Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Veja as nossas sugestões para este fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto. A entrada é gratuita em todos os eventos.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:34 - 15/12/17 por Pedro Bastos Reis

Cultura Agenda Cultural

O Natal está cada vez mais próximo e, portanto, não é de estranhar que o fim de semana que agora chega fique marcado pelas várias feiras de Natal. 

Tanto em Lisboa como no Porto, não faltam sugestões para fazer as suas compras de Natal. Das feiras do livro em Lisboa às mercados de Natal no Porto, o difícil será escolher. 

Na música, também não faltam opções. Os lisboetas terão um concerto único de Jorge Palma à porta dos Armazéns do Chiado, enquanto o Porto terá vários concertos solidários. 

Como não poderia deixar de ser, o fim de semana será ainda marcado por apresentações de livros e álbuns de música, exposições e mostras de cinema. 

Conheça, em baixo, as sugestões culturais gratuitas que temos para si.

Grande Lisboa 

Jorge Palma - Porta dos Armazéns do Chiado

Jorge Palma dá um concerto aberto à cidade de Lisboa, esta sexta-feira, na porta principal dos Armazéns do Chiado. O evento serve para assinalar a edição de ‘Só ao vivo’, espetáculo gravado em 2016 e que foi agora editado em CD e DVD. No final do concerto, que começa às 18h, Jorge Palma fará uma sessão de autógrafos no fórum da FNAC do Chiado.

Mostra de Criadores Africanos e Afrodescendentes

Também na sexta-feira começa a Djass Arte – Mostra de Criadores Africanos e Afrodescendentes. O evento, promovido pela Djass, prolonga-se durante todo o fim-de-semana e decorre no Mercado de Culturas, em Arroios.

As atividades do evento são diversas, indo desde exposições de artes plásticas e visuais, venda de livros, artesanato, vestuário e acessórios ou mostra de cinema afrodescendente. O programa completo pode ser consultado aqui

Feiras de Natal - Livros

Como é habitual na época natalícia, as editoras e livrarias aproveitam a ocasião para promover campanhas com promoções exclusivas. Sábado e domingo, das 10h às 19h, a BAOBÁ livraria terá descontos até 40%. No sábado, é a vez da Antígona, d’O Homem do Saco e da Orfeu Negro animarem uma feira do livro, com música, petiscos e vinho à mistura. Já a Tinta-da-China, no mesmo dia, abre as suas portas às 11h para promoções irresistíveis.

Exposição 12X12 

No sábado, uma ótima sugestão é o encontro/exposição de pintura, desenho e gravura 12x12. Dezenas de artistas partilham as suas experiências e confrontam os seus trabalhos com o público. Este evento, que começou em 2011, decorre uma vez por ano, conta este ano com o apoio da junta de freguesia de São Vicente. A partir das 15h na Galeria Arte Graça.

(Quase) Toda uma vida - Anabela Mota Ribeiro e Eunice Muñoz

No domingo, a jornalista Anabela Mota Ribeira conversa com a atriz Eunice Munõz. A conversa (Quase) Toda uma vida realiza-se no Centro Cultural de Belém, a partir das 17h, é a carreira da atriz será o ponto de partida para uma tarde sobre a história do mundo do espetáculo e da cultura.

Festival Play na Penha de França

Dirigido às famílias, no sábado realiza-se o Festival Play na Penha de França. O evento aberto à comunidade começa às 10h30 e os principais destinatários são as crianças até aos 9 anos. Vai haver sessões de cinema dedicadas aos mais pequenos, bem como atividades em família.

Grande Porto

Lançamento do livro de Eduardo Sá - FNAC 

Eduardo Sá, psicólogo clínico, psicanalista e professor, apresenta o seu novo livro ‘Quem Nunca Morreu de Amor’, editado pela Lua de Papel. O evento decorre na FNAC do Norteshopping, a partir das 22h.

Mercados de Natal

Durante o fim de semana, a invicta é ‘invadida’ por mercados de natal. O difícil será escolher, mas opções não falta. Sábado e domingo realiza-se o X-Market at District, durante todo o dia, junto ao elétrico da Batalha. No sábado há também dois mercados que não vai querer perder: o Mercado ComPaixão, organizado pelo PAN para promover a alimentação vegetariana e produtos não testados em animais. No mesmo dia, há ainda a sétima feira de artes diversas nos Maus Hábitos, na Rua Passos Manuel, com uma série de artistas convidados, da fotografia à cerâmica, da pintura ao vestuário de autor.

D.A.M.A - FNAC do Norteshopping

Se é fã dos D.A.M.A, não pode perder a oportunidade de se encontrar com a banda na FNAC do Northeshopping, no sábado, a partir das 19h. A banda que este ano lançou o disco ‘Lado a Lado’ vai apresentar o seu mais recente trabalho. Depois, há sessão de autógrafos.

Fado em Ti - Concerto solidário

Continuamos pela música. No âmbito da realização da Feiro do Livro Solidária, realiza-se o concerto solidário Fado em Ti, no Domingo, no Shopping Center Brasília, com a presença dos fadistas Alda Branca, Alzira Afonso, Maria Adélia Moreira, Paulo Cangalhas e Rogério Lourenço. O concerto começa às 16h e não deixe de espreitar a feira do livro no mesmo local. Todas as verbas revertem para a instituição Crescerser.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório