Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Os três David's que se preparam para defrontar os 'Golias' na Taça

Vila Real, Loures e Sertanense vão medir forças com FC Porto, Sporting e Benfica, respetivamente, na 3.ª eliminatória da prova rainha. Conheça o historial dos três frente aos 'grandes'.

Os três David's que se preparam para defrontar os 'Golias' na Taça
Notícias ao Minuto

08:03 - 11/10/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Análise

A fase mais aguardada da Taça de Portugal chegou e com ela entram em cena as equipas dos escalões profissionais. A possibilidade de um frente a frente com os chamados 'grandes' enche de esperança as equipas mais modestas do país, na ânsia de fazer a famosa festa da Taça. Nesta terceira eliminatória a sorte calhou a dois emblemas do Campeonato de Portugal (CPP) e um dos Distritais.

É precisamente em Vila Real que a festa faz maior 'eco'. No 3.º lugar do campeonato em Trás-os-Montes, os comandados de Patrick Canto sonham em conquistar o chamado papel de tomba-gigantes na certeza de que, independentemente do resultado, a cidade viverá um momento único.

Depois de na última temporada se ter deslocado ao interior para defrontar o Oleiros, o Sporting fará agora uma viagem mais curta, até Loures, para medir forças com a equipa que afastou a formação liderada por Natan Costa na anterior eliminatória.

Curiosamente, coube ao Benfica a 'missão' de servir de convidado de gala na zona do Pinhal. Na Sertã, as águias são esperadas por uma equipa da mesma série (C) do Loures no CPP e que sabe bem o que é defrontar um 'grande'.

Sertanense é experiente nestas andanças

Dentro deste lote de três equipas a quem saiu uma espécie de 'euro-milhões' da Taça de Portugal, há uma equipa já habituada a estes palcos. Nos últimos anos, o Sertanense defrontou por três ocasiões o FC Porto - duas em casa e uma no Dragão -, curiosamente, em três épocas consecutivas. 

Em 2007/08, a sorte ditou a primeira receção do conjunto da Sertã aos dragões, nos oitavos-de-final. Tarik Sektioui, Kazmierczak e Ernesto Farías, por duas vezes, construíram o triunfo (4-0) azul e branco, pelos mesmos números com que, na temporada seguinte, a equipa Jesualdo Ferreira viria a garantir novo passaporte, desta vez na 3.ª eliminatória, diante da equipa beirã. Ironia do destino, Farías voltou a bisar, Tarik Sektioui também marcou e Diego Paulista viria a fechar o marcador com um auto-golo. E como não há duas sem três, em 2008/09, só o palco mudou. O FC Porto voltou a vencer por 4-0, mas desta feita no Dragão, com um bis de Hulk e outro de... Ernesto Farías. 

Dez anos depois, o Sertanense volta às bocas do mundo com a receção ao Benfica. Ainda não há certeza de que o jogo se realize mesmo no Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, mas o presidente Paulo Farinha já garantiu ao Desporto ao Minuto que o clube "tudo fará para que a festa seja feita na Sertã". Para já, a turma de João Manuel Pinto, antigo jogador de águias e dragões, ocupa o 8.º lugar da Serie C do CPP, com 12 pontos, menos sete do que o líder Sintrense.

Notícias ao MinutoSertanense bateu o V. Sernache na última eliminatória, com um triunfo por 3-1.© Facebook Sertanense

Loures reencontra o leão quase 37 anos depois

Por seu lado, o Sporting joga praticamente em casa. A distância para Loures é curta, mas a festa promete ser em alta escala na  sub-região da Grande Lisboa. Trata-se, de resto, de um reencontro entre duas equipas que não se defrontam há quase 37 anos.

A única vez foi a 21 de novembro de 1981, em Alvalade, nos antigos 1/64 de final da Taça de Portugal. Os leões foram mais fortes e venceram por 3-0, com dois golos de António Oliveira e um de Mário Jorge. Neste momento, os comandados de André David ocupam o 12.º lugar da Serie C do CPP, com sete pontos, a três da zona de descida.

Notícias ao MinutoLoures afastou o Oleiros na última eliminatória, ao vencer, em casa, por 1-0.© Facebook Grupo Sportivo de Loures

Vila Real recorda velhos tempos

Apesar de ainda faltar cerca de uma semana e meia para o encontro, em Trás-os-Montes já só se fala do FC Porto. O 3.º lugar na distrital de Vila Real confere ao clube uma humildade própria dos escalões inferiores, mas não inviabiliza o sonho. Olhando para a história, este será o sétimo jogo entre as duas equipas. Para trás estão dois no antigo Campeonato de Portugal, em 1925/26 e 1926/27, onde os dragões 'cilindraram', com dois triunfos 'gordos', por 10-0 e 13-1, e outros quatro na Taça de Portugal.

Em 1958/59, quando as eliminatórias ainda se discutiam a duas mãos, transmontanos e azuis e brancos mediram forças nos oitavos-de-final e o poderio portista levou a mais duas vitórias (0-1 e 6-1). Mais tarde, em 1990/91, nos 16 avos de final, apenas a um jogo, o FC Porto voltou a levar a melhor, na condição de visitante, por 1-0. Por fim, o historial entre os dois clubes conheceu o último capítulo em 1991/92, na 4.ª eliminatória, com nova vitória dos atuais campeões nacionais, por 4-0. 

Mais recentemente, na temporada 2001/02, o Vila Real voltou a defrontar um 'grande'. Nos quartos-de-final da prova rainha, o Sporting venceu por 4-0 e deitou por terra o sonho transmontano. Agora, 17 anos depois, os comandados de Patrick Canto têm nova oportunidade para, quem sabe, derrotar o dragão e assumir o tal papel de tomba-gigantes. 

Notícias ao MinutoVila Real levou a melhor sobre a AD Sanjoanense na última eliminatória, ao vencer no desempate por grandes penalidades (5-4), após um empate 2-2.© Facebook Sport Clube Vila Real

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório