Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

"Aliança suja" valeu comissão avultada a agentes de Fabianski

Documentos obtidos pelo Football Leaks revelam que o diretor desportivo do Bayer Leverkusen terá expressado interesse na aquisição do guarda-redes com o único objetivo de que um grupo de empresários beneficiasse com a sua renovação.

"Aliança suja" valeu comissão avultada a agentes de Fabianski
Notícias ao Minuto

10:41 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Football Leaks

O jornal alemão Der Spiegel revelou, esta sexta-feira, uma troca de e-mails obtida pelo Football Leaks, que denunciam aquilo a que apelida de “aliança suja” entre Jonas Boldt, diretor desportivo do Bayer Leverkusen, e a Spielerrat, empresa de agenciamento de jogadores.

A agência em causa foi fundada por Daniel Delonga, Thorsten Wirth e Hannes Winzer, velhos amigos de Boldt, e conta com uma recheada carteira de futebolistas, entre eles Lukasz Fabianski, guarda-redes polaco que, atualmente, representa o West Ham.

O episódio relatado pela publicação envolve estas quatro ‘personagens’ e remonta à “primavera de 2015”, quase um ano após Fabianski deixar o Arsenal para assinar um contrato de quatro anos com o Swansea.

O polaco estava a realizar uma época de alto nível, pelo que a agência terá aberto contacto com a direção do clube da Premier League, na tentativa de fazer com que o seu ordenado fosse aumentado, de 35 mil libras – 39,1 mil euros – por semana, para os 50 mil libras – 55,9 mil euros – semanais.

Nesse sentido, foi colocada, em cima da mesa, uma proposta de renovação até 2019, que contemplava um bónus de 760 mil libras – 850 mil euros – para a Spielerrat após a primeira época, e de mais 480 mil libras – 536,9 mil euros – por cada outra época em que o jogador permanecesse no clube.

Para convencer o Swansea a aceitar as condições, a empresa terá apresentado um e-mail enviado por Jonas Boldt, no qual o diretor desportivo do Bayer Leverkusen se terá mostrado interessado na aquisição do guarda-redes, como forma de salvaguardar a possível saída de Bernd Leno.

Uma ajuda que mereceu um agradecimento entusiasta por parte de Daniel Delonga, um dos empresários da Spielerrat: “Olá, Boldinho. Quero agradecer-te pela tua ajuda com o Fabianski. Muito, muito obrigado!”.

A verdade é que a jogada acabou mesmo por funcionar. O Swansea cedeu à pressão e aceitou renovar o contrato do polaco, o que acabou por valer uma comissão total de 1,3 milhões de libras – 1,5 milhões de euros – à empresa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório