Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Filme moçambicano premiado em Marrocos

O filme 'Comboio de Sal e Açúcar', do cineasta moçambicano Licínio Azevedo, recebeu no sábado dois prémios no Festival de Cinema Africano de Khourigba, Marrocos, anunciou a organização.

Filme moçambicano premiado em Marrocos
Notícias ao Minuto

14:26 - 18/09/17 por Lusa

Cultura Cinema

A ficção de Azevedo ganhou nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Guião.

Dos 14 filmes que competiram, o 'Comboio de Sal e Açúcar' foi o único distinguido com dois prémios no festival, que decorreu durante pouco mais de uma semana naquele país do norte de África.

O primeiro prémio foi atribuído ao filme 'Um dia pelas mulheres (Un jour pour les femmes'), da realizadora egípcia Kamla Abu Zekri.

O 'Comboio de Sal e Açúcar" é o último filme de ficção moçambicano, lançado quatro anos depois da última produção do género, "Virgem Margarida", também dirigido por Lucínio Azevedo.

O novo filme resulta de uma adaptação do livro com o mesmo nome, escrito há 15 anos por Lucínio Azevedo e que narra a história de uma enfermeira que se apaixona por um militar durante uma viagem de comboio que, em plena guerra civil moçambicana, procura chegar ao seu destino sob iminente perigo de confrontos militares.

A película de Azevedo junta atores de Moçambique, Angola e Brasil.

Nos próximos dias, o filme começará a ser exibido em Portugal e na Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório