interino da equipa principal do Benfica, depois de os encarnados terem anunciado a saída de Rui Vitória. O técnico de 42 anos estava ao serviço da equipa B das águias, que se encontra em quarto lugar na II Liga, e vai orientar a formação principal já na receção ao Rio Ave, jogo agendado para domingo.

Bruno Lage orientou vários escalões de formação no Seixal e foi treinador de diversos jogadores que entretanto deram o salto para o escalão sénior. André Carvalhas é um desses casos. O médio do Cova da Piedade acredita que a escolha de Bruno Lage é certeira por parte da administração encarnada liderada por Luís Filipe Vieira.

"Tem uma qualidade inegável como treinador. A competência dele é fantástica. É um treinador muito metódico e muito perfeccionista no trabalho. Acho que os benfiquistas só têm a ganhar com a ida dele para o plantel principal. Possivelmente ficará até ao final da época, mas eu acho que ele tem capacidade para ser treinador da equipa principal por muitos anos", começou por dizer André Carvalhas, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"Apesar de ter 42 anos, é um treinador que já é experiente. As passagens por Inglaterra, como adjunto do Carlos Carvalhal no Swansea, deram-lhe a experiência que lhe permite ter qualidade de assumir um plantel do Benfica numa altura complicada. Eu acho que ele pode fazer com que os jogadores consigam dar a volta por cima. Agora é preciso entender uma coisa. É preciso tempo para ele impor as suas ideias e colocar a equipa à sua imagem. Não é de um dia para o outro que isso acontecesse", explicou, antes de enumerar as qualidades de Bruno Lage. 

"É um líder nato, é um excelente condutor de homens e tem uma ligação fantástica com os jogadores. Faz a gestão de um plantel como ninguém. Além disso, tem uma metodologia de trabalho excecional. Quem o acompanha sabe perfeitamente o trabalho que ele fez na equipa B e os resultados devem-se muito à qualidade dele como treinador. Os jogadores também ajudam, mas tendo um treinador como ele toda a gente sai valorizada. Acho que está preparado para assumir o Benfica. A experiência que ganhou lá fora e o trabalho realizado na equipa B, permite-me dizer que está preparadíssimo para abraçar este desafio difícil. Ele tem capacidade para isto", sublinhou. 

Sobre a forma como o plantel do Benfica reagirá a mudança na equipa técnica, Carvalhas acredita que, por vezes, as equipas precisam de um "abanão". 

"Acima de tudo, acho que os jogadores vão ter de acreditar no trabalho do míster Bruno Lage. Se isso acontecer, eu acho que os adeptos do Benfica vão todos poder ver uma maior qualidade de jogo e melhores resultados. Agora, os jogadores também têm um papel importante. Como já disse, os treinadores são despedidos e são eles os sacrificados para que haja um abanão na equipa. Às vezes, uma voz diferente muda a equipa. Só por ser uma voz diferente. Acho que isso vai acontecer no Benfica", frisou. 

Notícias ao MinutoAndré Carvalhas nas camadas jovens do Benfica. Aqui, num dérbi contra o Sporting.© Facebook

O lado humano que une Vitória e Lage

André Carvalhas também já foi orientado por Rui Vitória, o agora antigo técnico do Benfica. Na temporada 2009/2010, o médio português de 29 anos foi utilizado em 27 jogos ao serviço do Fátima. Carvalhas recorda essa época demonstrando um especial apreço por Rui Vitória. 

"O Rui Vitória é um excelente treinador e fez um belíssimo trabalho à frente do Benfica. Na maioria das vezes, os treinadores são despedidos não por culpa própria, mas porque as equipas precisam de ideias novas e de um abanão. Neste caso, acho que foi muito por aí", afirmou, antes de enumerar o que une Rui Vitória e Bruno Lage. 

"Encontra-se o lado humano nos dois. Nesse aspeto são parecidos. Tanto um como o outro, são próximos dos jogadores e são bons condutores de homens", sublinhou. 

Lesão quase debelada 

André Carvalhas iniciou a temporada com uma lesão no joelho logo no primeiro jogo. O médio português teve de ser operado e, desde então, tem estado fora das opções do Cova da Piedade. No entanto, o regresso está agora mais perto de acontecer. 

"Estou a recuperar bem. Faz quatro meses que fui operado e já comecei a fazer trabalho de campo condicionado. Agora tenho de recuperar massa muscular e penso que um mês e meio ou dois meses poderei regressar. Na melhor das hipóteses. Sim, e ao serviço do Cova da Piedade", rematou André Carvalhas. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório